Nublado a parcialmente nublado com chuva fraca

Máxima: 28 ºC
Mínima: 18 ºC

Navegando: Indisponível

Coluna 101: Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (23)
Publicada dia 29 de Setembro de 2007

Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (23)

Ao analista, parece não haver dúvida de que a penetração ao interior de Pernambuco se deu aos poucos, ou seja, à medida que a expansão dos canaviais se afastava da zona litorânea em busca de novas fronteiras, logo após a expulsão dos holandeses em 1654. Essa interiorização foi feita ao longo das ribeiras dos rios da sub-região que hoje conhecemos como o Agreste e tinha como objetivo primacial o desenvolvimento da pecuária para fornecer seus produtos ao Recife, Olinda  e às zonas açucareiras adjacentes, como a carne de sol, o queijo, a manteiga e as peles para a fabricação de selas e arreios.


Dentro deste contexto, a vocação são-bentense teria de ser necessariamente pela pecuária ou mesmo a agricultura de pequeno porte, destinada quase sempre a atender as necessidades da própria família, sendo que os eventuais excessos de produção eram trocados em face da escassez de moeda sonante naquele tempo. Assim, desde então, a vocação são-bentense foi toda dirigida a pecuária e, depois, a agricultura, desenvolvida no solo fértil das vazantes do rio Una e de seus vários afluentes.


Como é sabido, o município de S. Bento do Una localiza-se na porção central da região do Agreste na extremidade meridional do vale do Ipojuca. A área do município é de 511 km² ou algo em torno de 0,5% do território estadual. Seu território é drenado por dois importantes rios genuinamente pernambucanos: o Ipojuca e o Una. A bacia do rio Una abrange 471 km² da área municipal e a do Ipojuca apenas 40 km², servindo este de divisa com o município de Belo Jardim. Dos riachos são-bentenses, os mais importantes que pertencem à vertente do rio Ipojuca são o Liberalzinho e o Onça que, como se depreende, ficam na porção ocidente-setentrional do município.


O rio Una nasce na serra da Boa Vista em Capoeiras, em terras que pertenceram ao nosso município, e percorre 200 km até sua foz atlântica em Barreiros. Estudos mais recentes, embora não-oficiais, sustentam que as nascentes do rio Una estão no município de Caetés. Dentro do território municipal, seus principais afluentes são: pela margem direita: Jacuípe, Piranji, Chata, Olho d´Água dos Pombos e riacho Salobro, com 18 km de extensão e pela margem esquerda, o riacho Riachão e o Maracujá.


Os atuais limites do município de S. Bento são os seguintes: ao Norte, com Belo Jardim; ao Sul, com Lajedo, Jupi, Jucati e Capoeiras; a Leste, com Cachoeirinha e ao Oeste, com Salobro e Pesqueira. Em linha reta, S. Bento dista 171 km da capital do Estado e 214 km pelas rodovias PE-180 e BR-232.


O ponto mais alto do município fica a 650 metros acima do nível do mar. O clima é bem agradável, predominando condições atmosféricas que caracterizam um tipo climático subúmido. A temperatura média anual é de 23ºC. Os meses mais frios são: junho (21,1ºC), julho (21°C) e agosto (20,9ºC). Já os meses mais quentes são: janeiro (24,2ºC), fevereiro (24,6°C), março (24,4°C), novembro (24,4°C) e dezembro (24,6°C). Com essas temperaturas agradabilíssimas, este fato nunca chamou a atenção das autoridades e dos investidores como local de veraneio e de descanso o que é uma pena. Quantos empregos seriam criados com o desenvolvimento do turismo desse tipo? O inverno são-bentense é gostoso em vista das temperaturas amenas que se comparam as de Petrópolis, Nova Friburgo, Triunfo, Garanhuns e Gravatá. Poder-se-ia até desenvolver o turismo rural nas fazendas mais organizadas onde o visitante pudesse conviver um pouco com a vida campestre. Turismo rural com a boa alimentação típica da região e oferecendo acomodações simples, porém limpas e aconchegantes, seria algo garantidor de salário e renda  e mais impostos para o município.


A vegetação são-bentense é típica da caatinga, onde predominam os cactáceos e as bromeliáceas, como o mandacaru, facheiro, faveleiro, avelós, xiquexique e algumas espécies de maior porte como a jurema e a algaroba.


Uma quadra muito interessante, de autoria desconhecida, é a que diz o seguinte:


"Poço Doce é sítio velho,

São Bento é mais antigo;

Mas, São Bento para ser santo,

Na Santa Cruz foi remido."


Os historiadores interpretam que Poço Doce teria sido o nome antigo da fazenda Santa Cruz, bem próxima ao rio Una. Na fazenda São Bento existia um oratório privado onde o padre José Rodrigues Valença, filho de seu proprietário do mesmo nome, celebrava missas e fazia batizados, casamentos e demais atividades que atraiu muita gente, dando início ao arruado. Em 1832, devido à Cabanada, vaqueiros com as famílias, acampados nas matas de Panelas de Miranda, atual Panelas, emigraram para Santa Cruz. Aí se fixaram construindo casas e provocando o desenvolvimento do lugarejo com a instituição de uma feira. A título de curiosidade, a Cabanagem foi uma insurreição popular de caráter político conservador, iniciada em Pernambuco no ano de 1832, logo após a volta de Pedro I a Portugal. Essa insurreição foi totalmente sufocada em 1836.


Evolução Populacional de São Bento do Una

Série histórica 1872 a 1960

 











Anos           1872      1890       1920           1940             1950             1960



 



Total            12.239     7.880     20.700        29.918           53.545        57.708

Distrito-sede ....       . .......         11.000       15.204            29.323        29.676

Cachoeirinha ....       ..........          4.799         3.588             6.073          6.859

Capoeiras... ......       ..........         4.901         6 646            11.431        11.953

Retiro................ ...........    .          .........        4.480           ...........          ........

Cabanas.............        .........          .........          ..........           6.718         5.015

Espírito Santo... .......  .......           .........           ..........           ..........        4.205












Notas explicativas: 1) Nos censos de 1872 e 1890, a vila de São Bento não possuía distritos; 2) O distrito de Cachoeirinha foi criado em 1892; 3) O distrito de  Capoeiras foi criado em 1901;  4) O distrito de Retiro foi criado em 1927;  5) O distrito de Retiro teve seu nome mudado para Cabanas a partir de 1944; 6) O distrito do Espírito Santo foi criado em 1957, com parte de terras do então distrito de Cachoeirinha; 7) No final de 1958, o distrito de Cachoeirinha foi elevado à categoria de cidade, levando consigo o distrito de Cabanas; 8) No festival de criação de mais de seis dezenas de municípios  no final de 1963, Capoeiras foi elevada à categoria de cidade e 9) No censo de 1960, o IBGE contou os habitantes da Cachoeirinha dentro do município de São. Bento.



Achamos por bem republicar o mapa acima em razão de, em ensaio anterior, ter sido feita sem a devida configuração tabular, ao tempo em que aproveitamos para repetir e fazer algumas outras considerações a respeito do que sugerem números. A contagem da população brasileira nos primeiros recenseamentos deve ter sido feita de maneira precária em razão de a população, do interior, ser rarefeita. Não obstante tal fato, é possível ao analista verificar o seguinte com respeito à população de São Bento. Note-se que a grande seca de 1877 fez com que a nossa população diminuísse acentuadamente, não só em virtude das mortes por fome e sede como também em face da fuga desenfreada para outras regiões especialmente para a Zona da Mata e o litoral da então província.


Em relação à população total de São Bento, nota o grande incremento populacional havido entre os censos de 1940 e 1950. Entre 1950 e 1960, o crescimento população foi ínfimo, devido principalmente às correntes migratórias em direção à capital do Estado, ao Sudeste e ao Centro-Oeste brasileiro, neste caso representado pela nova capital que surgia sedenta de mão-de-obra, especialmente a não-qualificada. 


Também é digna de registro a debandada havida no distrito-sede (São Bento) entre os anos 1950 e 1960, sendo que o crescimento vegetativo da população praticamente se igualou com a saída de são-bentenses em busca de melhores oportunidades de estudo e de trabalho principalmente.


Entre os censos dos anos de 1940 e 1950 houve um crescimento excepcional da população total do município, ou seja, incríveis 79%. Isto, talvez, se verificou em virtude de algum erro de contagem, mas deve-se levar em consideração, como ponto forte do aumento populacional, os anos difíceis e incertos da Segunda Guerra Mundial, quando a migração para o novo Eldorado brasileiro, São Paulo, arrefeceu de modo significativo.


Outro fato interessante é que a população de São Bento do Una em 1960, incluindo Cachoeirinha e Capoeiras, era de 57.708 habitantes. O último censo do IBGE ocorrido no ano de 2000 contabilizou em São Bento um pouco mais de 47 mil habitantes, fato que indica que em quarenta anos não conseguimos repor a população que tínhamos quando os municípios de Cachoeirinha e de Capoeiras eram simples distritos nossos.


...


De tudo o que vimos anteriormente, dá para perceber que o município de São Bento do Una possui, na atualidade, apenas dois distritos. O 1º distrito de São Bento do Una é a sede municipal e o 2° distrito é o do Espírito Santo que, conforme já vimos, foi criado pela Lei Municipal n. 409, de 18 de maio de 1957. O distrito do Espírito Santo não possui povoados ou subdistritos. Por outro lado, o distrito-sede, aos que sabemos, possui três povoados: Jurubeba e Pimenta, que distam 18 quilômetros da sede municipal e Queimada Grande a 12 quilômetros.


Como pontos de interesse típicos, S. Bento tem:


1)      A lagoa da Pedra que fica a 15 quilômetros da sede, sendo alcançado por estrada municipal. Consta que em 1946 foi realizada pesquisa de natureza arqueológica, detectando-se a existência de ossos de animais pré-históricos da família "mastodon giganteum";


2)      A Serra do Grongonzo que fica a um quilômetro a sudoeste da cidade, com 600 metros de altitude, onde existem ruínas de um antigo cruzeiro erigido no início do século XX;


3)      A Serra do Gado Bravo, distante nove quilômetros do centro de São Bento. Fica a leste de cidade, sendo alcançada pela estrada municipal que demanda ao distrito do Espírito Santo. Sua altitude é em torno de 350 metros. Na região, localiza-se o arruado quilombola do Gado Bravo que há pouco tempo recebeu eletricidade em suas casas, dentro do programa federal "Luz para Todos";


4)      A Serra da Jurubeba, localizada a oeste da cidade e distante 15 quilômetros do centro. Sua altitude é de 800 metros.


5)       O Rio Una, que fica a cerca de 400 metros da sede e caracteriza-se por ser de regime temporário, hoje, vergonhosamente, bastante degradado;


6)      Museu da cidade, fundado em 1973. Possui no seu acervo o estandarte de São Bento, datado de 1914, a túnica que pertenceu ao primeiro general nascido na cidade, João Augusto de Siqueira, uma corrente de escravos, uma espada, uma patente e o termo de compromisso de oficial da Guarda Nacional deste município, datada de 1915.


7)      A Igreja Matriz, em estilo colonial do século XIX, construída pelo padre cearense Antônio Alves de Carvalho, primeiro pároco são-bentense, que comandou a freguesia por quase duas décadas;


8)      Sobrado da Praça Cônego João Rodrigues de Melo n. 40, construído no início do século passado, com janelas em arcos e os azulejos portugueses que decoram a parte superior;


9)      Festa de Santa Cecília, tradicional evento organizado pela família Siqueira, em que a grande atração era a Banda de Musical, de 15 a 25 de novembro. Novenário seguido sempre de retretas, barraquinhas com comidas típicas e parque de diversões.


10)  Corrida da galinha que ocorre nos meses de julho de cada ano e que atrai muitos visitantes;


11)  A tradicional Festa de Reis em que reúne grande quantidade de visitantes e de são-bentenses moradores em outros lugares.


A propósito da nossa colina-símbolo do nosso município, o "Dicionário Corográfico, Histórico e Estatístico de Pernambuco", volume 1, de 1908, de autoria de Sebastião de Vasconcelos Galvão, reeditado pela Companhia Editora de Pernambuco em 2007, em edição fac-similar, graças aos esforços do historiador Leonardo Dantas Silva, diz o seguinte:


"Grongonzo – morro – Situado no município de S. Bento, ao sudoeste da cidade deste nome com a forma redonda. A imaginação popular, sempre fértil de lendas, considera como fantástico o cimo de semelhante morro, pois que acrescentam os crédulos, ali se encontra às vezes um grande lago, que desaparece depois, não sendo possível à mesma pessoa vê-lo duas vezes na vida. Além disso, crêem que nesse grande lago há não só riquezas colossais, como grandes tesouros ocultos".


E isso aí, gente. Por hoje é só.


...



Paara elogios, críticas e atualização dos eventos são-bentenses, não tenha receio de entrar em contato com o autor pelo e-mail: orlandocalado@yahoo.com.br



Para ver fotos de S. Bento e de pessoas da cidade, acesse www.orlandocalado.flogbrasil.terra.com.br. 



 

Pau Amarelo PE 29 de setembro de 2007

Orlando Calado é bacharel em direito.


Colunas anteriores:

Coluna 245 - 10/05/2017 - Pleito de gratidão a Dirceu e Ludgero
Coluna 244 - 14/04/2017 - Historia Municipal - A morte do mesário eleitoral
Coluna 243 - 13/02/2017 - Treze anos sem Sebastião Soares Cintra
Coluna 242 - 27/01/2017 - Injustiça imperdoável
Coluna 241 - 22/01/2017 - Sem memória não há História
Coluna 240 - 18/12/2016 - Felipe Manso, o prefeito que não foi
Coluna 239 - 05/12/2016 - Osvaldo Maciel, um grande Homem
Coluna 238 - 30/11/2016 - O Açude do Doutor Olavo
Coluna 237 - 24/11/2016 - São Bento, vida política e administrativa em 1930
Coluna 236 - 20/06/2016 - Cadê as coisas que deixei?
Coluna 235 - 14/06/2016 - O Sindicato Pastoril de S. Bento, um avanço para a época
Coluna 234 - 07/06/2016 - Esmeraldino Bandeira, um esquecido na nossa História
Coluna 233 - 05/06/2016 - Tributo ao prefeito Manoel Cândido, de São Bento
Coluna 232 - 29/05/2016 - Agamenon Magalhães e São Bento do Una
Coluna 231 - 11/09/2015 - As meretrizes da São Bento dos velhos tempos
Coluna 230 - 30/04/2015 - Por que nossa data magna municipal é o 30 de abril?
Coluna 229 - 06/02/2015 - Rodolfo Paiva, um são-bentense honorário
Coluna 228 - 03/01/2015 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (6)
Coluna 227 - 02/01/2015 - Monsenhor José de Anchieta Callou
Coluna 226 - 27/12/2014 - Padre Joaquim Alfredo, um mártir
Coluna 225 - 19/09/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (5)
Coluna 224 - 29/07/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (4)
Coluna 223 - 15/07/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (3)
Coluna 222 - 23/06/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (2)
Coluna 221 - 05/06/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (1)
Coluna 220 - 15/05/2014 - Uma pena: Clávio de Melo Valença nos deixou
Coluna 219 - 13/05/2014 - O que foi feito de nossas coisas antigas? Cadê?
Coluna 218 - 12/05/2014 - Zé Bico e Beni, dois são-bentenses notáveis
Coluna 217 - 09/04/2014 - Cícero Romão Batista, o santo do Nordeste do Brasil
Coluna 216 - 17/10/2013 - É hora de o político abrir os olhos
Coluna 215 - 02/10/2013 - A elite reacionária de ontem, de hoje e de sempre
Coluna 214 - 06/09/2013 - Custa caro um deputado federal pernambucano
Coluna 213 - 18/07/2013 - É duro ser um brasileiro comum, pagador de impostos
Coluna 212 - 14/07/2013 - Considerações várias sobre uma pequena cidade
Coluna 211 - 29/06/2013 - Lêucio Mota, estadista são-bentense do Una
Coluna 210 - 27/06/2013 - Nobre é a missão do professor
Coluna 209 - 21/06/2013 - Este País parece que não tem jeito mesmo
Coluna 208 - 16/06/2013 - Apolônio Sales, estadista brasileiro, o homem que tirou o Nordeste das trevas
Coluna 207 - 06/06/2013 - Registro histórico da posse de Gilvan Lemos na APL
Coluna 206 - 14/05/2013 - A grande seca de 2013
Coluna 205 - 06/05/2013 - Quebra de sigilo bancário
Coluna 204 - 30/04/2013 - Datas notáveis de São Bento do Una, edição revista e ampliada
Coluna 203 - 26/04/2013 - E as bombas da maratona de Boston?
Coluna 202 - 16/01/2012 - Enaltecendo São Bento e a Festa dos Santos Reis
Coluna 201 - 30/04/2011 - São Bento do Una: 151 anos de governo próprio
Coluna 200 - 05/04/2011 - Padre João Rodrigues, o semeador de templos
Coluna 199 - 15/10/2010 - O espírito pioneiro são-bentense do Una (1)
Coluna 198 - 22/07/2010 - Jackson do Pandeiro, o ritmista virtuoso
Coluna 197 - 13/04/2010 - Datas notáveis de S. Bento do Una desde os primórdios ao centenário de sua emancipação política em 1960
Coluna 196 - 28/02/2010 - Legado à posteridade
Coluna 195 - 22/01/2010 - Considerações finais a respeito do Governo Provisório da República de 1889
Coluna 194 - 30/12/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (37) (Fim da Série)
Coluna 193 - 20/12/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (36)
Coluna 192 - 09/12/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (35)
Coluna 191 - 02/12/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (34)
Coluna 190 - 25/11/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (33)
Coluna 189 - 18/11/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (32)
Coluna 188 - 11/11/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (31)
Coluna 187 - 04/11/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (30)
Coluna 186 - 27/10/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (29)
Coluna 185 - 21/10/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (28)
Coluna 184 - 14/10/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (27)
Coluna 183 - 07/10/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (26)
Coluna 182 - 30/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (25)
Coluna 181 - 23/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (24)
Coluna 180 - 16/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (23)
Coluna 179 - 09/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (22)
Coluna 178 - 02/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (21)
Coluna 177 - 26/08/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (20)
Coluna 176 - 19/08/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (19)
Coluna 175 - 12/08/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (18)
Coluna 174 - 05/08/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (17)
Coluna 173 - 29/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (16)
Coluna 172 - 22/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (15)
Coluna 171 - 16/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (14)
Coluna 170 - 08/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (13)
Coluna 169 - 01/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (12)
Coluna 168 - 25/06/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (11)
Coluna 167 - 17/06/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (10)
Coluna 166 - 09/06/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (9)
Coluna 165 - 27/05/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (8)
Coluna 164 - 17/05/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (7)
Coluna 163 - 29/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (6)
Coluna 162 - 22/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (5)
Coluna 161 - 15/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (4)
Coluna 160 - 08/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (3)
Coluna 159 - 01/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (2)
Coluna 158 - 21/03/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (1)
Coluna 157 - 25/02/2009 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (14) (final da série)
Coluna 156 - 22/11/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (13)
Coluna 155 - 08/11/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (12)
Coluna 154 - 25/10/2008 - S.Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (11)
Coluna 153 - 18/10/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (10)
Coluna 152 - 11/10/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (9)
Coluna 151 - 27/09/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (8)
Coluna 150 - 20/09/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (7)
Coluna 149 - 13/09/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (6)
Coluna 148 - 06/09/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (5)
Coluna 147 - 30/08/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (4)
Coluna 146 - 24/08/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (3)
Coluna 145 - 16/08/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (2)
Coluna 144 - 09/08/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (1)
Coluna 143 - 02/08/2008 - O presídio de Fernando de Noronha e seu regime jurídico no final do Império (3/3)
Coluna 142 - 19/07/2008 - O presídio de Fernando de Noronha e seu regime jurídico no final do Império (2/3)
Coluna 141 - 12/07/2008 - O presídio de Fernando de Noronha e seu regime jurídico no final do Império (1/3)
Coluna 140 - 05/07/2008 - As comarcas de Pernambuco, do Sertão e do Rio de S. Francisco e a separação da última da província de Pernambuco
Coluna 139 - 28/06/2008 - A extraordinária figura de Dom João VI, primeiro e único rei do Brasil
Coluna 138 - 21/06/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (25) - O trabalho servil e as suas conseqüências danosas que fazem do Brasil um país de povo pobre
Coluna 137 - 14/06/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (24) - A abolição da escravatura no Ceará, a povoação de Boa Viagem do Recife entre outros assuntos
Coluna 136 - 07/06/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (23) - A crise no abastecimento de água no Recife. Relatório do governo: as chuvas diminuem a bandidagem
Coluna 135 - 31/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (22) - O projeto de lei de Joaquim Nabuco abolindo a escravidão e a chamada Lei Saraiva que restringiu o voto
Coluna 134 - 24/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (21) - Ainda os efeitos da grande seca na Vila de S. Bento; o Ginásio Pernambucano em 1879
Coluna 133 - 17/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (20) - Os efeitos da grande seca em São Bento
Coluna 132 - 10/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (19) - A corrupçao na vida pública; o espírito empreendedor do barão de Mauá
Coluna 131 - 03/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (18) - A terrível seca dos três sete
Coluna 130 - 26/04/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (17) - A inauguração do palacete da rua da Aurora enquanto a febre amarela grassa em Pernambuco
Coluna 129 - 19/04/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (16) - A revolução nas comunicações e o desfecho da Questão Religiosa
Coluna 128 - 12/04/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (15) - Dom Vital e a Questão Religiosa
Coluna 127 - 05/04/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (14) - A Lei do Ventre Livre
Coluna 126 - 29/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (13) - A Guerra do Paraguai
Coluna 125 - 22/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (12) - A Guerra do Paraguai
Coluna 124 - 15/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (11)
Coluna 123 - 08/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (10)
Coluna 122 - 01/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (9)
Coluna 121 - 23/02/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (8)
Coluna 120 - 16/02/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (7)
Coluna 119 - 09/02/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (6)
Coluna 118 - 02/02/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (5)
Coluna 117 - 26/01/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (4)
Coluna 116 - 19/01/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (3)
Coluna 115 - 11/01/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (2) O Diario de Pernambuco na História do Brasil
Coluna 114 - 29/12/2007 - Pingos de história do Império Brasileiro (1) - A chegada ao Brasil da família imperial portuguesa
Coluna 113 - 22/12/2007 - A Bíblia, um livro de inúmeras histórias
Coluna 112 - 15/12/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (34)
Coluna 111 - 08/12/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (33)
Coluna 110 - 01/12/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (32)
Coluna 109 - 24/11/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (31)
Coluna 108 - 17/11/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (30)
Coluna 107 - 10/11/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (29)
Coluna 106 - 03/11/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (28)
Coluna 105 - 27/10/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (27)
Coluna 104 - 20/10/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (26)
Coluna 103 - 13/10/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (25)
Coluna 102 - 06/10/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (24)
Coluna 101 - 29/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (23)
Coluna 100 - 23/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (22)
Coluna 99 - 15/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (21)
Coluna 98 - 08/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (20)
Coluna 97 - 01/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (19)
Coluna 96 - 25/08/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (18)
Coluna 95 - 18/08/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (17)
Coluna 94 - 11/08/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (16)
Coluna 93 - 04/08/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (15)
Coluna 92 - 28/07/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (14)
Coluna 91 - 21/07/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (13)
Coluna 90 - 14/07/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (12)
Coluna 89 - 07/07/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (11)
Coluna 88 - 30/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (10)
Coluna 87 - 23/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (9)
Coluna 86 - 16/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (8)
Coluna 85 - 09/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (7)
Coluna 84 - 02/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (6)
Coluna 83 - 26/05/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (5)
Coluna 82 - 19/05/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (4)
Coluna 81 - 12/05/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (3)
Coluna 80 - 05/05/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (2)
Coluna 79 - 28/04/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (1)
Coluna 78 - 21/04/2007 - A Guarda Nacional da Vila e Município de São Bento
Coluna 77 - 14/04/2007 - Fatos & gente são-bentenses das décadas de 1930 e 1940
Coluna 76 - 07/04/2007 - Uma breve visita à nossa querida São Bento do Una
Coluna 75 - 31/03/2007 - Planejamento familiar no Brasil: uma necessidade inadiável
Coluna 74 - 24/03/2007 - Hoje, meio século de uma tragédia são-bentense
Coluna 73 - 17/03/2007 - "Eu vi o mundo... Ele começava no Recife"
Coluna 72 - 10/03/2007 - Reminiscências de um menino de São Bento (7)
Coluna 71 - 03/03/2007 - Um fazendeiro são-bentense do século XIX
Coluna 70 - 24/02/2007 - O Rio de Janeiro será sempre o Rio de Janeiro
Coluna 69 - 17/02/2007 - Gilvan Lemos, simplesmente um escritor
Coluna 68 - 10/02/2007 - A Great Western da minha meninice: uma pequena história
Coluna 67 - 03/02/2007 - A declaração universal dos direitos humanos
Coluna 66 - 27/01/2007 - A revolta da chibata
Coluna 65 - 20/01/2007 - A revolta da vacina
Coluna 64 - 13/01/2007 - Apolônio Sales, um estadista de grande valor
Coluna 63 - 06/01/2007 - 2006: Um ano de saldo positivo apesar do pouco crescimento econômico
Coluna 62 - 30/12/2006 - A "Batalha da Borracha", um episódio esquecido da história do Brasil
Coluna 61 - 23/12/2006 - Alguns suicidas famosos (2/2)
Coluna 60 - 16/12/2006 - Alguns suicidas famosos (1/2)
Coluna 59 - 09/12/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (16)
Coluna 58 - 02/12/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (15)
Coluna 57 - 25/11/2006 - Congresso Nacional perdulário, povo paupérrimo
Coluna 56 - 18/11/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (14)
Coluna 55 - 15/11/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (13)
Coluna 54 - 14/10/2006 - Modos de falar diferentes no Brasil e em Portugal (4/4)
Coluna 53 - 07/10/2006 - Modos de falar diferentes no Brasil e em Portugal (3/4)
Coluna 52 - 30/09/2006 - Modos de falar diferentes no Brasil e em Portugal (2/4)
Coluna 51 - 23/09/2006 - Modos de falar diferentes no Brasil e em Portugal (1/4)
Coluna 50 - 16/09/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (12)
Coluna 49 - 09/09/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (11)
Coluna 48 - 02/09/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (10)
Coluna 47 - 26/08/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (9)
Coluna 46 - 08/07/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (8)
Coluna 45 - 01/07/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (7)
Coluna 44 - 24/06/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (6)
Coluna 43 - 17/06/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (5)
Coluna 42 - 10/06/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (4)
Coluna 41 - 03/06/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (3)
Coluna 40 - 27/05/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (2)
Coluna 39 - 20/05/2006 - Reminiscências de um menino de São Bento (6)
Coluna 38 - 13/05/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (1)
Coluna 37 - 06/05/2006 - Reminiscências de um menino de São Bento (5)
Coluna 36 - 29/04/2006 - Os planetas e seus satélites
Coluna 35 - 22/04/2006 - As impropriedades do quotidiano do brasileiro (2)
Coluna 34 - 15/04/2006 - As impropriedades do quotidiano do brasileiro (1)
Coluna 33 - 08/04/2006 - Nome de rua não deve ser mudado
Coluna 32 - 01/04/2006 - Brasil, nova potência petrolífera mundial!
Coluna 31 - 25/03/2006 - Reminiscências de um menino de São Bento (4)
Coluna 30 - 18/03/2006 - Biodiesel: um combustível social e ecológico
Coluna 29 - 11/03/2006 - Os livros de Sebastião Cintra
Coluna 28 - 04/03/2006 - Um sábado sangrento no Recife
Coluna 27 - 25/02/2006 - O início do resgate da nossa dívida social
Coluna 26 - 18/02/2006 - Fim da pobreza mundial até 2015
Coluna 25 - 11/02/2006 - Reminiscências de um menino de São Bento (3)
Coluna 24 - 04/02/2006 - Aspectos gerais da lei de responsabilidade fiscal
Coluna 23 - 28/01/2006 - Pernambuco começa a sair da letargia
Coluna 22 - 21/01/2006 - Perfil demográfico no mundo rico
Coluna 21 - 14/01/2006 - Brasil, potência mundial em 2020
Coluna 20 - 07/01/2006 - Os gatunos da esperança
Coluna 19 - 31/12/2005 - Josué Severino, o mestre e a Banda Santa Cecília
Coluna 18 - 24/12/2005 - Reminiscências de um menino de São Bento (2)
Coluna 17 - 17/12/2005 - Pequenas idéias para o desenvolvimento de São Bento do Una
Coluna 16 - 10/12/2005 - Do Estado pouco ou nada espero
Coluna 15 - 04/12/2005 - A América do Sul e o nazismo
Coluna 14 - 27/11/2005 - A Venezuela bolivariana de hoje
Coluna 13 - 26/11/2005 - Reminiscências de um menino de São Bento (1)
Coluna 12 - 13/11/2005 - A crise argentina
Coluna 11 - 13/11/2005 - A saga de Delmiro Gouveia
Coluna 10 - 10/11/2005 - O velho na legislação brasileira
Coluna 9 - 31/10/2005 - O projeto São Francisco
Coluna 8 - 24/10/2005 - Correio eletrônico, maravilha do nosso tempo
Coluna 7 - 13/10/2005 - Um século sem presidente paulista
Coluna 6 - 09/10/2005 - O Grande Pronome 'Lhe' Morreu!
Coluna 5 - 29/09/2005 - Brasil 2005 - Uma Economia Mais Forte
Coluna 4 - 22/09/2005 - As Vestais da Moralidade Pública
Coluna 3 - 15/09/2005 - Mordomia & Nepotismo
Coluna 2 - 07/09/2005 - Tratamento de Excelência
Coluna 1 - 07/08/2005 - Hiroshima - uma covardia inominável


©2003-2017 - Portal São Bento do Una