Coluna 33: Nome de rua não deve ser mudado |
Publicada dia 08 de Abril de 2006 |
Nome de rua não deve ser mudado
Numa das páginas que precedem o início do romance "Xangô de Baker Street", do humorista Jô Soares, há uma bem elaborada planta da mui leal e heróica cidade do Rio de Janeiro que me causou grande interesse. A carta geográfica abrange o centro da cidade e bairros circunvizinhos como Lapa, Glória, Catete, Laranjeiras, Flamengo e parte de Botafogo. No sentido do norte, a planta elaborada na segunda metade do século XIX mal chega à atual Praça da Bandeira.
Observando-se com atenção o trabalho cartográfico, é de se espantar que poucas ruas do centro do Rio e das imediações mudaram de denominação, o que prova, de certo modo, o respeito que o povo carioca tem para com as pessoas homenageadas e com os fatos históricos que ensejaram a escolha do nome da via pública. É certo que novos nomes de ruas e avenidas surgiram, mas em razão da abertura das modernas e grandes avenidas e do arrasamento dos morros do Castelo e de Santo Antônio.
No antigo estado da Guanabara, que existiu de 21 de abril de 1960 até 15 de março de 1975, seu primeiro governador eleito pelo povo, Carlos Lacerda, tentou mudar o nome da Rua das Marrecas. Impingiu, por força de lei aprovada pela Assembléia Legislativa, o nome de um político da República Dominicana chamado Juan Pablo Duarte, trocando de imediato as placas. Mas o povo, acostumado com a denominação mais do que secular, não deu bola para a mudança, continuando a tratar a rua pelo seu primitivo nome até que, tempos depois, o antigo nome foi restabelecido. A Rua das Marrecas é uma pequena artéria que fica entre a Rua Evaristo da Veiga e a Rua do Passeio na frente da qual havia um bosque com abundância de água onde as marrecas vinham saciar a sede.
A Rua Marechal Floriano é outra que não "pegou” muito bem. É lá que fica o antigo palácio em estilo neoclássico do conde de Itamaraty, que foi sede do governo da República de 1889 a 1897 e depois abrigou a Secretaria de Estado das Relações Exteriores. Daí o fato de o Ministério das Relações Exteriores também ser conhecido como o Itamaraty e ter levado este nome para a sua suntuosa sede em Brasília. No entanto, até hoje o povo se refere à Rua Marechal Floriano como a Rua Larga, cujo nome completo era Rua Larga de São Joaquim.
Realmente, é de se espantar que poucas ruas mudaram de nome. É claro que algumas desapareceram em razão da abertura dos dois grandes eixos da cidade: as Avenidas Rio Branco e Presidente Vargas, na primeira metade do século passado. Não obstante, outros logradouros surgiram no centro da cidade com o desmonte dos morros do Castelo e de Santo Antônio, dentro de um plano diretor de modernização. A terra escavada do antigo morro de Santo Antônio serviu, no governo de Juscelino Kubitschek, para aterrar o que hoje é conhecido como o Aterro do Flamengo, cujo nome oficial ao que parece é Parque Eduardo Gomes, em homenagem ao criador do Correio Aéreo Nacional e que, por suas posições elitistas e conservadoras, perdeu as eleições presidenciais de 1945 e 1950. Também neste caso o povo olvidou solenemente o nome oficial e o trata simplesmente como Aterro do Flamengo.
O arrasamento do morro do Castelo, na década de 1920, permitiu a abertura da Rua México, das Avenidas Calógeras, Graça Aranha e Presidente Antônio Carlos, entre outras. O outro desmonte foi, como já nos referimos, o do morro de Santo Antônio, com a preservação do histórico Convento. O desmonte permitiu a abertura da Avenida República do Chile, onde ficam as sedes da Petrobras e do BNDES, a Catedral de São Sebastião, em forma de pirâmide etrusca secionada e o prédio do extinto Banco Nacional de Habitação (BNH). E, também, a abertura da Avenida República do Paraguai, ensejando uma ligação direta entre os dois pólos boêmios da cidade: a Praça Tiradentes e a Lapa com seus arcos monumentais.
A abertura da Avenida Central, na gestão do engenheiro fluminense Francisco Pereira Passos, como prefeito da então capital federal, proporcionou o famoso "bota-abaixo" de inúmeras partes de ruas e quiosques imundos, que davam à cidade um ar fétido e desagradável às narinas dos estrangeiros que aportavam na nova República. Dessa forma, muitas casas foram destruídas para dar passagem à famosa Avenida Central, hoje Avenida Rio Branco, um dos eixos monumentais da bela metrópole nacional.
Assim, foram sacrificados a rua, o largo e o convento da Ajuda. Hoje, a Rua da Ajuda é uma ruela de pouco mais de cinqüenta metros, por trás das Óticas Fluminenses, da Avenida Rio Branco. A abertura da Avenida Central (hoje Rio Branco) sacrificou parte das ruas transversais: Visconde de Inhaúma, Teófilo Otôni, São Pedro, Alfândega, do Hospício, do Rosário, do Ouvidor, Sete de Setembro, Assembléia e São José. É de se notar que a Rua do Hospício, por ter um estabelecimento para alienados mentais, mudou para Buenos Aires, em merecida homenagem à capital da república irmã.
E a antiga Rua de São Pedro, depois, seria inteiramente sacrificada para dar lugar ao outro eixo da cidade que é a Avenida Presidente Vargas na década de 1930. Pereira Passos foi um administrador de talento que além da Avenida Rio Branco construiu o porto do Rio, na Praça Mauá, e as Avenidas Beira-Mar, Atlântica, em Copacabana, e Passos, tendo alargado a Rua da Carioca e a Rua Uruguaiana . No bairro do Catete, os nomes das ruas são os mesmos, com exceção da Rua Bela da Princesa (hoje Correia Dutra) e Rua dos Pinheiros (hoje Machado de Assis). Em Botafogo, por incrível que possa parecer, a maioria das ruas do século XIX permanecem com os mesmos nomes: Voluntários da Pátria, São Clemente, 19 de Fevereiro, Dona Mariana, Sorocaba, das Palmeiras, da Matriz, Real Grandeza, Assunção, Bambina, Dona Carlota, Farani, Marquês de Olinda. Nas Laranjeiras, o mesmo fenômeno ocorreu, pois as ruas são exatamente as mesmas do final do século XIX: das Laranjeiras, Ipiranga, Pereira da Silva, Senador Correia, Praça São Salvador e a Rua Alice, famosa por seus puteiros de alta classe.
Também, as transversais da Avenida Presidente Vargas, aberta com a derrubada da Rua de São Pedro e outras, são praticamente as mesmas: Uruguaiana, Conceição (antiga dos Ourives), Andradas, República do Líbano (antiga do Regente), General Caldwell, Santana, Marquês de Sapucaí (antiga Rua Visconde de Sapucaí). Como seguimento da Praça Tiradentes, temos a Rua Visconde do Rio Branco e a Rua da Constituição que desembocam na Praça da República, antigo Campo de Santana.
A Rua de São Cristóvão, que inicia no Largo do Estácio e termina na Praça da Bandeira, hoje tem o nome de Joaquim Palhares, onde fica o Colégio Estadual José Pedro Varella, em honra ao distinto educador uruguaio.
Quero dizer que estou com o poeta Manuel Bandeira e que nomes antigos e poéticos devem ser preservados. E que se dê o nome de doutor fulano ou general sicrano a uma nova rua que seja aberta. Não se trata de conservadorismo. Há nomes mais bonitos e bem postos como o da Rua da Aurora que recebe os primeiros raios da manhã recifense ou mesmo a Rua do Sol?
Na Barra da Tijuca, por ser um bairro novo do Rio de Janeiro, seu núcleo inicial é povoado por nomes de coronéis e generais que nada de importante fizeram pela cidade e muito menos pelo Brasil. A Barra floresceu no tempo da ditadura militar que foi de 1964 a 1985. ...................................................................................................................................
Diferentemente de uma cidadezinha encravada no agreste pernambucano, o Rio não é afeito à mudança de nome de rua, exceção feita ao prefeito "doidão", César Maia, que tentou mudar o nome da famosíssima e internacional Avenida Vieira Souto para Avenida Tom Jobim. Infelizmente, na Barra da Tijuca, temos os casos das Avenidas Alvorada e Sernambetiba que se transformaram, para nosso desespero, em Avenidas Ayrton Senna e Lúcio Costa. Aqui não se discute o mérito da mudança e sim sua falta de oportunidade.
Aliás, é bom que se diga: uma planta de 1830 nomeava as praias que hoje conhecemos como da Barra e do Recreio como praia de Sernambetiba, que deveria ser o nome da Barra da Tijuca. A “barra” nada mais é do que um canal de ligação da lagoa da Tijuca ao mar.
Já nossa São Bento do Una, mesmo pequenina, gosta de mudar nome de placa de logradouro. Ela é inconstante com seus homenageados, senão vejamos: Praça Marechal Deodoro, onde nasci no número 87, hoje é Cônego João Rodrigues, a Praça Barão do Rio Branco, mudou para Rádio Clube e agora é Adalberto Paiva. A Avenida Manuel Borba, onde minha família morou no número 92, hoje é Oswaldo Celso Maciel e a Rua José Mariano é hoje Rua José Cadete de Almeida Calado.
É bom que se esclareça que nada nos move em relação aos homenageados. Muito pelo contrário: todos merecem. Padre João Rodrigues, uma pessoa maravilhosa que me batizou e que construiu várias ruas de casas. “Seu” Adalberto Paiva antigo dono da quase centenária Padaria Sertaneja e prefeito municipal além de anotador atento dos fatos e acontecimentos da história municipal. Nome de rua para homenagear os nossos grandes deve caber no caso de novas ruas e nunca num ímpeto de homenagear uma figura querida que acabou de nos deixar.
No entanto, em relação ao popular e conhecido Beco de João Honório as autoridades nunca tiveram a idéia de oficializá-lo. A propósito, tirando aquelas ruas e praças do núcleo central da cidade, não se encontra placa indicativa de rua em praticamente nenhum bairro até o final de 2004. Disseram-me, há algum tempo, que a prefeitura não dispunha de verba para mandar confeccionar as placas. As famílias dos homenageados que o façam. Como o fez a de Dª Maria Maciel, mandando confeccionar as placas indicativas do Largo Municipal, antigo quadro onde acontecia, aos sábados, a feira de gado. Essa prática de não colocar as placas com os nomes das ruas e a respectiva numeração é característica de país subdesenvolvido.
Como não vou a São Bento do Una desde o início de 2005, quando a nova administração municipal tomou posse, não sei se houve progresso no sentido de dotar as ruas com as placas indicativas dos homenageados. São pequenas providências como estas que atestam o zelo do administrador pelas coisas da cidade além de mostrar a quem vem de fora que o núcleo central da cidade é bem cuidado, limpo e sinalizado. E acima de tudo deixa boa impressão ao visitante.
PS: Aproveito o tema e ensejo para protestar contra a mudança de nome de alguns aeroportos brasileiros que é uma praga que vem acontecendo nos últimos anos. Fazer lei federal para mudar nome de aeroporto é brincadeira. Para mim, na Bahia, o Aeroporto se chama “Dois de Julho” e não Luiz Eduardo Magalhães; no Recife, o Aeroporto se chama “dos Guararapes” e não Gilberto Freire. No Rio de Janeiro, o Aeroporto se chama “do Galeão” e não Tom Jobim.
Agora, quanto ao Aeroporto de Manaus, há pertinência em se chamar “Brigadeiro Eduardo Gomes”, que foi, por duas vezes, ministro da Aeronáutica. Espero que o nome do Aeroporto de Parnamirim, em Natal, não mude para nome de político. Para Luiz Eduardo Magalhães, que não foi nenhum gênio político brasileiro, dar-se-ia seu nome a uma sala da Câmara dos Deputados ou a uma escola no interior da Bahia. Para Gilberto Freire e Tom Jobim, dar-se-iam nomes de Espaços Culturais, Museus, Bibliotecas ou no caso específico do grande maestro o nome de um Conservatório de Música. Para tudo deve haver pertinência e por que não dizer coerência..
E-mail: [email protected]
Pau Amarelo 08 de abril de 2006
Orlando Calado é bacharel em direito.
Colunas anteriores:
Coluna 250 - 05/09/2018 - CLÁVIO DE MELO VALENÇA Coluna 249 - 15/08/2018 - Energia da CHESF chega à nossa cidade Coluna 248 - 29/01/2018 - História de São Bento do Una, Pernambuco, Brazil (Parte 2) Coluna 247 - 29/01/2018 - História de São Bento do Una, Pernambuco, Brazil (Parte 3) Coluna 246 - 16/07/2017 - História de São Bento do Una, Pernambuco, Brazil (Parte 1) Coluna 245 - 10/05/2017 - Pleito de gratidão a Dirceu e Ludgero Coluna 244 - 14/04/2017 - Historia Municipal - A morte do mesário eleitoral Coluna 243 - 13/02/2017 - Treze anos sem Sebastião Soares Cintra Coluna 242 - 27/01/2017 - Injustiça imperdoável Coluna 241 - 22/01/2017 - Sem memória não há História Coluna 240 - 18/12/2016 - Felipe Manso, o prefeito que não foi Coluna 239 - 05/12/2016 - Osvaldo Maciel, um grande Homem Coluna 238 - 30/11/2016 - O Açude do Doutor Olavo Coluna 237 - 24/11/2016 - São Bento, vida política e administrativa em 1930 Coluna 236 - 20/06/2016 - Cadê as coisas que deixei? Coluna 235 - 14/06/2016 - O Sindicato Pastoril de S. Bento, um avanço para a época Coluna 234 - 07/06/2016 - Esmeraldino Bandeira, um esquecido na nossa História Coluna 233 - 05/06/2016 - Tributo ao prefeito Manoel Cândido, de São Bento Coluna 232 - 29/05/2016 - Agamenon Magalhães e São Bento do Una Coluna 231 - 11/09/2015 - As meretrizes da São Bento dos velhos tempos Coluna 230 - 30/04/2015 - Por que nossa data magna municipal é o 30 de abril? Coluna 229 - 06/02/2015 - Rodolfo Paiva, um são-bentense honorário Coluna 228 - 03/01/2015 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (6) Coluna 227 - 02/01/2015 - Monsenhor José de Anchieta Callou Coluna 226 - 27/12/2014 - Padre Joaquim Alfredo, um mártir Coluna 225 - 19/09/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (5) Coluna 224 - 29/07/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (4) Coluna 223 - 15/07/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (3) Coluna 222 - 23/06/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (2) Coluna 221 - 05/06/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (1) Coluna 220 - 15/05/2014 - Uma pena: Clávio de Melo Valença nos deixou Coluna 219 - 13/05/2014 - O que foi feito de nossas coisas antigas? Cadê? Coluna 218 - 12/05/2014 - Zé Bico e Beni, dois são-bentenses notáveis Coluna 217 - 09/04/2014 - Cícero Romão Batista, o santo do Nordeste do Brasil Coluna 216 - 17/10/2013 - É hora de o político abrir os olhos Coluna 215 - 02/10/2013 - A elite reacionária de ontem, de hoje e de sempre Coluna 214 - 06/09/2013 - Custa caro um deputado federal pernambucano Coluna 213 - 18/07/2013 - É duro ser um brasileiro comum, pagador de impostos Coluna 212 - 14/07/2013 - Considerações várias sobre uma pequena cidade Coluna 211 - 29/06/2013 - Lêucio Mota, estadista são-bentense do Una Coluna 210 - 27/06/2013 - Nobre é a missão do professor Coluna 209 - 21/06/2013 - Este País parece que não tem jeito mesmo Coluna 208 - 16/06/2013 - Apolônio Sales, estadista brasileiro, o homem que tirou o Nordeste das trevas Coluna 207 - 06/06/2013 - Registro histórico da posse de Gilvan Lemos na APL Coluna 206 - 14/05/2013 - A grande seca de 2013 Coluna 205 - 06/05/2013 - Quebra de sigilo bancário Coluna 204 - 30/04/2013 - Datas notáveis de São Bento do Una, edição revista e ampliada Coluna 203 - 26/04/2013 - E as bombas da maratona de Boston? Coluna 202 - 16/01/2012 - Enaltecendo São Bento e a Festa dos Santos Reis Coluna 201 - 30/04/2011 - São Bento do Una: 151 anos de governo próprio Coluna 200 - 05/04/2011 - Padre João Rodrigues, o semeador de templos Coluna 199 - 15/10/2010 - O espírito pioneiro são-bentense do Una (1) Coluna 198 - 22/07/2010 - Jackson do Pandeiro, o ritmista virtuoso Coluna 197 - 13/04/2010 - Datas notáveis de S. Bento do Una desde os primórdios ao centenário de sua emancipação política em 1960 Coluna 196 - 28/02/2010 - Legado à posteridade Coluna 195 - 22/01/2010 - Considerações finais a respeito do Governo Provisório da República de 1889 Coluna 194 - 30/12/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (37) (Fim da Série) Coluna 193 - 20/12/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (36) Coluna 192 - 09/12/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (35) Coluna 191 - 02/12/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (34) Coluna 190 - 25/11/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (33) Coluna 189 - 18/11/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (32) Coluna 188 - 11/11/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (31) Coluna 187 - 04/11/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (30) Coluna 186 - 27/10/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (29) Coluna 185 - 21/10/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (28) Coluna 184 - 14/10/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (27) Coluna 183 - 07/10/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (26) Coluna 182 - 30/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (25) Coluna 181 - 23/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (24) Coluna 180 - 16/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (23) Coluna 179 - 09/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (22) Coluna 178 - 02/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (21) Coluna 177 - 26/08/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (20) Coluna 176 - 19/08/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (19) Coluna 175 - 12/08/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (18) Coluna 174 - 05/08/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (17) Coluna 173 - 29/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (16) Coluna 172 - 22/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (15) Coluna 171 - 16/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (14) Coluna 170 - 08/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (13) Coluna 169 - 01/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (12) Coluna 168 - 25/06/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (11) Coluna 167 - 17/06/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (10) Coluna 166 - 09/06/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (9) Coluna 165 - 27/05/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (8) Coluna 164 - 17/05/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (7) Coluna 163 - 29/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (6) Coluna 162 - 22/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (5) Coluna 161 - 15/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (4) Coluna 160 - 08/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (3) Coluna 159 - 01/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (2) Coluna 158 - 21/03/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (1) Coluna 157 - 25/02/2009 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (14) (final da série) Coluna 156 - 22/11/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (13) Coluna 155 - 08/11/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (12) Coluna 154 - 25/10/2008 - S.Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (11) Coluna 153 - 18/10/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (10) Coluna 152 - 11/10/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (9) Coluna 151 - 27/09/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (8) Coluna 150 - 20/09/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (7) Coluna 149 - 13/09/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (6) Coluna 148 - 06/09/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (5) Coluna 147 - 30/08/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (4) Coluna 146 - 24/08/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (3) Coluna 145 - 16/08/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (2) Coluna 144 - 09/08/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (1) Coluna 143 - 02/08/2008 - O presídio de Fernando de Noronha e seu regime jurídico no final do Império (3/3) Coluna 142 - 19/07/2008 - O presídio de Fernando de Noronha e seu regime jurídico no final do Império (2/3) Coluna 141 - 12/07/2008 - O presídio de Fernando de Noronha e seu regime jurídico no final do Império (1/3) Coluna 140 - 05/07/2008 - As comarcas de Pernambuco, do Sertão e do Rio de S. Francisco e a separação da última da província de Pernambuco Coluna 139 - 28/06/2008 - A extraordinária figura de Dom João VI, primeiro e único rei do Brasil Coluna 138 - 21/06/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (25) - O trabalho servil e as suas conseqüências danosas que fazem do Brasil um país de povo pobre Coluna 137 - 14/06/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (24) - A abolição da escravatura no Ceará, a povoação de Boa Viagem do Recife entre outros assuntos Coluna 136 - 07/06/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (23) - A crise no abastecimento de água no Recife. Relatório do governo: as chuvas diminuem a bandidagem Coluna 135 - 31/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (22) - O projeto de lei de Joaquim Nabuco abolindo a escravidão e a chamada Lei Saraiva que restringiu o voto Coluna 134 - 24/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (21) - Ainda os efeitos da grande seca na Vila de S. Bento; o Ginásio Pernambucano em 1879 Coluna 133 - 17/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (20) - Os efeitos da grande seca em São Bento Coluna 132 - 10/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (19) - A corrupçao na vida pública; o espírito empreendedor do barão de Mauá Coluna 131 - 03/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (18) - A terrível seca dos três sete Coluna 130 - 26/04/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (17) - A inauguração do palacete da rua da Aurora enquanto a febre amarela grassa em Pernambuco Coluna 129 - 19/04/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (16) - A revolução nas comunicações e o desfecho da Questão Religiosa Coluna 128 - 12/04/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (15) - Dom Vital e a Questão Religiosa Coluna 127 - 05/04/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (14) - A Lei do Ventre Livre Coluna 126 - 29/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (13) - A Guerra do Paraguai Coluna 125 - 22/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (12) - A Guerra do Paraguai Coluna 124 - 15/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (11) Coluna 123 - 08/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (10) Coluna 122 - 01/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (9) Coluna 121 - 23/02/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (8) Coluna 120 - 16/02/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (7) Coluna 119 - 09/02/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (6) Coluna 118 - 02/02/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (5) Coluna 117 - 26/01/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (4) Coluna 116 - 19/01/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (3) Coluna 115 - 11/01/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (2) O Diario de Pernambuco na História do Brasil Coluna 114 - 29/12/2007 - Pingos de história do Império Brasileiro (1) - A chegada ao Brasil da família imperial portuguesa Coluna 113 - 22/12/2007 - A Bíblia, um livro de inúmeras histórias Coluna 112 - 15/12/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (34) Coluna 111 - 08/12/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (33) Coluna 110 - 01/12/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (32) Coluna 109 - 24/11/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (31) Coluna 108 - 17/11/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (30) Coluna 107 - 10/11/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (29) Coluna 106 - 03/11/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (28) Coluna 105 - 27/10/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (27) Coluna 104 - 20/10/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (26) Coluna 103 - 13/10/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (25) Coluna 102 - 06/10/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (24) Coluna 101 - 29/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (23) Coluna 100 - 23/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (22) Coluna 99 - 15/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (21) Coluna 98 - 08/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (20) Coluna 97 - 01/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (19) Coluna 96 - 25/08/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (18) Coluna 95 - 18/08/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (17) Coluna 94 - 11/08/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (16) Coluna 93 - 04/08/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (15) Coluna 92 - 28/07/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (14) Coluna 91 - 21/07/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (13) Coluna 90 - 14/07/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (12) Coluna 89 - 07/07/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (11) Coluna 88 - 30/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (10) Coluna 87 - 23/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (9) Coluna 86 - 16/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (8) Coluna 85 - 09/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (7) Coluna 84 - 02/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (6) Coluna 83 - 26/05/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (5) Coluna 82 - 19/05/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (4) Coluna 81 - 12/05/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (3) Coluna 80 - 05/05/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (2) Coluna 79 - 28/04/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (1) Coluna 78 - 21/04/2007 - A Guarda Nacional da Vila e Município de São Bento Coluna 77 - 14/04/2007 - Fatos & gente são-bentenses das décadas de 1930 e 1940 Coluna 76 - 07/04/2007 - Uma breve visita à nossa querida São Bento do Una Coluna 75 - 31/03/2007 - Planejamento familiar no Brasil: uma necessidade inadiável Coluna 74 - 24/03/2007 - Hoje, meio século de uma tragédia são-bentense Coluna 73 - 17/03/2007 - "Eu vi o mundo... Ele começava no Recife" Coluna 72 - 10/03/2007 - Reminiscências de um menino de São Bento (7) Coluna 71 - 03/03/2007 - Um fazendeiro são-bentense do século XIX Coluna 70 - 24/02/2007 - O Rio de Janeiro será sempre o Rio de Janeiro Coluna 69 - 17/02/2007 - Gilvan Lemos, simplesmente um escritor Coluna 68 - 10/02/2007 - A Great Western da minha meninice: uma pequena história Coluna 67 - 03/02/2007 - A declaração universal dos direitos humanos Coluna 66 - 27/01/2007 - A revolta da chibata Coluna 65 - 20/01/2007 - A revolta da vacina Coluna 64 - 13/01/2007 - Apolônio Sales, um estadista de grande valor Coluna 63 - 06/01/2007 - 2006: Um ano de saldo positivo apesar do pouco crescimento econômico Coluna 62 - 30/12/2006 - A "Batalha da Borracha", um episódio esquecido da história do Brasil Coluna 61 - 23/12/2006 - Alguns suicidas famosos (2/2) Coluna 60 - 16/12/2006 - Alguns suicidas famosos (1/2) Coluna 59 - 09/12/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (16) Coluna 58 - 02/12/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (15) Coluna 57 - 25/11/2006 - Congresso Nacional perdulário, povo paupérrimo Coluna 56 - 18/11/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (14) Coluna 55 - 15/11/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (13) Coluna 54 - 14/10/2006 - Modos de falar diferentes no Brasil e em Portugal (4/4) Coluna 53 - 07/10/2006 - Modos de falar diferentes no Brasil e em Portugal (3/4) Coluna 52 - 30/09/2006 - Modos de falar diferentes no Brasil e em Portugal (2/4) Coluna 51 - 23/09/2006 - Modos de falar diferentes no Brasil e em Portugal (1/4) Coluna 50 - 16/09/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (12) Coluna 49 - 09/09/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (11) Coluna 48 - 02/09/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (10) Coluna 47 - 26/08/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (9) Coluna 46 - 08/07/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (8) Coluna 45 - 01/07/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (7) Coluna 44 - 24/06/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (6) Coluna 43 - 17/06/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (5) Coluna 42 - 10/06/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (4) Coluna 41 - 03/06/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (3) Coluna 40 - 27/05/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (2) Coluna 39 - 20/05/2006 - Reminiscências de um menino de São Bento (6) Coluna 38 - 13/05/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (1) Coluna 37 - 06/05/2006 - Reminiscências de um menino de São Bento (5) Coluna 36 - 29/04/2006 - Os planetas e seus satélites Coluna 35 - 22/04/2006 - As impropriedades do quotidiano do brasileiro (2) Coluna 34 - 15/04/2006 - As impropriedades do quotidiano do brasileiro (1) Coluna 33 - 08/04/2006 - Nome de rua não deve ser mudado Coluna 32 - 01/04/2006 - Brasil, nova potência petrolífera mundial! Coluna 31 - 25/03/2006 - Reminiscências de um menino de São Bento (4) Coluna 30 - 18/03/2006 - Biodiesel: um combustível social e ecológico Coluna 29 - 11/03/2006 - Os livros de Sebastião Cintra Coluna 28 - 04/03/2006 - Um sábado sangrento no Recife Coluna 27 - 25/02/2006 - O início do resgate da nossa dívida social Coluna 26 - 18/02/2006 - Fim da pobreza mundial até 2015 Coluna 25 - 11/02/2006 - Reminiscências de um menino de São Bento (3) Coluna 24 - 04/02/2006 - Aspectos gerais da lei de responsabilidade fiscal Coluna 23 - 28/01/2006 - Pernambuco começa a sair da letargia Coluna 22 - 21/01/2006 - Perfil demográfico no mundo rico Coluna 21 - 14/01/2006 - Brasil, potência mundial em 2020 Coluna 20 - 07/01/2006 - Os gatunos da esperança Coluna 19 - 31/12/2005 - Josué Severino, o mestre e a Banda Santa Cecília Coluna 18 - 24/12/2005 - Reminiscências de um menino de São Bento (2) Coluna 17 - 17/12/2005 - Pequenas idéias para o desenvolvimento de São Bento do Una Coluna 16 - 10/12/2005 - Do Estado pouco ou nada espero Coluna 15 - 04/12/2005 - A América do Sul e o nazismo Coluna 14 - 27/11/2005 - A Venezuela bolivariana de hoje Coluna 13 - 26/11/2005 - Reminiscências de um menino de São Bento (1) Coluna 12 - 13/11/2005 - A crise argentina Coluna 11 - 13/11/2005 - A saga de Delmiro Gouveia Coluna 10 - 10/11/2005 - O velho na legislação brasileira Coluna 9 - 31/10/2005 - O projeto São Francisco Coluna 8 - 24/10/2005 - Correio eletrônico, maravilha do nosso tempo Coluna 7 - 13/10/2005 - Um século sem presidente paulista Coluna 6 - 09/10/2005 - O Grande Pronome 'Lhe' Morreu! Coluna 5 - 29/09/2005 - Brasil 2005 - Uma Economia Mais Forte Coluna 4 - 22/09/2005 - As Vestais da Moralidade Pública Coluna 3 - 15/09/2005 - Mordomia & Nepotismo Coluna 2 - 07/09/2005 - Tratamento de Excelência Coluna 1 - 07/08/2005 - Hiroshima - uma covardia inominável
|