Com o título de "Injustiça imperdoável", Dirceu Valença de Oliveira, nosso ex-prefeito municipal, escreveu na "Tribuna do Povo" de nº 6, editada em nossa cidade em 1984, que o Dr. Manoel Cândido Carneiro da Silva, promotor de Justiça do Estado, quando nomeado prefeito de São Bento, a primeira coisa que fez foi mandar confeccionar placas de uma rua que batizara com o nome do primeiro deputado por São Bento, Dr. João Valença cujo nome completo era João de Oliveira Valença Júnior, falecido repentinamente em agosto de 1912, nas dependências do Palácio do Campo das Princcesas, antes de ser recebido em visita de cortesia pelo governador de Pernambuco, general Emídio Dantas Barreto.
Cumpre-nos lembrar que o Dr. João Valença Júnior, na ocasião, era prefeito de Quipapá e para se despedir do irmão, o Dr. Joaquim Valença, residente em São Bento, venceu a cavalo a distância de 14 léguas em seis horas de vertiginosa viagem até Quipapá, chegando a tempo de contemplar pela última vez a imagem do irmão.
Tempos depois, informado de que Eutrópio de Azevedo, que havia falecido recentemente, fora um comerciante que não conseguira enriquecer, por ajudar os amigos nas dificuldades e ser compadre de quase todo mundo, em São Bento, Manoel Cândido mandou abrir um letreiro no grupo escolar que existiu no local onde hoje é a agência do Banco do Brasil, com o nome de "Eutrópio Guilherme de Azevedo".
Nesse mesmo artigo, Dirceu Oliveira tece considerações sobre a figura de Ludgero Simões de Morais, mais conhecido como Guirra, por sua nobre contribuição ao desenvolvimento urbano e embelezamento da cidade, ao ceder, sem ônus para a nossa Municipalidade, parte de sua propriedade urbana, para que fosse possível o prolongamento das Avenidas Manoel Cândido e Manoel Borba, esta última hoje denominada Osvaldo Maciel.
Vale ressaltar que o prefeito de São Bento era o próprio Dirceu de Oliveira. Em razão desses fatos, Dirceu pediu Justiça para Eutrópio Guilherme de Azevedo e Ludgero Simões de Morais (Guirra) pelos seus feitos em prol da nossa gente e da nossa cidade.
E eu, humilde escrevinhador, com a devida vênia, peço justiça para engenheiro-prático, Dirceu Valença de Oliveira, natural de Palmares, pelos excelentes serviços prestados ao município de São Bento do Una, seja como prefeito, secretário da prefeitura ou servidor municipal.