Nublado a parcialmente nublado

Máxima: 33 ºC
Mínima: 18 ºC

Navegando: Indisponível

Coluna 248: História de São Bento do Una, Pernambuco, Brazil (Parte 2)
Publicada dia 29 de Janeiro de 2018

História de São Bento do Una, Pernambuco, Brazil (Parte 2)

CRONOLOGIA DE SÃO BENTO DO UNA, PERNAMBUCO, BRAZIL (Parte 2)
1ª Edição Direitos Reservados
© 2017

A Parte 2 abrange os anos de 1931 até nosso dias




A RIQUEZA DE UM POVO

"A maior riqueza cultural de um povo é a sua História. Mas, o que dizer de um povo que não dá valor à sua própria história, a sua gente e ao que ela tem de maior que é o que esse povo produz e faz? Um povo que não preserva a sua história, ao contrário depreda o que tem e não valoriza seu passado é um povo sem identidade".

DATAS NOTÁVEIS

Datas notáveis e algumas não tão notáveis datas do município de São Bento do Una desde seus primórdios até a atualidade. Este singelo trabalho engloba fatos históricos do Brasil e de Pernambuco que tiveram relação direta com a nossa vida política e administrativa. E está aberto a novas inserções.

DADOS SOBRE O AUTOR

Orlando de Almeida Calado, filho de Luiz Cadete de Almeida Calado e de Olindina Correia Paes da Rocha, natural de São Bento do Una, Estado de Pernambuco, tendo nascido em 06 de dezembro de 1939 na casa hoje demolida na Praça Marechal Deodoro, atual Praça Cônego João Rodrigues de Melo, 87. Bacharel em Ciências Contábeis, pela Faculdade Morais Júnior (1977), mantida pelo Instituto Brasileiro de Contabilidade, da cidade do Rio de Janeiro e bacharel em Ciências Jurídicas (1989) pela Faculdade de Direito da Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro. Colabora no Portal de São Bento do Una com mais de 245 trabalhos publicados que podem ser lidos em www.portalsbu.com.br


CRONOLOGIA


1910 - Em 10 de julho, Luiz Salustiano dos Santos assume como prefeito municipal.

1911- Publicado o demonstrativo de despesa e receita de S. Bento referente ao período de 01.01.1910 a 15.11.1910. O documento é assinado por Odilon Cordeiro de Farias, tesoureiro interino; João de Oliveira Cintra, prefeito e Francisco Dias da Costa, secretário.

1911- Publicado o demonstrativo de despesa e receita de S. Bento referente ao primeiro trimestre deste ano (1911). O documento é assinado por Francisco Dias da Costa, secretário; Antônio Cintra Valença, tesoureiro; Luiz Salustiano dos Santos, prefeito. Pelo Conselho Municipal, assinam: João de Oliveira Cintra, presidente; Manoel Tavares de Lira, Antônio Carlos de Queiroz Barros, Wenceslau de Carvalho Cavalcanti e Joaquim Manso da Silva Sobrinho. (DP de 03.08.1911).

1911 – Fundação do Sindicato Pastoril com vistas ao aperfeiçoamento da pecuária leiteira e ao emprego de rações para o aumento da produção e compra de propriedade para a instalação de uma “Fazenda Modelo”. Domingos Ferreira de Morais é eleito seu primeiro presidente.

1913 - Em 28 de novembro, Domingos Ferreira de Morais assume como prefeito municipal.

1916 - O cirurgião-dentista Moacir Cordeiro Fonseca de Medeiros foi comissionado comandante do Tiro de Guerra 44 (na época denominado “Sociedade de Tiro 44”), de S. Bento, no posto de 1º tenente. (DP de 08.11.1981).

1916 - Em 15 de novembro, Rodolfo Monteiro de Paiva assume como prefeito municipal, tendo como subprefeito Francisco de Almeida Calado (seu Chiquinho Cadete).

1917 - Em 16 de julho, nasceu em S. Bento Clóvis de Azevedo Paiva, filho de Virgílio de Oliveira Paiva, que se destacaria no campo da medicina cirúrgica oftalmológica, sendo um dos pioneiros do transplante de córnea (1947) e pioneiro na cirurgia de catarata (1952) com implante de lente intraocular no Brasil.

1917 – Seção: O Diário nos Municípios – S. Bento. Correspondência de 11.08.1917 diz que “seguiu para a capital a fim de trazer munição de guerra para os exercícios de tiro, o instrutor da Sociedade Tiro 44 desta cidade”. (DP de 16.08.1917).

1918 - Seção: O Diário nos Municípios - S. Bento. Correspondência de 01.06.1918 diz que “regressou para a capital, conduzindo o armamento da Sociedade de Tiro 44,o segundo sargento do Exército, Vicente Cícero de Melo”. (DP de 04.06.1918).

1919 - Em 15 de novembro, Adalberto de Oliveira Paiva assume como prefeito municipal, tendo como subprefeito Sebastião Gonçalves de Souza.

1920 – O recenseamento do ano registrou uma população de 20.700 habitantes, sendo 11.000 em S. Bento, 4.799 em Cachoeirinha e 4.901 em Capoeiras.

1922 – Em 15 de novembro, assume José Tiburtino Pacheco assume como prefeito municipal.

1923 - Em 25 de abril, esteve em S. Bento, o governador Fernandes Lima, do vizinho Estado de Alagoas, em visita ao amigo de bancos universitários, Manoel Cirilo Wanderley, juiz de direito da Comarca. (A Província, de 26.04.1923).

1925 - O prefeito do município de S. Bento foi autorizado a contratar o serviço de iluminação elétrica, podendo despender até 60 contos de réis por ano. (DP de 04.03.1925).

1925 - Para as eleições de 12 de julho, o diretório partido que apoiava o governador Sérgio Loreto, em S. Bento, apresentou a seguinte chapa: prefeito, Joaquim Manso da Silva Sobrinho; subprefeito, Liberato Augusto de Siqueira. Para o Conselho Municipal: Cirilo Veloso da Silva, Aristides José dos Santos, Odilon Cordeiro de Farias, Olímpio Tenório de Almeida, José Joaquim de Oliveira, Wenceslau de Carvalho Cavalcanti e Luiz de Almeida Callado (meu pai). Pelo diretório assinaram o
Manifesto de 10.05.1925: Elias Cintra Valença, Liberato Augusto de Siqueira, Olavo de Souza Costa, Antônio Epaminondas de Almeida e Balbino de Cerqueira (DP de 06.06.1925).

1925 - A junta de recursos das eleições municipais resolveu negar provimento ao recurso impetrado pelo candidato derrota a prefeito, Joaquim Manso da Silva Sobrinho, Liberato Augusto de Siqueira e Olavo de Souza Costa. E declara eleito para o cargo de prefeito, Euclides da Mota Valença; para subprefeito, Pedro Soares da Rocha e para os cargos de conselheiros municipais e suplentes, na ordem em que vão colocados: Misael Correia Vilela, Manoel Inocêncio de Carvalho Cavalcanti, Luiz Gonzaga de Souza, José de Almeida Callado, José Belarmino Teixeira, Olavo de Souza Costa,
Pedro Calumby de Azevedo, Tomás Elias de Mello, Cirilo Veloso de Mello, Olímpio Tenório de Almeida, Wenceslau de Carvalho Cavalcanti, Luiz de Almeida Callado (meu pai), Juventino César Valença, Antônio Camillo Valença, Aristides José dos Santos e Odilon Cordeiro de Farias.

1925 - Inauguração do primeiro motor elétrico de fabricação inglesa, na época chamado de "usina", graças ao espírito empreendedor de João Gomes da Silva, cidadão de Belo Jardim, que também construiu o primeiro cinema mudo, cujo nome era Cine Paraíso. Foi João Gomes quem trouxe o eletricista prático, João Virães de Oliveira, de São Caetano, para administrar o motor e a casa cinematográfica. Depois, João Gomes vendeu a usina elétrica, inclusive o cinema mudo, a Eutrópio Guilherme de Azevedo. Financiada pelo tio Henrique Marques de Holanda Cavalcanti, 2º Barão de Suassuna, que nessa época tinha fazenda no município de S. Bento, dona Pânfila Cavalcanti de
Queiroz Monteiro comprou de Eutrópio Guilherme de Azevedo a usina elétrica e implantou o cinema dito falado na cidade (Cine Eldorado). Houve um incêndio na máquina de projeção e o Cine Eldorado ficou fechado por muito tempo. Mais tarde, dona Pânfila vendeu o motor elétrico ao
dentista, Dr. Severiano Jatobá, natural de Pesqueira. Por fim, o Dr. Severiano transferiu o motor para a Municipalidade são-bentense. Esse velho motor teve uma vida útil de mais de 25 anos, só em S. Bento, graças ao empenho de João Virães de Oliveira e seu fiel escudeiro Margareto que o lubrificava todas as tardes.

1925 - O empresário João Gomes da Silva, em carta de Belo Jardim, datada de 10 de julho, apresenta solene protesto contra publicação do Jornal do Comércio, do dia 08 de julho, cujo correspondente em S. Bento o acusara de ter feito um empréstimo de 100 contos de réis junto ao Barão de Suassuna para fazer a montagem da empresa. O empresário reafirmou que montou a empresa de luz, cinema e máquinas de beneficiar algodão na cidade de S. Bento e que, para tanto, não foi preciso levantar empréstimo de importância alguma a cidadão nenhum. (Jornal do Recife, de 14.07.1925).

1925 - Em data não precisa, Euclides da Mota Valença assumiu como prefeito municipal, tendo como subprefeito Pedro Soares da Rocha, filho de Joaquim Soares da Rocha.

1927 - A lei Municipal n° 97, de 29 de setembro, eleva à categoria de distrito (vila) a povoação de Retiro que mais tarde passaria a se chamar Cabanas (Anexo 1, de 14 de janeiro de 1944, do Decreto-Lei Estadual n° 952, de 31 de dezembro de 1943.

1927 - Em 31 de dezembro, Érico Guilherme de Azevedo assume como prefeito municipal.

1928 - Eleições Municipais - As chapas organizadas – S. Bento: prefeito, Érico Guilherme de Azevedo; subprefeito Manoel Inocêncio Carvalho Cavalcanti. Conselho Municipal: Tomás Elias de Melo, José Belarmino Teixeira, Antônio Camelo Lins, Liberato Augusto de Siqueira, Juventino César Valença, Gercino Amaro da Silva, Abdon da Silva Jordão, Luiz Gonzaga de Souza, Cirilo Veloso da Silva. (A Província de 26.09.1928).

1929 - Na Fazenda Maniçoba, de seu filho major Pedro Soares da Rocha, faleceu em 27 de agosto, aos 98 anos e quatro meses, o capitão Joaquim Soares da Rocha, considerado como o primeiro prefeito eleito do município de S. Bento.

1930 - Em 1º de fevereiro, Euclides da Mota Valença assume como prefeito municipal.

1930 - Em 1º de abril, Eutrópio Guilherme de Azevedo assume como prefeito municipal tendo ficado no cargo até 16 de outubro de 1930 quando foi destituído em razão do movimento revolucionário de 03 de outubro de 1930.

1930 - Em princípios de outubro, o governador Carlos de Lima Cavalcanti recebeu o seguinte telegrama, provindo de S. Bento e assinado por Antônio Camelo Lins, comissário pelo delegado de polícia: "Nomeado pelo governo decaído, achava-me sem forças no sentido de evitar que grupo de Belo Jardim tomasse em algumas horas a cadeia e o telégrafo, não se dando à deposição do prefeito provisório graças à reação do povo e à intervenção de pessoas apaziguadoras, orientadas
responsabilidades suas futuras, desocuparam os pontos referidos incidentes. Cidade em perfeita calma. Saudações". (DP de 15.10.1930).

1930 - Por ato assinado em 17 de outubro, o governador Carlos de Lima Cavalcanti nomeou Virgílio Paiva para exercer o cargo de prefeito do município de S. Bento, até que ficasse restaurada a vida constitucional do Estado e do País e enquanto bem servisse ao programa revolucionário. (DP de 18.10.1930).

1930 - Em telegrama ao governador Carlos de Lima Cavalcanti, datado de 19 de outubro, Virgílio de Azevedo Paiva comunicava que assumira o cargo de prefeito revolucionário de São Bento em obediência ao telegrama de 17 de outubro. De notar que Virgílio recebeu o cargo do seu cunhado, Eutrópio Guilherme de Azevedo.

Pau Amarelo PE 17 de dezembro de 2017

Orlando Calado é bacharel em direito.


Colunas anteriores:

Coluna 250 - 05/09/2018 - CLÁVIO DE MELO VALENÇA
Coluna 249 - 15/08/2018 - Energia da CHESF chega à nossa cidade
Coluna 248 - 29/01/2018 - História de São Bento do Una, Pernambuco, Brazil (Parte 2)
Coluna 247 - 29/01/2018 - História de São Bento do Una, Pernambuco, Brazil (Parte 3)
Coluna 246 - 16/07/2017 - História de São Bento do Una, Pernambuco, Brazil (Parte 1)
Coluna 245 - 10/05/2017 - Pleito de gratidão a Dirceu e Ludgero
Coluna 244 - 14/04/2017 - Historia Municipal - A morte do mesário eleitoral
Coluna 243 - 13/02/2017 - Treze anos sem Sebastião Soares Cintra
Coluna 242 - 27/01/2017 - Injustiça imperdoável
Coluna 241 - 22/01/2017 - Sem memória não há História
Coluna 240 - 18/12/2016 - Felipe Manso, o prefeito que não foi
Coluna 239 - 05/12/2016 - Osvaldo Maciel, um grande Homem
Coluna 238 - 30/11/2016 - O Açude do Doutor Olavo
Coluna 237 - 24/11/2016 - São Bento, vida política e administrativa em 1930
Coluna 236 - 20/06/2016 - Cadê as coisas que deixei?
Coluna 235 - 14/06/2016 - O Sindicato Pastoril de S. Bento, um avanço para a época
Coluna 234 - 07/06/2016 - Esmeraldino Bandeira, um esquecido na nossa História
Coluna 233 - 05/06/2016 - Tributo ao prefeito Manoel Cândido, de São Bento
Coluna 232 - 29/05/2016 - Agamenon Magalhães e São Bento do Una
Coluna 231 - 11/09/2015 - As meretrizes da São Bento dos velhos tempos
Coluna 230 - 30/04/2015 - Por que nossa data magna municipal é o 30 de abril?
Coluna 229 - 06/02/2015 - Rodolfo Paiva, um são-bentense honorário
Coluna 228 - 03/01/2015 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (6)
Coluna 227 - 02/01/2015 - Monsenhor José de Anchieta Callou
Coluna 226 - 27/12/2014 - Padre Joaquim Alfredo, um mártir
Coluna 225 - 19/09/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (5)
Coluna 224 - 29/07/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (4)
Coluna 223 - 15/07/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (3)
Coluna 222 - 23/06/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (2)
Coluna 221 - 05/06/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (1)
Coluna 220 - 15/05/2014 - Uma pena: Clávio de Melo Valença nos deixou
Coluna 219 - 13/05/2014 - O que foi feito de nossas coisas antigas? Cadê?
Coluna 218 - 12/05/2014 - Zé Bico e Beni, dois são-bentenses notáveis
Coluna 217 - 09/04/2014 - Cícero Romão Batista, o santo do Nordeste do Brasil
Coluna 216 - 17/10/2013 - É hora de o político abrir os olhos
Coluna 215 - 02/10/2013 - A elite reacionária de ontem, de hoje e de sempre
Coluna 214 - 06/09/2013 - Custa caro um deputado federal pernambucano
Coluna 213 - 18/07/2013 - É duro ser um brasileiro comum, pagador de impostos
Coluna 212 - 14/07/2013 - Considerações várias sobre uma pequena cidade
Coluna 211 - 29/06/2013 - Lêucio Mota, estadista são-bentense do Una
Coluna 210 - 27/06/2013 - Nobre é a missão do professor
Coluna 209 - 21/06/2013 - Este País parece que não tem jeito mesmo
Coluna 208 - 16/06/2013 - Apolônio Sales, estadista brasileiro, o homem que tirou o Nordeste das trevas
Coluna 207 - 06/06/2013 - Registro histórico da posse de Gilvan Lemos na APL
Coluna 206 - 14/05/2013 - A grande seca de 2013
Coluna 205 - 06/05/2013 - Quebra de sigilo bancário
Coluna 204 - 30/04/2013 - Datas notáveis de São Bento do Una, edição revista e ampliada
Coluna 203 - 26/04/2013 - E as bombas da maratona de Boston?
Coluna 202 - 16/01/2012 - Enaltecendo São Bento e a Festa dos Santos Reis
Coluna 201 - 30/04/2011 - São Bento do Una: 151 anos de governo próprio
Coluna 200 - 05/04/2011 - Padre João Rodrigues, o semeador de templos
Coluna 199 - 15/10/2010 - O espírito pioneiro são-bentense do Una (1)
Coluna 198 - 22/07/2010 - Jackson do Pandeiro, o ritmista virtuoso
Coluna 197 - 13/04/2010 - Datas notáveis de S. Bento do Una desde os primórdios ao centenário de sua emancipação política em 1960
Coluna 196 - 28/02/2010 - Legado à posteridade
Coluna 195 - 22/01/2010 - Considerações finais a respeito do Governo Provisório da República de 1889
Coluna 194 - 30/12/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (37) (Fim da Série)
Coluna 193 - 20/12/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (36)
Coluna 192 - 09/12/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (35)
Coluna 191 - 02/12/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (34)
Coluna 190 - 25/11/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (33)
Coluna 189 - 18/11/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (32)
Coluna 188 - 11/11/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (31)
Coluna 187 - 04/11/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (30)
Coluna 186 - 27/10/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (29)
Coluna 185 - 21/10/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (28)
Coluna 184 - 14/10/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (27)
Coluna 183 - 07/10/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (26)
Coluna 182 - 30/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (25)
Coluna 181 - 23/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (24)
Coluna 180 - 16/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (23)
Coluna 179 - 09/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (22)
Coluna 178 - 02/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (21)
Coluna 177 - 26/08/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (20)
Coluna 176 - 19/08/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (19)
Coluna 175 - 12/08/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (18)
Coluna 174 - 05/08/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (17)
Coluna 173 - 29/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (16)
Coluna 172 - 22/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (15)
Coluna 171 - 16/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (14)
Coluna 170 - 08/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (13)
Coluna 169 - 01/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (12)
Coluna 168 - 25/06/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (11)
Coluna 167 - 17/06/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (10)
Coluna 166 - 09/06/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (9)
Coluna 165 - 27/05/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (8)
Coluna 164 - 17/05/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (7)
Coluna 163 - 29/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (6)
Coluna 162 - 22/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (5)
Coluna 161 - 15/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (4)
Coluna 160 - 08/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (3)
Coluna 159 - 01/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (2)
Coluna 158 - 21/03/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (1)
Coluna 157 - 25/02/2009 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (14) (final da série)
Coluna 156 - 22/11/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (13)
Coluna 155 - 08/11/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (12)
Coluna 154 - 25/10/2008 - S.Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (11)
Coluna 153 - 18/10/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (10)
Coluna 152 - 11/10/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (9)
Coluna 151 - 27/09/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (8)
Coluna 150 - 20/09/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (7)
Coluna 149 - 13/09/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (6)
Coluna 148 - 06/09/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (5)
Coluna 147 - 30/08/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (4)
Coluna 146 - 24/08/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (3)
Coluna 145 - 16/08/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (2)
Coluna 144 - 09/08/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (1)
Coluna 143 - 02/08/2008 - O presídio de Fernando de Noronha e seu regime jurídico no final do Império (3/3)
Coluna 142 - 19/07/2008 - O presídio de Fernando de Noronha e seu regime jurídico no final do Império (2/3)
Coluna 141 - 12/07/2008 - O presídio de Fernando de Noronha e seu regime jurídico no final do Império (1/3)
Coluna 140 - 05/07/2008 - As comarcas de Pernambuco, do Sertão e do Rio de S. Francisco e a separação da última da província de Pernambuco
Coluna 139 - 28/06/2008 - A extraordinária figura de Dom João VI, primeiro e único rei do Brasil
Coluna 138 - 21/06/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (25) - O trabalho servil e as suas conseqüências danosas que fazem do Brasil um país de povo pobre
Coluna 137 - 14/06/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (24) - A abolição da escravatura no Ceará, a povoação de Boa Viagem do Recife entre outros assuntos
Coluna 136 - 07/06/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (23) - A crise no abastecimento de água no Recife. Relatório do governo: as chuvas diminuem a bandidagem
Coluna 135 - 31/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (22) - O projeto de lei de Joaquim Nabuco abolindo a escravidão e a chamada Lei Saraiva que restringiu o voto
Coluna 134 - 24/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (21) - Ainda os efeitos da grande seca na Vila de S. Bento; o Ginásio Pernambucano em 1879
Coluna 133 - 17/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (20) - Os efeitos da grande seca em São Bento
Coluna 132 - 10/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (19) - A corrupçao na vida pública; o espírito empreendedor do barão de Mauá
Coluna 131 - 03/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (18) - A terrível seca dos três sete
Coluna 130 - 26/04/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (17) - A inauguração do palacete da rua da Aurora enquanto a febre amarela grassa em Pernambuco
Coluna 129 - 19/04/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (16) - A revolução nas comunicações e o desfecho da Questão Religiosa
Coluna 128 - 12/04/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (15) - Dom Vital e a Questão Religiosa
Coluna 127 - 05/04/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (14) - A Lei do Ventre Livre
Coluna 126 - 29/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (13) - A Guerra do Paraguai
Coluna 125 - 22/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (12) - A Guerra do Paraguai
Coluna 124 - 15/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (11)
Coluna 123 - 08/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (10)
Coluna 122 - 01/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (9)
Coluna 121 - 23/02/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (8)
Coluna 120 - 16/02/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (7)
Coluna 119 - 09/02/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (6)
Coluna 118 - 02/02/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (5)
Coluna 117 - 26/01/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (4)
Coluna 116 - 19/01/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (3)
Coluna 115 - 11/01/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (2) O Diario de Pernambuco na História do Brasil
Coluna 114 - 29/12/2007 - Pingos de história do Império Brasileiro (1) - A chegada ao Brasil da família imperial portuguesa
Coluna 113 - 22/12/2007 - A Bíblia, um livro de inúmeras histórias
Coluna 112 - 15/12/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (34)
Coluna 111 - 08/12/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (33)
Coluna 110 - 01/12/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (32)
Coluna 109 - 24/11/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (31)
Coluna 108 - 17/11/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (30)
Coluna 107 - 10/11/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (29)
Coluna 106 - 03/11/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (28)
Coluna 105 - 27/10/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (27)
Coluna 104 - 20/10/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (26)
Coluna 103 - 13/10/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (25)
Coluna 102 - 06/10/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (24)
Coluna 101 - 29/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (23)
Coluna 100 - 23/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (22)
Coluna 99 - 15/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (21)
Coluna 98 - 08/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (20)
Coluna 97 - 01/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (19)
Coluna 96 - 25/08/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (18)
Coluna 95 - 18/08/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (17)
Coluna 94 - 11/08/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (16)
Coluna 93 - 04/08/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (15)
Coluna 92 - 28/07/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (14)
Coluna 91 - 21/07/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (13)
Coluna 90 - 14/07/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (12)
Coluna 89 - 07/07/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (11)
Coluna 88 - 30/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (10)
Coluna 87 - 23/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (9)
Coluna 86 - 16/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (8)
Coluna 85 - 09/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (7)
Coluna 84 - 02/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (6)
Coluna 83 - 26/05/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (5)
Coluna 82 - 19/05/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (4)
Coluna 81 - 12/05/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (3)
Coluna 80 - 05/05/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (2)
Coluna 79 - 28/04/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (1)
Coluna 78 - 21/04/2007 - A Guarda Nacional da Vila e Município de São Bento
Coluna 77 - 14/04/2007 - Fatos & gente são-bentenses das décadas de 1930 e 1940
Coluna 76 - 07/04/2007 - Uma breve visita à nossa querida São Bento do Una
Coluna 75 - 31/03/2007 - Planejamento familiar no Brasil: uma necessidade inadiável
Coluna 74 - 24/03/2007 - Hoje, meio século de uma tragédia são-bentense
Coluna 73 - 17/03/2007 - "Eu vi o mundo... Ele começava no Recife"
Coluna 72 - 10/03/2007 - Reminiscências de um menino de São Bento (7)
Coluna 71 - 03/03/2007 - Um fazendeiro são-bentense do século XIX
Coluna 70 - 24/02/2007 - O Rio de Janeiro será sempre o Rio de Janeiro
Coluna 69 - 17/02/2007 - Gilvan Lemos, simplesmente um escritor
Coluna 68 - 10/02/2007 - A Great Western da minha meninice: uma pequena história
Coluna 67 - 03/02/2007 - A declaração universal dos direitos humanos
Coluna 66 - 27/01/2007 - A revolta da chibata
Coluna 65 - 20/01/2007 - A revolta da vacina
Coluna 64 - 13/01/2007 - Apolônio Sales, um estadista de grande valor
Coluna 63 - 06/01/2007 - 2006: Um ano de saldo positivo apesar do pouco crescimento econômico
Coluna 62 - 30/12/2006 - A "Batalha da Borracha", um episódio esquecido da história do Brasil
Coluna 61 - 23/12/2006 - Alguns suicidas famosos (2/2)
Coluna 60 - 16/12/2006 - Alguns suicidas famosos (1/2)
Coluna 59 - 09/12/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (16)
Coluna 58 - 02/12/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (15)
Coluna 57 - 25/11/2006 - Congresso Nacional perdulário, povo paupérrimo
Coluna 56 - 18/11/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (14)
Coluna 55 - 15/11/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (13)
Coluna 54 - 14/10/2006 - Modos de falar diferentes no Brasil e em Portugal (4/4)
Coluna 53 - 07/10/2006 - Modos de falar diferentes no Brasil e em Portugal (3/4)
Coluna 52 - 30/09/2006 - Modos de falar diferentes no Brasil e em Portugal (2/4)
Coluna 51 - 23/09/2006 - Modos de falar diferentes no Brasil e em Portugal (1/4)
Coluna 50 - 16/09/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (12)
Coluna 49 - 09/09/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (11)
Coluna 48 - 02/09/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (10)
Coluna 47 - 26/08/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (9)
Coluna 46 - 08/07/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (8)
Coluna 45 - 01/07/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (7)
Coluna 44 - 24/06/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (6)
Coluna 43 - 17/06/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (5)
Coluna 42 - 10/06/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (4)
Coluna 41 - 03/06/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (3)
Coluna 40 - 27/05/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (2)
Coluna 39 - 20/05/2006 - Reminiscências de um menino de São Bento (6)
Coluna 38 - 13/05/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (1)
Coluna 37 - 06/05/2006 - Reminiscências de um menino de São Bento (5)
Coluna 36 - 29/04/2006 - Os planetas e seus satélites
Coluna 35 - 22/04/2006 - As impropriedades do quotidiano do brasileiro (2)
Coluna 34 - 15/04/2006 - As impropriedades do quotidiano do brasileiro (1)
Coluna 33 - 08/04/2006 - Nome de rua não deve ser mudado
Coluna 32 - 01/04/2006 - Brasil, nova potência petrolífera mundial!
Coluna 31 - 25/03/2006 - Reminiscências de um menino de São Bento (4)
Coluna 30 - 18/03/2006 - Biodiesel: um combustível social e ecológico
Coluna 29 - 11/03/2006 - Os livros de Sebastião Cintra
Coluna 28 - 04/03/2006 - Um sábado sangrento no Recife
Coluna 27 - 25/02/2006 - O início do resgate da nossa dívida social
Coluna 26 - 18/02/2006 - Fim da pobreza mundial até 2015
Coluna 25 - 11/02/2006 - Reminiscências de um menino de São Bento (3)
Coluna 24 - 04/02/2006 - Aspectos gerais da lei de responsabilidade fiscal
Coluna 23 - 28/01/2006 - Pernambuco começa a sair da letargia
Coluna 22 - 21/01/2006 - Perfil demográfico no mundo rico
Coluna 21 - 14/01/2006 - Brasil, potência mundial em 2020
Coluna 20 - 07/01/2006 - Os gatunos da esperança
Coluna 19 - 31/12/2005 - Josué Severino, o mestre e a Banda Santa Cecília
Coluna 18 - 24/12/2005 - Reminiscências de um menino de São Bento (2)
Coluna 17 - 17/12/2005 - Pequenas idéias para o desenvolvimento de São Bento do Una
Coluna 16 - 10/12/2005 - Do Estado pouco ou nada espero
Coluna 15 - 04/12/2005 - A América do Sul e o nazismo
Coluna 14 - 27/11/2005 - A Venezuela bolivariana de hoje
Coluna 13 - 26/11/2005 - Reminiscências de um menino de São Bento (1)
Coluna 12 - 13/11/2005 - A crise argentina
Coluna 11 - 13/11/2005 - A saga de Delmiro Gouveia
Coluna 10 - 10/11/2005 - O velho na legislação brasileira
Coluna 9 - 31/10/2005 - O projeto São Francisco
Coluna 8 - 24/10/2005 - Correio eletrônico, maravilha do nosso tempo
Coluna 7 - 13/10/2005 - Um século sem presidente paulista
Coluna 6 - 09/10/2005 - O Grande Pronome 'Lhe' Morreu!
Coluna 5 - 29/09/2005 - Brasil 2005 - Uma Economia Mais Forte
Coluna 4 - 22/09/2005 - As Vestais da Moralidade Pública
Coluna 3 - 15/09/2005 - Mordomia & Nepotismo
Coluna 2 - 07/09/2005 - Tratamento de Excelência
Coluna 1 - 07/08/2005 - Hiroshima - uma covardia inominável


©2003-2018 - Portal São Bento do Una