Máxima: ºC
Mínima: ºC

Navegando: Indisponível

São Bento do Una sempre foi uma cidade preocupada com a cultura, antes mesmo de sua emancipação política as manifestações artísticas já eram importantes na cidade, principalmente com a fundação da Banda Santa Cecília, idealizada pela família Siqueira, em 1856, uma das mais antigas bandas em atividade no Brasil.


Banda Santa Cecíla

Em 1915, Padre Luna fundou o Teatro sãobentese, com sede à antiga Rua Cleto Campelo, hoje General Siqueira, dando um enorme impulso ao desenvolvimento artístico na cidade, no início eram encenadas peças de grandes autores brasileiros e estrangeiros, mas logo, o próprio povo começou a escrever suas peças, Getúlio Valença, Virgílio Paiva e José Manso foram, entre muitos, importantes autores e atores do teatro sãobentese. Na década de 30 Getúlio Valença fundou um clube social, o antigo União Sport Clube, até hoje existente.


União Sport Clube - baile inaugural

No carnaval de 1927, foi organizado por João José Zeferino, conhecido por João Coquinho, o primeiro grupo de Cambindas sãobentese, inspirado no grupo de Cambindas da cidade de Pesqueira. Infelizmente com mais alguns anos o grupo dissolveu-se. Sendo reconstituído, em 1974, durante os preparativos da participação de São Bento no Campeonato das Cidades, por Tunu (filha de João Coquinho) que reiniciou os ensaios e depois de muitas aprensentações ela passou o camando para uma de suas sobrinhas, Gildete. Atualmente as apresentações não são feitas na carnaval e sim em festas cívicas e folclóricas.


©2003-2017 - Portal São Bento do Una