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Coluna 122: Pingos de história do Império Brasileiro (9)
Publicada dia 01 de Março de 2008

Pingos de história do Império Brasileiro (9)

No dia oito de fevereiro de 1858, a Província de Pernambuco entrava literalmente nos trilhos. As folhas editadas no Recife anunciaram a boa nova com horários de partida e de chegada dos três. O presidente da Província, Sérgio Teixeira de Macedo, inaugurava, solenemente, o primeiro trecho da Estrada de Ferro Recife-São Francisco num percurso de 31,5 quilômetros entre a estação das Cinco Pontas, na capital, e a então Vila do Cabo, hoje cidade do Cabo de Santo Agostinho. Pelo nome da ferrovia dá para perceber que a intenção dos idealizadores era que os trilhos chegassem até a cachoeira de Paulo Afonso, porém esse sonho não passou da localidade de Una, hoje conhecida como Palmares. Para o nosso orgulho bairrista a ferrovia em tela foi a segunda a ser implantada no Brasil. Era uma novidade boa, no entanto como o povo era pobre tornou-se necessária a criação de vagões de terceira classe não só nessa ferrovia como nas que viriam a ser construidas para abrigar essa gente de poucos vinténs.


A estrada de ferro foi construída pelos ingleses da Great Western em bitola de 1,60 m. Como dissemos antes, a estrada não chegou ao seu destino, porém ajudou a desenvolver as cidades por onde os trilhos passaram, transportando pessoas, açúcar, álcool, animais e demais produtos da região. A viagem inaugural durou meia-hora e contou com mais de 400 passageiros, recebidos efusivamente com inúmeras salvas de fogos. Gente de diversas localidades acorreram à vila do Cabo para ver o portentoso monstro de metal, todo embandeirado. No primeiro vagão, estavam as autoridades civis, militares e eclesiásticas, tendo a frente o presidente da Província, Sérgio Teixeira de Macedo, um carioca filho de pernambucanos, formado pela Academia de Direito de Olinda e diplomata de elevados méritos, tendo servido em Paris, Lisboa, Roma, Turim, Viena e Washington.


Não demorou muito e começaram as reclamações do serviço e do preço das passagens. E o Diário de Pernambuco, exercendo o seu papel de defensor das reivindicações populares, transcreveu o protesto de um usuário chamado José da Silva Guimarães em 1º de julho de 1858: "Que benefício tem trazido a estrada de ferro? A via férrea só dá trânsito ao rico, porque o pobre, ainda mesmo para viajar na terceira classe, tem de pagar três mil réis, que é mais do que o salário de um portador, para ir do Cabo ao Recife; e os vagões da terceira classe são tais que foram feitos e apropriados para conduzir animais. Ora, a terra é de gente pobre; a conseqüência é que sendo a estrada de ferro para os pobres, poucos se aproveitam desse benefício". Naquele tempo ainda não havia a seção "cartas dos leitores" e o Diário publicou o protesto na seção "Comunicado".


As companhias estrangeiras, especialmente as inglesas, só começaram a se interessar em construir e explorar estradas de ferro no Brasil a partir da publicação da lei n. 641, de 26 de julho de 1852. A lei oferecia isenções de impostos e garantia de juros sobre o capital investido. De notar, porém, que a primeira linha férrea construída no Brasil foi por iniciativa de Irineu Evangelista de Souza, o famoso barão de Mauá. A inauguração se deu em 30 de abril de 1854, com a presença do imperador dom Pedro II, um entusiasta das novidades tecnológicas. O monarca fez questão de percorrer os 14,5 quilômetros, entre o Rio e Petrópolis, a bordo da locomotiva "Baronesa".


Ainda em 1858, o Diário publicou este interessante anúncio: "Casa de Banhos do Pátio do Carmo – Neste estabelecimento de tão grande utilidade, haverá todos os dias desde as 6 horas da manhã até as 10 ou 11 horas da noite banhos frios simples de água corrente da Companhia Beberibe, ditos aromáticos, ditos de choque e chuviscos, banhos mornos simples e aromáticos, assim como banhos medicinais sulfurosos e salgados, vindos de Paris, das mui acreditadas farmácias de Mês. Sarband, Vauquelin e Pellettier Pai & Filhos. Chamamos a atenção dos Ilmos. Srs. Drs. em medicina para este estabelecimento, que poderá facilitar-lhes algumas curas importantes. Há lugar reservado e comodamente separado para as famílias".


A propósito de casa de banho, na nossa São Bento dos anos 50 do século passado, havia não uma casa de banho com as diversas modalidades de banho, mas os banheiros de chuveiro de dona Ernestina, bem próximo ao ex-açude do Doutor, de onde provinha a água barrenta. Nos sítios, os banhos de água doce eram de cuia nas proximidades dos barreiros ou nas águas empoçadas e salobras do rio Una ou, então,  no barreiro dos bichos onde também se lavava roupa. O banho era semanal, geralmente às sextas-feiras para ir a feira do sábado. Quando se chegava da labuta agropecuária, as pessoas mais finas lavavam os pés em gamelas de mulungu. Era comum o uso do sabonete "Dorly" e da raspa de juá para escovar os dentes. Os mais afortunados escovavam os dentes com a ardente pasta "Collipe", de saudosa memória, que de fato clareava mais os dentes do que os atuais dentifrícios.  Para atenuar os suores, num tempo onde o desodorante era passar limão nas axilas, os matutos apreciavam aqueles extratos "made in Belo Jardim" e vendidos nas feiras. Também, a partir de 1950, os moradores de São Bento começaram a construir banheiros com chuveiros que tornavam o banho mais confortável e com menos gasto de água, da qual a nossa terra sempre foi tão carente.


Feitas estas pequenas observações, prossigamos com os acontecimentos do ano de 1859, com destaque para a visita do imperador dom Pedro II a Pernambuco no dia 28 e novembro. O Diário convocou os pernambucanos para receber o monarca que desembarcaria no início da manhã no porto do Recife, com grande comitiva para uma estada de mais de duas semanas, percorrendo várias cidades.


Dizia o periódico naquela oportunidade: "Corramos, entoemos nossos cantos patrióticos, manifestemos nosso júbilo, enchamos o espaço com nossas verdadeiras e espontâneas aclamações ao mais ilustre e magnânimo dos monarcas, cubram elas o estrondo dos canhões, o atroar das bombas e foguetes, e demonstrem ao mundo todo o nosso entusiasmo pela honrosa visita de imorredoura memória que agora recebemos". O jornal publicou no dia seguinte que cerca de 40 mil pessoas estiveram no porto para aplaudir o jovem imperador. E continuava: "O porto e a cidade estavam vestidos de gala. No porto todas as embarcações embandeiraram-se; e na cidade, as ruas por onde devia passar o préstito imperial achavam-se apinhadas de junco e de folhas aromáticas, e as janelas decoradas de colchas de damasco".


Na programação do primeiro dia, um "Te-Deum" presidido pelo cônego Pinto de Campos. Depois, Dom Pedro dirigiu-se ao paço imperial, "caminhando com extrema dificuldade por causa da multidão que estava apinhada nas ruas por onde devia passa o préstito e obstruía o caminho".  Já no paço, o imperador recebeu a saudação de 120 meninas de diversas escolas, todas vestidas de branco. À noite, a cidade permaneceu iluminada por causa da ilustre visita. O chefe de polícia, Tristão de Alencar Capibaribe, em ofício ao Diário registrou que nenhuma prisão havia sido efetuada por ocasião do desembarque do imperador no Recife. Na estimativa da autoridade policial, 80 mil pessoas foram às ruas para ver dom Pedro II. Enquanto esteve no Recife de Pernambuco, a família imperial esteve hospedada no palácio do governo, cuja construção foi concluída em 1841. Tanto o palácio quando o terreno em seu redor recebeu nome de "Campo das Princesas" depois da passagem das filhas do imperador que brincaram nos seus jardins.


No dia seguinte ao da chegada do imperador, o Diário publicou a poesia que se segue:


 


"Juremos, Pernambucanos,


Em honra da pátria amada,


Ser sempre fiéis vassalos


Da monarquia adorada.


As virtudes que ornamentam


Nosso Augusto Imperador,


Um porvir feliz garantem,


São nosso sacro penhor


Bendito seja esse solo


Da Veneza Americana,


Que hoje contempla as graças


Da excelsa soberana!


Jubilosos exultemos


Ovações cheias de glória,


Quão entusiasmo transportem


Às páginas da nossa história.


Que passe de um pólo a outro,


Que espalhem pelo mundo,


O amor, que nosso povo


Consagra a Pedro Segundo."


 


...


 


Por hoje é só. Narramos, pois, dois fatos interessantes ligados à nossa história: a inauguração do trecho inicial de Cinco Pontas, no Recife, à vila do Cabo, da Ferrovia Recife a São Francisco (1858) e a visita do imperador dom Pedro II e família a Pernambuco (1859). O imperador visitou outras cidades pernambucanas além do Recife, porém só com uma pesquisa nesse sentido poderemos descobrir quais os lugares do interior que tiveram o privilégio de receber e hospedar tão ilustre personalidade.


 


 


...


 


Notas:


1)      Para entrar em contato com o autor, utilize o e-mail [email protected] e terá resposta.


2)      Para ver centenas de fotos antigas e recentes de São Bento e de sua gente, acesse o nosso flog: www.orlandocalado.flogbrasil.terra.com.br e deixe o seu comentário.


 


 


 

Pau Amarelo PE 1º de março de 2008

Orlando Calado é bacharel em direito.


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Coluna 64 - 13/01/2007 - Apolônio Sales, um estadista de grande valor
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Coluna 4 - 22/09/2005 - As Vestais da Moralidade Pública
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Coluna 2 - 07/09/2005 - Tratamento de Excelência
Coluna 1 - 07/08/2005 - Hiroshima - uma covardia inominável


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