Navegando: Indisponível

Coluna 85: Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (7)
Publicada dia 09 de Junho de 2007

Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (7)

Mais uma notícia fresquinha proveniente da pacata vila de São Bento em que o exator municipal requereu a uma autoridade do Recife, possivelmente, à Fazenda estadual o pagamento de determinada quantia em ressarcimento de supostos gastos feitos com o fornecimento de utilidades para os presos recolhidos à cadeia pública. A data do despacho não está clara, mas deve referir-se ao ano de 1900.

Pela leitura do despacho, dá para perceber muitas coisas que depois comentaremos. O levar vantagem em tudo parece ser natural em certas pessoas que sempre acham que o que é do governo não é de ninguém. É por estas e por outras que a cada mês vemos operações da Polícia Federal prendendo peixes graúdos e peixes médios, verdadeiros assaltantes da coisa pública com se ela fosse simplesmente coisa de ninguém ou como já diziam os jurisconsultos romanos: res nullius. Superfaturar licitações, pedir reembolso de despesas lastreando-se em notas-fiscais simuladas ou de empresa inexistente, receber por serviços não executados ou medidos para mais, corromper funcionário público ou parlamentar para liberar verbas parecem ser coisas que não têm fim. A cada dia, a cada mês, novos escândalos e maquinações várias são descobertos contra o povo brasileiro, como naquele caso, mostrado pela televisão, das escolas rurais de um município baiano, plantadas no meio da caatinga, sem paredes, sem água para beber, sem instalações sanitárias e sem as mínimas condições de funcionamento. Sem mobiliário, com as crianças disputando as poucas bancas. Às vezes o dinheiro chega, porém falta gerência e administração eficiente para aplicá-lo quando não é desviado para outras maracutaias. O caso da escola rural baiana é de entristecer. A “escola” possui apenas uma cobertura de lona e à medida que o sol avança, as crianças procuram a proteção da sombra, movimentando as poucas carteiras escolares. A humilde e conformada professorinha é uma altruísta sem saber, porém incapaz de ir até a sede do município, botar a boca no trombone e pedir melhores condições de trabalho. Ela, coitada, talvez não tenha tempo para isso. Afinal sua classe é multisseriada e ela tem que se desdobrar para ensinar, no mesmo espaço, crianças da primeira à quarta séries. Além do mais, pode ser demitida. Que pouca vergonha!

Vender sentença ou acórdão judicial, conceder mandado liminar por certo tempo e muitas vezes não julgando o mérito da ação parecem coisas inimagináveis em épocas passadas. E, assim, de escândalo em escândalo, vemos o nosso País de povo cada vez mais pobre e a concentração de renda, uma das mais estúpidas do mundo. Esses mesmos indivíduos que pilham os cofres públicos e estão sempre de mãos dadas com empreiteiros de obras e de serviços, bicheiros, narcotraficantes, exploradores de bingos e de caça-níqueis, mas que, na realidade, são contra programas como bolsa-família, pró-Uni e outros que tentam, pelo menos, minorar a fome e dar um pouco de dignidade àqueles brasileiros e brasileiras que não tiveram uma oportunidade na vida porque os assaltantes dos nossos impostos desviam o dinheiro para que o País não possa investir nestas coisas básicas de sempre, como educação, saúde, transporte e alimentação.

Essa faculdade de os parlamentares terem como dividir um certo percentual do orçamento geral da União, através dessa excrescência chamada emenda ao orçamento, para obras paroquiais é que é a fonte e causa maior dos desvios de fundos públicos. Esse procedimento tem que ter um fim, pois não agüentamos mais ver esses escândalos diariamente: são as sanguessugas, são os mensaleiros, são os anãos de orçamento, são os vampiros, são os do furacão, são os da navalha. Ninguém de sã consciência aceita mais este estado de coisas. Chega de pouca vergonha! De que adianta a Polícia Federal gravar diálogos desavergonhados entre autoridades e empreiteiros, prender esses maus brasileiros e depois verificar que não deu em nada para ninguém. Há sempre um habeas corpus para livrar estes sem-vergonhas da prisão. Geralmente os corruptos de coturno maior não chegam a ser julgados pelo STF, um órgão composto por 11 ministros e que não tem estrutura para ser um tribunal penal. Esse negócio de foro privilegiado também é uma forma de fugir da punição, principalmente num País como o nosso que adota o princípio da presunção de inocência. Aqui para o cara ser condenado é muito difícil, pois esse princípio da presunção de inocência mantém na política os grandes corruptos e ladrões da história do Brasil, permitindo que se candidatem e vençam as eleições gastando fortunas quase sempre amealhadas de forma criminosa e enviadas para os imorais paraísos fiscais. Somos a favor desse princípio da presunção de inocência, porém só quando a justiça for rápida e eficiente. Não é coisa para o Brasil, país de justiça lenta, formalista ao extremo, cara e ruim, onde nem sempre quem tem o bom direito logra ganhar a ação.

Daqui a pouco surgirá neste País um movimento de caráter nacional para não se pagar imposto, pois do pouco que sobra para investimento uma significativa parcela vai para mãos de empreiteiros e agentes públicos desonestos. A coisa está preta. Não agüentamos mais tanta corrupção, tanta falta de vergonha, de pudor, de decoro e já estamos a ponto de indagar para que serve Senado, Câmara de Deputados, câmaras de vereadores, assembléias legislativas, câmara distrital, tribunal de contas? Esses sucessivos escândalos podem-nos levar à ruptura do estado de direito. A democracia direta deve ser implantada, pois o poder legislativo já dá sinais evidentes de que está com seus dias contados, e com sua imagem visivelmente apodrecida. O custo dessas casas legislativas com milhares de assessores e de aposentados bem que poderia ser carreado para a educação, a saúde essas coisas básicas que desafiam nosso País há séculos. O computador está aí para que em futuro não muito distante possamos exercer diretamente o poder, votando as leis de nossas residências, pelo computador, e sem interferências de parlamentares. A impressão digital, na hora de votar, seria nossa assinatura à prova de duplicidade e de fraude. A persistirem esses escândalos e esse estado de coisas é bem provável que o povo se levante contra esses assaltos que são praticados nos três níveis de governo contra o povo, dando início a um longo período de autoritarismo.

Contudo, deixemos de lado essas mazelas brasileiras, coisas que nos envergonham perante a comunidade internacional e faz com que não tenhamos um crescimento anual mais robusto, pois não dá para acreditar num País de políticos corruptos, justiça lenta e de insegurança jurídica onde os contratos quase sempre não são cumpridos, pois há sempre uma brecha e com isso um recurso para a Justiça, quando deveria ser lei entre as partes.

Vamos, pois, ao despacho da autoridade fazendária em um pleito de uma autoridade são-bentense requerendo o ressarcimento de supostos gastos com presos da cadeia pública. Note-se que o despacho da autoridade administrativa está em ortografia da época e eventuais erros foram reproduzidos integralmente:


João Victor Xavier, collector do município de São Bento solicitando pagamento da quantia de 216$500 que despendeu durante os mezes de Julho a Setembro ultimos com o fornecimento de agua e luz, medicamentos e roupa aos presos da cadeia daquella localidade. Nas contas apresentadas pelo peticionário, como collector do município de S. Bento, referentes ao semestre de Julho a Dezembro ultimo, nenhuma despesa foi incluída proveniente do fornecimento de que trata e conseguintemente não se deu glosa a que se refere.

O peticionário não provou o numero de compartimentos da cadeia e o de presos que nella foram recolhidos de modo a poder-se proceder ao calculo da importancia do fornecimento dagua e luz nos termos da tabella de 14 de Junho do anno passado, nem mesmo se achava autorisado a effectuar despesas especialmente da dos medicamentos que não podia fazer-se em vista do disposto nos arts. 58 e 59 do Regulamento de 12 de Setembro de 1898.

Quando mesmo fosse reconhecido o debito cujo pagamento reclama não podia este ser effectuado sem que o peticionário se mostrasse quites para com a Fazenda da quantia de 544$768 de saldo de contas provisórias de Janeiro de 1896 a Setembro do anno passado.


Não são apenas os grandes golpes contra o Tesouro que enfraquecem o Estado brasileiro. Pequenas vantagens pecuniárias aqui e ali, Brasil afora, nos 5565 municípios, também pesam na balança. São viagens e diárias desnecessárias que se paga a funcionários e parlamentares. É o papel, o envelope, a caneta esferográfica, os cartuchos de impressoras, o desvio de medicamentos dos hospitais e postos de saúde, o desvio de livros e da merenda escolar que encarecem a burocracia estatal. Tudo concorre para o aumento dos gastos públicos e para que a saúde e a educação sejam prejudicadas. Já não falo tanto das ambulâncias superfaturadas e das pontes que ligam nada a coisa nenhuma como mostrou a televisão. Para usar uma expressão cunhada pela prefeitura de Nova Iorque, contra a corrupção, desvio de dinheiros e outros bens públicos, bem como os crimes de todos os tamanhos e gravidades - a tolerância tem que ser zero. Mas, para tanto, o povo precisa ser esclarecido a fim de que não pague nada por fora a agente público. Se o cidadão cometeu um infração de trânsito que diga ao guarda que vai esperar a notificação para pagá-la ou contestá-la. E nunca dar propina para o guarda de trânsito ou rodoviário nem a nenhum outro agente público em troca de vantagem. Se recebeu um auto de infração fiscal, deve defender-se perante o conselho de contribuintes e nunca pagar a um agente aquilo que poderia ser pago ao Tesouro em benefício de toda comunidade.
No caso objeto deste artigo, o coletor de São Bento, mesmo já sendo devedor da importância de 544$768 (quinhentos e quarenta e quatro mil e setecentos e sessenta e oito réis), há muito tempo, por falta de comprovação de gastos, ainda tentou se ressarcir de gastos fajutos, no valor de 216$500 (duzentos e dezesseis mil e quinhentos réis) que disse ter efetuado com os presos e em desacordo com as normas vigentes naqueles tempos. A esperteza parece ser uma característica nossa, ibérica por assim dizer. Tanto que dom João VI, então príncipe regente refugiado com a corte portuguesa no Brasil, ao chegar ao Rio de Janeiro, em 1808, implantou imediatamente o sistema contábil das “partidas dobradas”, justificando que tal procedimento era para proteger o tesouro do Reino. E, com esse proceder, desarmou os espertinhos que em partidas simples de lançamento ficavam praticamente imunes à cobrança de suas prestações de contas.
Rui Barbosa, tido e havido como grande moralista, de certa feita tranqüilizou um cidadão preocupado, já no início do século passado, com a corrupção e a indignidade dos homens públicos que estariam levando o País ao precipício ou fundo do poço como dizemos nos dias de hoje. Rui Barbosa teria dito: “O Brasil é maior que qualquer crise”. Pedimos vênia para discordar desse ilustre brasileiro. Com efeito, o Brasil pode ser maior do que qualquer crise, porém a corrupção, o nepotismo, o peculato, a roubalheira indiscriminada, entre outras mazelas, têm feito deste país um dos mais injustos do mundo, com uma distribuição de renda só comparável aos mais pobres dos países da África negra. Os cargos públicos de maior evidência na Justiça, nos legislativos, os cartórios são sempre preenchidos por filhos, parentes e contra-parentes em concursos públicos onde muitos sobrenomes de parentes de titulares logram as primeiras colocações, muitos dos quais por mérito próprio já que tiveram a oportunidade de estudar em melhores escolas e de se prepararem em cursinhos renomados. Aos menos favorecidos, geralmente cabem posições inferiores nas corporações civis e militares, na limpeza de ruas e galerias, pois que os melhores cargos e cartórios são sempre destinados à chamada elite que desde o início da nossa colonização, em 1532, desfruta das melhores posições na sociedade.
Combater a corrupção em todos os níveis é uma necessidade que se faz cada vez mais presente, antes que seja tarde demais e uma revolta generalidade do povo leve esse País a um regime autoritário. E isso tem que começar desde a escola primária com os professores ensinando aos pequeninos os males que essas coisas têm feito ao País no decorrer dos cinco séculos de sua existência.
Chega de pouca vergonha!

E-mail:
[email protected]
Para ver fotos recentes (março de 2007) de São Bento do Una, acesse o sítio: www.orlandocalado.flogbrasil.terra.com.br




Pau Amarelo PE 09 de junho de 2007

Orlando Calado é bacharel em direito.


Colunas anteriores:

Coluna 250 - 05/09/2018 - CLÁVIO DE MELO VALENÇA
Coluna 249 - 15/08/2018 - Energia da CHESF chega à nossa cidade
Coluna 248 - 29/01/2018 - História de São Bento do Una, Pernambuco, Brazil (Parte 2)
Coluna 247 - 29/01/2018 - História de São Bento do Una, Pernambuco, Brazil (Parte 3)
Coluna 246 - 16/07/2017 - História de São Bento do Una, Pernambuco, Brazil (Parte 1)
Coluna 245 - 10/05/2017 - Pleito de gratidão a Dirceu e Ludgero
Coluna 244 - 14/04/2017 - Historia Municipal - A morte do mesário eleitoral
Coluna 243 - 13/02/2017 - Treze anos sem Sebastião Soares Cintra
Coluna 242 - 27/01/2017 - Injustiça imperdoável
Coluna 241 - 22/01/2017 - Sem memória não há História
Coluna 240 - 18/12/2016 - Felipe Manso, o prefeito que não foi
Coluna 239 - 05/12/2016 - Osvaldo Maciel, um grande Homem
Coluna 238 - 30/11/2016 - O Açude do Doutor Olavo
Coluna 237 - 24/11/2016 - São Bento, vida política e administrativa em 1930
Coluna 236 - 20/06/2016 - Cadê as coisas que deixei?
Coluna 235 - 14/06/2016 - O Sindicato Pastoril de S. Bento, um avanço para a época
Coluna 234 - 07/06/2016 - Esmeraldino Bandeira, um esquecido na nossa História
Coluna 233 - 05/06/2016 - Tributo ao prefeito Manoel Cândido, de São Bento
Coluna 232 - 29/05/2016 - Agamenon Magalhães e São Bento do Una
Coluna 231 - 11/09/2015 - As meretrizes da São Bento dos velhos tempos
Coluna 230 - 30/04/2015 - Por que nossa data magna municipal é o 30 de abril?
Coluna 229 - 06/02/2015 - Rodolfo Paiva, um são-bentense honorário
Coluna 228 - 03/01/2015 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (6)
Coluna 227 - 02/01/2015 - Monsenhor José de Anchieta Callou
Coluna 226 - 27/12/2014 - Padre Joaquim Alfredo, um mártir
Coluna 225 - 19/09/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (5)
Coluna 224 - 29/07/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (4)
Coluna 223 - 15/07/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (3)
Coluna 222 - 23/06/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (2)
Coluna 221 - 05/06/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (1)
Coluna 220 - 15/05/2014 - Uma pena: Clávio de Melo Valença nos deixou
Coluna 219 - 13/05/2014 - O que foi feito de nossas coisas antigas? Cadê?
Coluna 218 - 12/05/2014 - Zé Bico e Beni, dois são-bentenses notáveis
Coluna 217 - 09/04/2014 - Cícero Romão Batista, o santo do Nordeste do Brasil
Coluna 216 - 17/10/2013 - É hora de o político abrir os olhos
Coluna 215 - 02/10/2013 - A elite reacionária de ontem, de hoje e de sempre
Coluna 214 - 06/09/2013 - Custa caro um deputado federal pernambucano
Coluna 213 - 18/07/2013 - É duro ser um brasileiro comum, pagador de impostos
Coluna 212 - 14/07/2013 - Considerações várias sobre uma pequena cidade
Coluna 211 - 29/06/2013 - Lêucio Mota, estadista são-bentense do Una
Coluna 210 - 27/06/2013 - Nobre é a missão do professor
Coluna 209 - 21/06/2013 - Este País parece que não tem jeito mesmo
Coluna 208 - 16/06/2013 - Apolônio Sales, estadista brasileiro, o homem que tirou o Nordeste das trevas
Coluna 207 - 06/06/2013 - Registro histórico da posse de Gilvan Lemos na APL
Coluna 206 - 14/05/2013 - A grande seca de 2013
Coluna 205 - 06/05/2013 - Quebra de sigilo bancário
Coluna 204 - 30/04/2013 - Datas notáveis de São Bento do Una, edição revista e ampliada
Coluna 203 - 26/04/2013 - E as bombas da maratona de Boston?
Coluna 202 - 16/01/2012 - Enaltecendo São Bento e a Festa dos Santos Reis
Coluna 201 - 30/04/2011 - São Bento do Una: 151 anos de governo próprio
Coluna 200 - 05/04/2011 - Padre João Rodrigues, o semeador de templos
Coluna 199 - 15/10/2010 - O espírito pioneiro são-bentense do Una (1)
Coluna 198 - 22/07/2010 - Jackson do Pandeiro, o ritmista virtuoso
Coluna 197 - 13/04/2010 - Datas notáveis de S. Bento do Una desde os primórdios ao centenário de sua emancipação política em 1960
Coluna 196 - 28/02/2010 - Legado à posteridade
Coluna 195 - 22/01/2010 - Considerações finais a respeito do Governo Provisório da República de 1889
Coluna 194 - 30/12/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (37) (Fim da Série)
Coluna 193 - 20/12/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (36)
Coluna 192 - 09/12/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (35)
Coluna 191 - 02/12/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (34)
Coluna 190 - 25/11/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (33)
Coluna 189 - 18/11/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (32)
Coluna 188 - 11/11/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (31)
Coluna 187 - 04/11/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (30)
Coluna 186 - 27/10/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (29)
Coluna 185 - 21/10/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (28)
Coluna 184 - 14/10/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (27)
Coluna 183 - 07/10/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (26)
Coluna 182 - 30/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (25)
Coluna 181 - 23/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (24)
Coluna 180 - 16/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (23)
Coluna 179 - 09/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (22)
Coluna 178 - 02/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (21)
Coluna 177 - 26/08/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (20)
Coluna 176 - 19/08/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (19)
Coluna 175 - 12/08/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (18)
Coluna 174 - 05/08/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (17)
Coluna 173 - 29/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (16)
Coluna 172 - 22/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (15)
Coluna 171 - 16/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (14)
Coluna 170 - 08/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (13)
Coluna 169 - 01/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (12)
Coluna 168 - 25/06/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (11)
Coluna 167 - 17/06/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (10)
Coluna 166 - 09/06/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (9)
Coluna 165 - 27/05/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (8)
Coluna 164 - 17/05/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (7)
Coluna 163 - 29/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (6)
Coluna 162 - 22/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (5)
Coluna 161 - 15/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (4)
Coluna 160 - 08/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (3)
Coluna 159 - 01/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (2)
Coluna 158 - 21/03/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (1)
Coluna 157 - 25/02/2009 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (14) (final da série)
Coluna 156 - 22/11/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (13)
Coluna 155 - 08/11/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (12)
Coluna 154 - 25/10/2008 - S.Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (11)
Coluna 153 - 18/10/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (10)
Coluna 152 - 11/10/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (9)
Coluna 151 - 27/09/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (8)
Coluna 150 - 20/09/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (7)
Coluna 149 - 13/09/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (6)
Coluna 148 - 06/09/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (5)
Coluna 147 - 30/08/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (4)
Coluna 146 - 24/08/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (3)
Coluna 145 - 16/08/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (2)
Coluna 144 - 09/08/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (1)
Coluna 143 - 02/08/2008 - O presídio de Fernando de Noronha e seu regime jurídico no final do Império (3/3)
Coluna 142 - 19/07/2008 - O presídio de Fernando de Noronha e seu regime jurídico no final do Império (2/3)
Coluna 141 - 12/07/2008 - O presídio de Fernando de Noronha e seu regime jurídico no final do Império (1/3)
Coluna 140 - 05/07/2008 - As comarcas de Pernambuco, do Sertão e do Rio de S. Francisco e a separação da última da província de Pernambuco
Coluna 139 - 28/06/2008 - A extraordinária figura de Dom João VI, primeiro e único rei do Brasil
Coluna 138 - 21/06/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (25) - O trabalho servil e as suas conseqüências danosas que fazem do Brasil um país de povo pobre
Coluna 137 - 14/06/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (24) - A abolição da escravatura no Ceará, a povoação de Boa Viagem do Recife entre outros assuntos
Coluna 136 - 07/06/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (23) - A crise no abastecimento de água no Recife. Relatório do governo: as chuvas diminuem a bandidagem
Coluna 135 - 31/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (22) - O projeto de lei de Joaquim Nabuco abolindo a escravidão e a chamada Lei Saraiva que restringiu o voto
Coluna 134 - 24/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (21) - Ainda os efeitos da grande seca na Vila de S. Bento; o Ginásio Pernambucano em 1879
Coluna 133 - 17/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (20) - Os efeitos da grande seca em São Bento
Coluna 132 - 10/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (19) - A corrupçao na vida pública; o espírito empreendedor do barão de Mauá
Coluna 131 - 03/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (18) - A terrível seca dos três sete
Coluna 130 - 26/04/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (17) - A inauguração do palacete da rua da Aurora enquanto a febre amarela grassa em Pernambuco
Coluna 129 - 19/04/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (16) - A revolução nas comunicações e o desfecho da Questão Religiosa
Coluna 128 - 12/04/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (15) - Dom Vital e a Questão Religiosa
Coluna 127 - 05/04/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (14) - A Lei do Ventre Livre
Coluna 126 - 29/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (13) - A Guerra do Paraguai
Coluna 125 - 22/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (12) - A Guerra do Paraguai
Coluna 124 - 15/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (11)
Coluna 123 - 08/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (10)
Coluna 122 - 01/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (9)
Coluna 121 - 23/02/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (8)
Coluna 120 - 16/02/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (7)
Coluna 119 - 09/02/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (6)
Coluna 118 - 02/02/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (5)
Coluna 117 - 26/01/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (4)
Coluna 116 - 19/01/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (3)
Coluna 115 - 11/01/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (2) O Diario de Pernambuco na História do Brasil
Coluna 114 - 29/12/2007 - Pingos de história do Império Brasileiro (1) - A chegada ao Brasil da família imperial portuguesa
Coluna 113 - 22/12/2007 - A Bíblia, um livro de inúmeras histórias
Coluna 112 - 15/12/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (34)
Coluna 111 - 08/12/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (33)
Coluna 110 - 01/12/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (32)
Coluna 109 - 24/11/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (31)
Coluna 108 - 17/11/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (30)
Coluna 107 - 10/11/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (29)
Coluna 106 - 03/11/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (28)
Coluna 105 - 27/10/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (27)
Coluna 104 - 20/10/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (26)
Coluna 103 - 13/10/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (25)
Coluna 102 - 06/10/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (24)
Coluna 101 - 29/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (23)
Coluna 100 - 23/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (22)
Coluna 99 - 15/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (21)
Coluna 98 - 08/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (20)
Coluna 97 - 01/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (19)
Coluna 96 - 25/08/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (18)
Coluna 95 - 18/08/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (17)
Coluna 94 - 11/08/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (16)
Coluna 93 - 04/08/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (15)
Coluna 92 - 28/07/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (14)
Coluna 91 - 21/07/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (13)
Coluna 90 - 14/07/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (12)
Coluna 89 - 07/07/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (11)
Coluna 88 - 30/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (10)
Coluna 87 - 23/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (9)
Coluna 86 - 16/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (8)
Coluna 85 - 09/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (7)
Coluna 84 - 02/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (6)
Coluna 83 - 26/05/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (5)
Coluna 82 - 19/05/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (4)
Coluna 81 - 12/05/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (3)
Coluna 80 - 05/05/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (2)
Coluna 79 - 28/04/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (1)
Coluna 78 - 21/04/2007 - A Guarda Nacional da Vila e Município de São Bento
Coluna 77 - 14/04/2007 - Fatos & gente são-bentenses das décadas de 1930 e 1940
Coluna 76 - 07/04/2007 - Uma breve visita à nossa querida São Bento do Una
Coluna 75 - 31/03/2007 - Planejamento familiar no Brasil: uma necessidade inadiável
Coluna 74 - 24/03/2007 - Hoje, meio século de uma tragédia são-bentense
Coluna 73 - 17/03/2007 - "Eu vi o mundo... Ele começava no Recife"
Coluna 72 - 10/03/2007 - Reminiscências de um menino de São Bento (7)
Coluna 71 - 03/03/2007 - Um fazendeiro são-bentense do século XIX
Coluna 70 - 24/02/2007 - O Rio de Janeiro será sempre o Rio de Janeiro
Coluna 69 - 17/02/2007 - Gilvan Lemos, simplesmente um escritor
Coluna 68 - 10/02/2007 - A Great Western da minha meninice: uma pequena história
Coluna 67 - 03/02/2007 - A declaração universal dos direitos humanos
Coluna 66 - 27/01/2007 - A revolta da chibata
Coluna 65 - 20/01/2007 - A revolta da vacina
Coluna 64 - 13/01/2007 - Apolônio Sales, um estadista de grande valor
Coluna 63 - 06/01/2007 - 2006: Um ano de saldo positivo apesar do pouco crescimento econômico
Coluna 62 - 30/12/2006 - A "Batalha da Borracha", um episódio esquecido da história do Brasil
Coluna 61 - 23/12/2006 - Alguns suicidas famosos (2/2)
Coluna 60 - 16/12/2006 - Alguns suicidas famosos (1/2)
Coluna 59 - 09/12/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (16)
Coluna 58 - 02/12/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (15)
Coluna 57 - 25/11/2006 - Congresso Nacional perdulário, povo paupérrimo
Coluna 56 - 18/11/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (14)
Coluna 55 - 15/11/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (13)
Coluna 54 - 14/10/2006 - Modos de falar diferentes no Brasil e em Portugal (4/4)
Coluna 53 - 07/10/2006 - Modos de falar diferentes no Brasil e em Portugal (3/4)
Coluna 52 - 30/09/2006 - Modos de falar diferentes no Brasil e em Portugal (2/4)
Coluna 51 - 23/09/2006 - Modos de falar diferentes no Brasil e em Portugal (1/4)
Coluna 50 - 16/09/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (12)
Coluna 49 - 09/09/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (11)
Coluna 48 - 02/09/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (10)
Coluna 47 - 26/08/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (9)
Coluna 46 - 08/07/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (8)
Coluna 45 - 01/07/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (7)
Coluna 44 - 24/06/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (6)
Coluna 43 - 17/06/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (5)
Coluna 42 - 10/06/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (4)
Coluna 41 - 03/06/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (3)
Coluna 40 - 27/05/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (2)
Coluna 39 - 20/05/2006 - Reminiscências de um menino de São Bento (6)
Coluna 38 - 13/05/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (1)
Coluna 37 - 06/05/2006 - Reminiscências de um menino de São Bento (5)
Coluna 36 - 29/04/2006 - Os planetas e seus satélites
Coluna 35 - 22/04/2006 - As impropriedades do quotidiano do brasileiro (2)
Coluna 34 - 15/04/2006 - As impropriedades do quotidiano do brasileiro (1)
Coluna 33 - 08/04/2006 - Nome de rua não deve ser mudado
Coluna 32 - 01/04/2006 - Brasil, nova potência petrolífera mundial!
Coluna 31 - 25/03/2006 - Reminiscências de um menino de São Bento (4)
Coluna 30 - 18/03/2006 - Biodiesel: um combustível social e ecológico
Coluna 29 - 11/03/2006 - Os livros de Sebastião Cintra
Coluna 28 - 04/03/2006 - Um sábado sangrento no Recife
Coluna 27 - 25/02/2006 - O início do resgate da nossa dívida social
Coluna 26 - 18/02/2006 - Fim da pobreza mundial até 2015
Coluna 25 - 11/02/2006 - Reminiscências de um menino de São Bento (3)
Coluna 24 - 04/02/2006 - Aspectos gerais da lei de responsabilidade fiscal
Coluna 23 - 28/01/2006 - Pernambuco começa a sair da letargia
Coluna 22 - 21/01/2006 - Perfil demográfico no mundo rico
Coluna 21 - 14/01/2006 - Brasil, potência mundial em 2020
Coluna 20 - 07/01/2006 - Os gatunos da esperança
Coluna 19 - 31/12/2005 - Josué Severino, o mestre e a Banda Santa Cecília
Coluna 18 - 24/12/2005 - Reminiscências de um menino de São Bento (2)
Coluna 17 - 17/12/2005 - Pequenas idéias para o desenvolvimento de São Bento do Una
Coluna 16 - 10/12/2005 - Do Estado pouco ou nada espero
Coluna 15 - 04/12/2005 - A América do Sul e o nazismo
Coluna 14 - 27/11/2005 - A Venezuela bolivariana de hoje
Coluna 13 - 26/11/2005 - Reminiscências de um menino de São Bento (1)
Coluna 12 - 13/11/2005 - A crise argentina
Coluna 11 - 13/11/2005 - A saga de Delmiro Gouveia
Coluna 10 - 10/11/2005 - O velho na legislação brasileira
Coluna 9 - 31/10/2005 - O projeto São Francisco
Coluna 8 - 24/10/2005 - Correio eletrônico, maravilha do nosso tempo
Coluna 7 - 13/10/2005 - Um século sem presidente paulista
Coluna 6 - 09/10/2005 - O Grande Pronome 'Lhe' Morreu!
Coluna 5 - 29/09/2005 - Brasil 2005 - Uma Economia Mais Forte
Coluna 4 - 22/09/2005 - As Vestais da Moralidade Pública
Coluna 3 - 15/09/2005 - Mordomia & Nepotismo
Coluna 2 - 07/09/2005 - Tratamento de Excelência
Coluna 1 - 07/08/2005 - Hiroshima - uma covardia inominável


©2003-2024 - Portal São Bento do Una