Parcialmente nublado

Máxima: 35 ºC
Mínima: 21 ºC

Navegando: Indisponível

Coluna 76: Uma breve visita à nossa querida São Bento do Una
Publicada dia 07 de Abril de 2007

Uma breve visita à nossa querida São Bento do Una

Entre os dias 20 e 28 de março de 2007, estivemos em São Bento com o propósito específico de promover um levantamento de natureza genealógica, envolvendo elementos pertencentes à família "Almeida Calado", uma das precursoras do povoamento do município. Para tanto, ficamos praticamente adstritos aos registros paroquiais, em tempo integral, não nos sobrando tempo para visitarmos as autoridades municipais. Na Secretaria da Paróquia, tivemos a oportunidade de ver e consultar velhos livros de batizados, de casamentos e de óbitos que contam um pouco a história dos pioneiros que povoaram nossa querida cidade. Assim, aproveitamos o feliz ensejo para agradecer ao pároco, Padre José Bento de França e aos dedicados servidores da Matriz e, em especial ao jovem e eficiente secretário, João Paulo, pelo apoio, presteza e boa vontade em nos atender.

A paróquia do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos tem seus primeiros assentos a partir do longínqüo ano de 1853 e, de certo modo, ficamos surpresos ao nos depararmos com o assento de um parente às folhas 9, verso, do Livro de Batizados n° 1. Lá, está registrado o batismo de Manoel, de 10 dias de idade, realizado em 10/01/1854, sendo filho legítimo de Jacinto Ferreira Calado e de Maria de Almeida Calado, provavelmente primos entre si. Os padrinhos também eram parentes próximos: Francisco Jacinto de Almeida Calado e Josefa de Almeida Calado. Sempre tivemos a curiosidade de saber em que ano os nossos antepassados fincaram suas raízes no então denominado “Lugar de São Bento”. Para nos aprofundarmos em termos de data inicial do estabelecimento desses portugueses, em terras são-bentenses, tencionamos em outra oportunidade visitar a Diocese de Garanhuns para termos uma idéia de quando chegaram a Pernambuco.

Isto é apenas para provar que nossa família, originária do velho Portugal, perfilhou a terra são-bentense há muito mais de 150 anos. São Bento é nosso berço e disse muito nos orgulhamos. Lá, nasceram todos os filhos do lusitano Antônio Francisco de Almeida Calado e de Maria Cordulina de Almeida, a saber: Francisco, Maria, Jacinto, João, Gabriel e Luiz de Almeida Calado, todos também conhecidos pela alcunha “Cadete”, cujos motivos desconhecemos, embora saibamos que os filhos de Jacinto de Almeida Calado, e ele próprio, tiveram a alcunha Cadete adotada como nome de família. No entanto, a maioria dos "Almeida Calado" não adotou oficialmente o nome “Cadete”, embora como tal eram conhecidos. Em Portugal, através de pesquisas pela Rede Mundial de Computadores, tivemos a oportunidade de descobrir que a família "Almeida Calado" continua com seu sobrenome uno e indivisível, destacando-se entre eles figuras como o escritor Adelino de Almeida Calado e o servidor da Universidade de Aveiro, Orlando Manuel B. de Almeida Calado.

No decorrer do nosso levantamento em São Bento, deparamo-nos, por diversas vezes, com eventos envolvendo uma família “Cadete da Silva”, como batizados e casamentos, mas não podemos assegurar que esses “Cadete” tenham alguma coisa a ver com os “Almeida Calado”. Estes, via de regra, em batizados e casamentos, chamavam os próprios parentes para servirem de padrinhos.

Feita esta introdução, nas horas vagas da pesquisa, aproveitamos para percorrer a pé as principais ruas da cidades e fotografar os vários aspectos da vida quotidiana, entre eles algumas pessoas e a próspera feira do sábado, 24 de março de 2007.Temos, então, um quase completo registro fotográfico da urbe são-bentense, porém não tivemos tempo de fotografar a chamada “rua Nova” e o bairro do Iraque por absoluta falta de tempo. No entanto, em próxima visita, tentaremos documentar os novos bairros da cidade, ainda carentes de saneamento básico e, portanto, sujeitos à cólera e outras doenças, como aconteceu no final de 2004 e início de 2005.

Passados mais de dois anos da nova administração municipal, não vimos uma cidade bem cuidada. Os jardins da Praça Adalberto Paiva até que estão em razoável estado de conservação. De modo geral, a cidade ressente-se de uma arborização frondosa que proporcione conforto aos moradores em razão do calor dos dias de sol. Ainda remanescentes de administrações anteriores, em alguns locais existem árvores simplesmente decorativas, isto é, sem aquela função básica de nos fornecer sombra.

Muitas calçadas estão em mal estado de conservação. Em frente das antigas e tradicionais residências dos ex-prefeitos Osvaldo Maciel e Zé Cadete há uma buraqueira enorme. Ficamos tristes ao fotografar a frente da casa de Zé Cadete em completa decadência e a casa que foi de Osvaldo Maciel transformada em uma escola de formação de motoristas, com enormes letreiros sobre um amarelo de duvidoso gosto. O prédio conhecido como Cadeia Velha que tem sua lateral voltada para a Praça dos 18 do Forte de Copacabana hoje tem o seu térreo ocupado por bilhares e sinucas. Não vejo a hora de alguém chegar e derrubar a velha construção para erigir um desses prédios do tipo “caixão”, sem graça, como vemos pelas ruas da cidade. Agora, justiça seja feita, a casa que pertenceu a Guirra Morais está em bom estado de conservação graças ao empenho de suas filhas.

Vimos e fotografamos a velha casa de porta e duas janelas que por anos a fio serviu de agência do Correio, onde em tempos passados nossa cidade se comunicava com a capital através do telégrafo. A casa pode não ter nenhuma beleza arquitetônica, contudo deveria ser restaurada e preservada como prédio público histórico e com finalidade cultural. Também, observamos que o sobrado que fica ao lado da torre da Igreja-Matriz também sofre a ação do tempo. Hoje, o prédio voltou a ser a sede da Banda Musical Santa Cecília. Igualmente, esperamos que seja restaurado e que não venha abaixo, como abaixo foi a romântica Prefeitura e Forum dos nossos tempos de criança. Igualmente, vimos e fotografamos descaracterização do tradicional União Sport Club, agremiação da qual nosso pai, Luiz de Almeida Calado (1882-1968) e tantos outros criadores são-bentenses foram sócios remidos e cuja inauguração, segundo consta, se deu pelos idos de 1937.

O prédio da antiga Cooperativa, na Rua João Pessoa, sofre a ação do tempo. Pareceu-nos, aparentemente, sem nenhuma utilidade a não ser servir de mural para propaganda eleitoral. E por falar em propaganda eleitoral, muitos muros, pela cidade inteira, ainda estão emporcalhados com propaganda eleitoral das eleições de 2004 e 2006. Uma brincadeira em desrespeito as leis de propaganda eleitoral. Visitamos aquilo já foi o açude do “Doutor” e vimos canos de esgoto a lançar porcarias no leito do riacho que vai dar no rio Una, quando o correto seria em fossas próprias. Na antiga “Barragem”, observamos uma vacaria próxima ao leito do rio. Na nossa meninice, havia, no local, um poço onde os meninos se divertiam quando havia enchente. Hoje, o leito do rio está completamente degradado. Vimos, em outra oportunidade, o açude Velho em completo estado de degradação, com uma olaria bem próxima, para a nossa tristeza e o desencanto de Leone Valença que gostava de se banhar no poço da Negra.

Andando um pouco mais, no caminho de Lajedo, chegamos ao restaurante Pedágio e a seguir à obra da Escola Estadual Nova São Bento do Una. Pelo que nos informaram, esta unidade vai receber os alunos da Escola Lenita Cintra. Só ficaremos com pena dos alunos que moram no centro da cidade e adjacências e que não disponham de condução, uma vez que terão de enfrentar uma enorme e acentuada ladeira pela Rua João Pessoa afora, com o sol ardente do meio-dia. Esperamos que eles não cheguem às salas de aula famintos a ponto de não se concentrarem nos ensinamentos. No antigo prado de São Bento, há um excelente e plano terreno que poderia ter sido desapropriado a bem do interesse público para servir de sede à nova escola estadual. Ora, disseram-nos que o proprietário do terreno não o vende de jeito nenhum. Então, para um caso desta natureza prevalece o interesse público e a desapropriação seria a solução.

Através de amigos, havíamos tomado conhecimento de que o centro da cidade estava com o calçamento completamente coberto de asfalto. Realmente, apenas uma parte recebeu uma camada asfalto, porém o serviço não ficou de primeira ordem. Como a superfície ficou clara, é bem provável que pouco asfalto tenha sido utilizado na liga. Em Garanhuns, o serviço foi de primeira e todas as ondulações do calçamento antigo foram resolvidas. O asfaltamento de parte de São Bento não ficou bom além de ter ficado incompleto. Na parte que não recebeu a solução asfáltica, o calçamento está com ondulações que dificultam o pedestre. Os canteiros centrais das Avenidas Osvaldo Maciel e Manuel Cândido não apresentam tratamento paisagístico. Como, talvez, não plantem grama em razão da sua difícil manutenção, seria de bom alvitre que esses canteiros fossem cimentados para maior conforto dos pedestres e dos feirantes.

Fotografamos a feira do dia 24 de março de 2007 e vimos que ela precisa de um melhor ordenamento. As barracas deveriam ser dispostas em linha reta, deixando passagem para o público. Do jeito que estão dispostas, mais parecem um mercado persa da antiguidade. Em todas as cidades mais orgnizadas do Brasil, as barracas são uniformizadas para um melhor ordenamento e estética. Desarmada a feira, vimos e fotografamos, depois, num terreno baldio próximo ao cemitério um monte de velhas, enegrecidas e surradas barracas dos feirantes ao relento.

Na cidade, tomamos conhecimento de que, nas escolas municipais, será implantada a cadeira de “História de São Bento do Una” que tratará dos aspectos históricos e econômicos do município. Trata-se de excelente iniciativa que poderá ser estendida às escolas estaduais, mediante entendimento. Aproveitando o ensejo, sugerimos aos edis são-bentenses que elaborem e votem uma lei que venha a proteger as nossas poucas edificações históricas e que casos como a demolição da antiga prefeitura e a descaracterização do União Sport Club não mais venham a acontecer. Assim, ficariam sob a proteção municipal, entre outros, os sobrados da antiga Casa Osvaldo Maciel, da Cadeia Velha e o que fica ao lado da torre da Igreja-Matriz. Casas como as de dona Emília Siqueira, de Osvaldo Maciel, Zé Cadete, Guirra, bem como a Padaria Sertaneja ficariam a salvo da demolição, como ocorreu com a histórica casa de Zé Manso que veio abaixo para abrir uma rua sem grande importância. Nela, várias autoridades do governo de Pernambuco se hospedaram, destacando-se a figura de Agamenon Magalhães, uma das figuras políticas de maior brilho nos anos 1930 e 1940. A “Vila Mariá” de seu Nô Paiva também foi descaracterizada.

De maneira geral, a cidade mantém bom aspecto, mas precisa cuidar melhor das calçadas esburacadas, do calçamento desnivelado e dotar as ruas, praças e avenidas de árvores que realmente dêem sombra e amenize o calor. Também, deveria a municipalidade envidar esforços com vistas a dotar as ruas da cidade de placas indicativas dos nomes dos logradouros. As poucas que existem estão em péssimo estado como a placa indicativa da Rua José Cadete e a da Rua Duque de Caxias, na Barriguda. Alguém nos disse que várias ruas tinham suas placas fixadas em postes nas esquinas, porém foram destruídas pelos vândalos moderninhos. Para evitar esse inconveniente, as placas devem ser fixadas na parede das edificações de esquina. A Prefeitura pode até abrir licitação para que as placas tenham patrocinadores, evitando-se, assim, gastos por parte do tesouro municioal.

São Bento é uma cidade pequena e aconchegante, contudo precisa que suas ruas centrais tenham um melhor tratamento para satisfação de todos que a visitam e de seus habitantes. E essas providências não custam tanto. É preciso que o administrador municipal ande a pé pelas ruas da cidade, com lápis e caderno na mão, anotando os problemas e irregularidades para depois cobrar a quem de direito, como fazia o saudoso prefeito Manuel Cândido de quem sempre ouvimos dos mais velhos as melhores referências.

É isso aí.





E-mail:

orlandocalado@yahoo.com.br


Pau Amarelo PE 07 de abril de 2007

Orlando Calado é bacharel em direito.


Colunas anteriores:

Coluna 246 - 16/07/2017 - História de São Bento do Una, Pernambuco, Brazil
Coluna 245 - 10/05/2017 - Pleito de gratidão a Dirceu e Ludgero
Coluna 244 - 14/04/2017 - Historia Municipal - A morte do mesário eleitoral
Coluna 243 - 13/02/2017 - Treze anos sem Sebastião Soares Cintra
Coluna 242 - 27/01/2017 - Injustiça imperdoável
Coluna 241 - 22/01/2017 - Sem memória não há História
Coluna 240 - 18/12/2016 - Felipe Manso, o prefeito que não foi
Coluna 239 - 05/12/2016 - Osvaldo Maciel, um grande Homem
Coluna 238 - 30/11/2016 - O Açude do Doutor Olavo
Coluna 237 - 24/11/2016 - São Bento, vida política e administrativa em 1930
Coluna 236 - 20/06/2016 - Cadê as coisas que deixei?
Coluna 235 - 14/06/2016 - O Sindicato Pastoril de S. Bento, um avanço para a época
Coluna 234 - 07/06/2016 - Esmeraldino Bandeira, um esquecido na nossa História
Coluna 233 - 05/06/2016 - Tributo ao prefeito Manoel Cândido, de São Bento
Coluna 232 - 29/05/2016 - Agamenon Magalhães e São Bento do Una
Coluna 231 - 11/09/2015 - As meretrizes da São Bento dos velhos tempos
Coluna 230 - 30/04/2015 - Por que nossa data magna municipal é o 30 de abril?
Coluna 229 - 06/02/2015 - Rodolfo Paiva, um são-bentense honorário
Coluna 228 - 03/01/2015 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (6)
Coluna 227 - 02/01/2015 - Monsenhor José de Anchieta Callou
Coluna 226 - 27/12/2014 - Padre Joaquim Alfredo, um mártir
Coluna 225 - 19/09/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (5)
Coluna 224 - 29/07/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (4)
Coluna 223 - 15/07/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (3)
Coluna 222 - 23/06/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (2)
Coluna 221 - 05/06/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (1)
Coluna 220 - 15/05/2014 - Uma pena: Clávio de Melo Valença nos deixou
Coluna 219 - 13/05/2014 - O que foi feito de nossas coisas antigas? Cadê?
Coluna 218 - 12/05/2014 - Zé Bico e Beni, dois são-bentenses notáveis
Coluna 217 - 09/04/2014 - Cícero Romão Batista, o santo do Nordeste do Brasil
Coluna 216 - 17/10/2013 - É hora de o político abrir os olhos
Coluna 215 - 02/10/2013 - A elite reacionária de ontem, de hoje e de sempre
Coluna 214 - 06/09/2013 - Custa caro um deputado federal pernambucano
Coluna 213 - 18/07/2013 - É duro ser um brasileiro comum, pagador de impostos
Coluna 212 - 14/07/2013 - Considerações várias sobre uma pequena cidade
Coluna 211 - 29/06/2013 - Lêucio Mota, estadista são-bentense do Una
Coluna 210 - 27/06/2013 - Nobre é a missão do professor
Coluna 209 - 21/06/2013 - Este País parece que não tem jeito mesmo
Coluna 208 - 16/06/2013 - Apolônio Sales, estadista brasileiro, o homem que tirou o Nordeste das trevas
Coluna 207 - 06/06/2013 - Registro histórico da posse de Gilvan Lemos na APL
Coluna 206 - 14/05/2013 - A grande seca de 2013
Coluna 205 - 06/05/2013 - Quebra de sigilo bancário
Coluna 204 - 30/04/2013 - Datas notáveis de São Bento do Una, edição revista e ampliada
Coluna 203 - 26/04/2013 - E as bombas da maratona de Boston?
Coluna 202 - 16/01/2012 - Enaltecendo São Bento e a Festa dos Santos Reis
Coluna 201 - 30/04/2011 - São Bento do Una: 151 anos de governo próprio
Coluna 200 - 05/04/2011 - Padre João Rodrigues, o semeador de templos
Coluna 199 - 15/10/2010 - O espírito pioneiro são-bentense do Una (1)
Coluna 198 - 22/07/2010 - Jackson do Pandeiro, o ritmista virtuoso
Coluna 197 - 13/04/2010 - Datas notáveis de S. Bento do Una desde os primórdios ao centenário de sua emancipação política em 1960
Coluna 196 - 28/02/2010 - Legado à posteridade
Coluna 195 - 22/01/2010 - Considerações finais a respeito do Governo Provisório da República de 1889
Coluna 194 - 30/12/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (37) (Fim da Série)
Coluna 193 - 20/12/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (36)
Coluna 192 - 09/12/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (35)
Coluna 191 - 02/12/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (34)
Coluna 190 - 25/11/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (33)
Coluna 189 - 18/11/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (32)
Coluna 188 - 11/11/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (31)
Coluna 187 - 04/11/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (30)
Coluna 186 - 27/10/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (29)
Coluna 185 - 21/10/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (28)
Coluna 184 - 14/10/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (27)
Coluna 183 - 07/10/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (26)
Coluna 182 - 30/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (25)
Coluna 181 - 23/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (24)
Coluna 180 - 16/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (23)
Coluna 179 - 09/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (22)
Coluna 178 - 02/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (21)
Coluna 177 - 26/08/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (20)
Coluna 176 - 19/08/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (19)
Coluna 175 - 12/08/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (18)
Coluna 174 - 05/08/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (17)
Coluna 173 - 29/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (16)
Coluna 172 - 22/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (15)
Coluna 171 - 16/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (14)
Coluna 170 - 08/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (13)
Coluna 169 - 01/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (12)
Coluna 168 - 25/06/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (11)
Coluna 167 - 17/06/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (10)
Coluna 166 - 09/06/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (9)
Coluna 165 - 27/05/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (8)
Coluna 164 - 17/05/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (7)
Coluna 163 - 29/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (6)
Coluna 162 - 22/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (5)
Coluna 161 - 15/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (4)
Coluna 160 - 08/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (3)
Coluna 159 - 01/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (2)
Coluna 158 - 21/03/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (1)
Coluna 157 - 25/02/2009 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (14) (final da série)
Coluna 156 - 22/11/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (13)
Coluna 155 - 08/11/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (12)
Coluna 154 - 25/10/2008 - S.Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (11)
Coluna 153 - 18/10/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (10)
Coluna 152 - 11/10/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (9)
Coluna 151 - 27/09/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (8)
Coluna 150 - 20/09/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (7)
Coluna 149 - 13/09/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (6)
Coluna 148 - 06/09/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (5)
Coluna 147 - 30/08/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (4)
Coluna 146 - 24/08/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (3)
Coluna 145 - 16/08/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (2)
Coluna 144 - 09/08/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (1)
Coluna 143 - 02/08/2008 - O presídio de Fernando de Noronha e seu regime jurídico no final do Império (3/3)
Coluna 142 - 19/07/2008 - O presídio de Fernando de Noronha e seu regime jurídico no final do Império (2/3)
Coluna 141 - 12/07/2008 - O presídio de Fernando de Noronha e seu regime jurídico no final do Império (1/3)
Coluna 140 - 05/07/2008 - As comarcas de Pernambuco, do Sertão e do Rio de S. Francisco e a separação da última da província de Pernambuco
Coluna 139 - 28/06/2008 - A extraordinária figura de Dom João VI, primeiro e único rei do Brasil
Coluna 138 - 21/06/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (25) - O trabalho servil e as suas conseqüências danosas que fazem do Brasil um país de povo pobre
Coluna 137 - 14/06/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (24) - A abolição da escravatura no Ceará, a povoação de Boa Viagem do Recife entre outros assuntos
Coluna 136 - 07/06/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (23) - A crise no abastecimento de água no Recife. Relatório do governo: as chuvas diminuem a bandidagem
Coluna 135 - 31/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (22) - O projeto de lei de Joaquim Nabuco abolindo a escravidão e a chamada Lei Saraiva que restringiu o voto
Coluna 134 - 24/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (21) - Ainda os efeitos da grande seca na Vila de S. Bento; o Ginásio Pernambucano em 1879
Coluna 133 - 17/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (20) - Os efeitos da grande seca em São Bento
Coluna 132 - 10/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (19) - A corrupçao na vida pública; o espírito empreendedor do barão de Mauá
Coluna 131 - 03/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (18) - A terrível seca dos três sete
Coluna 130 - 26/04/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (17) - A inauguração do palacete da rua da Aurora enquanto a febre amarela grassa em Pernambuco
Coluna 129 - 19/04/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (16) - A revolução nas comunicações e o desfecho da Questão Religiosa
Coluna 128 - 12/04/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (15) - Dom Vital e a Questão Religiosa
Coluna 127 - 05/04/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (14) - A Lei do Ventre Livre
Coluna 126 - 29/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (13) - A Guerra do Paraguai
Coluna 125 - 22/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (12) - A Guerra do Paraguai
Coluna 124 - 15/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (11)
Coluna 123 - 08/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (10)
Coluna 122 - 01/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (9)
Coluna 121 - 23/02/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (8)
Coluna 120 - 16/02/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (7)
Coluna 119 - 09/02/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (6)
Coluna 118 - 02/02/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (5)
Coluna 117 - 26/01/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (4)
Coluna 116 - 19/01/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (3)
Coluna 115 - 11/01/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (2) O Diario de Pernambuco na História do Brasil
Coluna 114 - 29/12/2007 - Pingos de história do Império Brasileiro (1) - A chegada ao Brasil da família imperial portuguesa
Coluna 113 - 22/12/2007 - A Bíblia, um livro de inúmeras histórias
Coluna 112 - 15/12/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (34)
Coluna 111 - 08/12/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (33)
Coluna 110 - 01/12/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (32)
Coluna 109 - 24/11/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (31)
Coluna 108 - 17/11/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (30)
Coluna 107 - 10/11/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (29)
Coluna 106 - 03/11/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (28)
Coluna 105 - 27/10/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (27)
Coluna 104 - 20/10/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (26)
Coluna 103 - 13/10/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (25)
Coluna 102 - 06/10/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (24)
Coluna 101 - 29/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (23)
Coluna 100 - 23/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (22)
Coluna 99 - 15/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (21)
Coluna 98 - 08/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (20)
Coluna 97 - 01/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (19)
Coluna 96 - 25/08/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (18)
Coluna 95 - 18/08/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (17)
Coluna 94 - 11/08/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (16)
Coluna 93 - 04/08/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (15)
Coluna 92 - 28/07/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (14)
Coluna 91 - 21/07/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (13)
Coluna 90 - 14/07/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (12)
Coluna 89 - 07/07/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (11)
Coluna 88 - 30/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (10)
Coluna 87 - 23/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (9)
Coluna 86 - 16/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (8)
Coluna 85 - 09/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (7)
Coluna 84 - 02/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (6)
Coluna 83 - 26/05/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (5)
Coluna 82 - 19/05/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (4)
Coluna 81 - 12/05/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (3)
Coluna 80 - 05/05/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (2)
Coluna 79 - 28/04/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (1)
Coluna 78 - 21/04/2007 - A Guarda Nacional da Vila e Município de São Bento
Coluna 77 - 14/04/2007 - Fatos & gente são-bentenses das décadas de 1930 e 1940
Coluna 76 - 07/04/2007 - Uma breve visita à nossa querida São Bento do Una
Coluna 75 - 31/03/2007 - Planejamento familiar no Brasil: uma necessidade inadiável
Coluna 74 - 24/03/2007 - Hoje, meio século de uma tragédia são-bentense
Coluna 73 - 17/03/2007 - "Eu vi o mundo... Ele começava no Recife"
Coluna 72 - 10/03/2007 - Reminiscências de um menino de São Bento (7)
Coluna 71 - 03/03/2007 - Um fazendeiro são-bentense do século XIX
Coluna 70 - 24/02/2007 - O Rio de Janeiro será sempre o Rio de Janeiro
Coluna 69 - 17/02/2007 - Gilvan Lemos, simplesmente um escritor
Coluna 68 - 10/02/2007 - A Great Western da minha meninice: uma pequena história
Coluna 67 - 03/02/2007 - A declaração universal dos direitos humanos
Coluna 66 - 27/01/2007 - A revolta da chibata
Coluna 65 - 20/01/2007 - A revolta da vacina
Coluna 64 - 13/01/2007 - Apolônio Sales, um estadista de grande valor
Coluna 63 - 06/01/2007 - 2006: Um ano de saldo positivo apesar do pouco crescimento econômico
Coluna 62 - 30/12/2006 - A "Batalha da Borracha", um episódio esquecido da história do Brasil
Coluna 61 - 23/12/2006 - Alguns suicidas famosos (2/2)
Coluna 60 - 16/12/2006 - Alguns suicidas famosos (1/2)
Coluna 59 - 09/12/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (16)
Coluna 58 - 02/12/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (15)
Coluna 57 - 25/11/2006 - Congresso Nacional perdulário, povo paupérrimo
Coluna 56 - 18/11/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (14)
Coluna 55 - 15/11/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (13)
Coluna 54 - 14/10/2006 - Modos de falar diferentes no Brasil e em Portugal (4/4)
Coluna 53 - 07/10/2006 - Modos de falar diferentes no Brasil e em Portugal (3/4)
Coluna 52 - 30/09/2006 - Modos de falar diferentes no Brasil e em Portugal (2/4)
Coluna 51 - 23/09/2006 - Modos de falar diferentes no Brasil e em Portugal (1/4)
Coluna 50 - 16/09/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (12)
Coluna 49 - 09/09/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (11)
Coluna 48 - 02/09/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (10)
Coluna 47 - 26/08/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (9)
Coluna 46 - 08/07/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (8)
Coluna 45 - 01/07/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (7)
Coluna 44 - 24/06/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (6)
Coluna 43 - 17/06/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (5)
Coluna 42 - 10/06/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (4)
Coluna 41 - 03/06/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (3)
Coluna 40 - 27/05/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (2)
Coluna 39 - 20/05/2006 - Reminiscências de um menino de São Bento (6)
Coluna 38 - 13/05/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (1)
Coluna 37 - 06/05/2006 - Reminiscências de um menino de São Bento (5)
Coluna 36 - 29/04/2006 - Os planetas e seus satélites
Coluna 35 - 22/04/2006 - As impropriedades do quotidiano do brasileiro (2)
Coluna 34 - 15/04/2006 - As impropriedades do quotidiano do brasileiro (1)
Coluna 33 - 08/04/2006 - Nome de rua não deve ser mudado
Coluna 32 - 01/04/2006 - Brasil, nova potência petrolífera mundial!
Coluna 31 - 25/03/2006 - Reminiscências de um menino de São Bento (4)
Coluna 30 - 18/03/2006 - Biodiesel: um combustível social e ecológico
Coluna 29 - 11/03/2006 - Os livros de Sebastião Cintra
Coluna 28 - 04/03/2006 - Um sábado sangrento no Recife
Coluna 27 - 25/02/2006 - O início do resgate da nossa dívida social
Coluna 26 - 18/02/2006 - Fim da pobreza mundial até 2015
Coluna 25 - 11/02/2006 - Reminiscências de um menino de São Bento (3)
Coluna 24 - 04/02/2006 - Aspectos gerais da lei de responsabilidade fiscal
Coluna 23 - 28/01/2006 - Pernambuco começa a sair da letargia
Coluna 22 - 21/01/2006 - Perfil demográfico no mundo rico
Coluna 21 - 14/01/2006 - Brasil, potência mundial em 2020
Coluna 20 - 07/01/2006 - Os gatunos da esperança
Coluna 19 - 31/12/2005 - Josué Severino, o mestre e a Banda Santa Cecília
Coluna 18 - 24/12/2005 - Reminiscências de um menino de São Bento (2)
Coluna 17 - 17/12/2005 - Pequenas idéias para o desenvolvimento de São Bento do Una
Coluna 16 - 10/12/2005 - Do Estado pouco ou nada espero
Coluna 15 - 04/12/2005 - A América do Sul e o nazismo
Coluna 14 - 27/11/2005 - A Venezuela bolivariana de hoje
Coluna 13 - 26/11/2005 - Reminiscências de um menino de São Bento (1)
Coluna 12 - 13/11/2005 - A crise argentina
Coluna 11 - 13/11/2005 - A saga de Delmiro Gouveia
Coluna 10 - 10/11/2005 - O velho na legislação brasileira
Coluna 9 - 31/10/2005 - O projeto São Francisco
Coluna 8 - 24/10/2005 - Correio eletrônico, maravilha do nosso tempo
Coluna 7 - 13/10/2005 - Um século sem presidente paulista
Coluna 6 - 09/10/2005 - O Grande Pronome 'Lhe' Morreu!
Coluna 5 - 29/09/2005 - Brasil 2005 - Uma Economia Mais Forte
Coluna 4 - 22/09/2005 - As Vestais da Moralidade Pública
Coluna 3 - 15/09/2005 - Mordomia & Nepotismo
Coluna 2 - 07/09/2005 - Tratamento de Excelência
Coluna 1 - 07/08/2005 - Hiroshima - uma covardia inominável


©2003-2017 - Portal São Bento do Una