Nublado a parcialmente nublado

Máxima: 26 ºC
Mínima: 18 ºC

Navegando: Indisponível

Coluna 98: Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (20)
Publicada dia 08 de Setembro de 2007

Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (20)

Uma pergunta sempre nos perseguiu durante décadas: quando, afinal de contas, nossa cidade de S. Bento adicionou a expressão "do Una" para se distinguir das demais localidades homônimas? Sabemos de antemão que essas minudências não nos interessam de perto, pois que não levam a nada. No entanto, para alguns estudiosos, conhecer os vários aspectos de sua comuna é algo de inusitado prazer, uma paixão. À medida que os mais antigos vão deixando de existir, grande parte da memória oral se esvai. 

Estudamos em escolas são-bentenses, municipal e  estadual, porém nunca se trataram em sala de aula temas relativos à história de nossa cidade. Sabíamos apenas que o nome "S. Bento" teria advindo de um problema derivado do grande desmatamento levado a efeito pelos nossos desbravadores que queriam campos livres para a formação de pastagens para alimentar o gado, como também para roçados onde plantassem  milho, feijão e outros itens da agricultura de subsistência. E aí coortes de cobras saíram dos seus ninhos e invadiram os casebres dos colonizadores. Deve ter sido momentos de angústia, com as pessoas clamando pela proteção do senhor S. Bento. A picada de uma cobra venenosa significava a morte, diante da falta do soro antiofídico que só  muitos anos depois seria descoberto. 

Não se sabe ao certo quando este fato aconteceu. Pode ter sido no final do século XVIII ou na primeira década do século XIX. Sabe-se, no entanto, que a fazenda Santa Cruz mudou de nome e passou a se chamar S. Bento, de onde se originou o arruado, na margem direita do rio Una, engrossado com vaqueiros e suas famílias que fugiam da cabanagem. Some-se a isso o fato de S. Bento ter sido uma espécie de entroncamento e ponto de parada de tropeiros que demandavam os sertões pernambucanos e paraibanos, fato que concorreu, também, para a rápida formação de um arruado, mais tarde transformado em freguesia (1853) e um pouco tempo depois à condição de vila e município (1860). 

Depois de muita pesquisa infrutífera, descobrimos através da Rede Mundial de Computadores, que o adendo "do Una" fora feito através de um decreto-lei estadual assinado pelo interventor federal em nosso Estado na década de 1940. Tempos depois partimos para o Arquivo Público. Em lá chegando, requisitamos a pasta de diários oficiais do Estado referente a janeiro de 1944. Decepção plena: as folhas estavam soltas e as iniciais faltando. Ora, o decreto-lei tinha sido publicado justamente na primeira folha do diário. Levamos o fato ao responsável e ele nos orientou em procurar a Biblioteca Estadual  situada no Parque 13 de Maio. Para lá partimos e conseguimos o documento que procurávamos. Era o decreto-lei n. 952, de 31/12/1943, publicado no Diário do Estado n. 1, do sábado, 1° de janeiro de 1944. O citado diploma legal fixava a divisão administrativa e judiciária de Pernambuco em 66 comarcas, 19 termos, 85 municípios e 274 distritos e dava outras providências. Era assinado por Agamenon Magalhães e os secretários de estado: José Maria C. de Albuquerque Melo, Etelvino Lins de Albuquerque, José do Rego Maciel, Gercino de Pontes e Manoel Rodrigues Filho.

Lemos diversas vezes o decreto-lei e não vimos nada que dissesse respeito a S. Bento e muito menos a respeito do acréscimo da expressão "do Una" ao seu nome. Um dos últimos artigos fazia referência a um tal "Anexo 1" que talvez resolvesse o nosso problema, mas esse documento não estava anexado coisa nenhuma ao documento principal. Por pouco, muito pouco mesmo, não desistimos da pesquisa, mas pacientemente fomos folheando os diários seguintes e anotando alguma curiosidade para não perdermos totalmente o tempo. 

Paginas adiante anotamos que em 1944 o juiz de direito de S. Bento era o Dr. Miguel Braz Pereira de Lucena, magistrado desde 02/05/1927, e que pelos sobrenomes deveria ser parente do famoso Barão de Lucena. E o Ministério Público representado pelo promotor, Dr. Pedro Cupertino Callou, tendo como adjunto o Dr. Sinval de Carvalho. Algumas folhas adiante, observamos que as Escolas Reunidas de S. Bento era um estabelecimento de 2ª entrância em termos de ensino. Tinha à época o seguinte quadro de professoras: "95 – Nair Valença da Fonseca – sede (removida); 96 – Edeltrudes Alves de Oliveira – sede; 97 – Ester Augusta de Siqueira – sede; 98 –  Tarcila Maria Soares – Cachoeirinha e 99 – Dorotéa Souza de Barros – Capoeiras". 

 

Numa portaria do Secretário de Segurança Pública, também de janeiro de 1944, o titular da pasta reconduziria todos os carcereiros das cadeias públicas que iriam perceber, cada um, como extranumerário, mensalista, o vencimento anual de Cr$ 1.200 (mil e duzentos cruzeiros) e dentre eles o nosso inesquecível guarda de presos José Augusto de Siqueira, de S. Bento do Una. Logo nos lembramos que se tratava de Zé Cataco, um homem que se vestia de cáqui como se soldado de polícia fosse e que gostava de uma pinga pura, ocasião em que dava cusparadas de quase um metro de distância. A bem da verdade, só há pouco tempo soubemos que Zé Cataco era da família Siqueira e que quando o general Zenildo Lucena vinha a S. Bento sempre procurava os parentes mais humildes. Quem nos alertou para estes dois fatos foi o nosso mestre Gilvan Lemos, um homem de memória privilegiada e que muito sabe a respeito dos nossos fatos e da nossa gente são-bentense.

Os pesquisadores sofrem muito. No nosso caso específico, o Anexo 1 do Decreto-lei  952, publicado em 01/01/1944,  só foi aparecer no Diário do Estado nº 10 de 14/01/1944. Este anexo tomou integralmente as quatro primeiras páginas e fazemos questão de divulgar tal incongruência para facilitar o trabalho de futuros pesquisadores de nossa história municipal.

O anexo em questão lista as sessenta e seis comarcas de então, seus respectivos termos, municípios e distritos. Aproveita para mudar o nome de  diversos municípios e distritos, dentro de uma recomendação do IBGE para que não houvesse no Brasil município ou distrito com o mesmo nome. Essa saudável recomendação parece não subsistir em nossos dias. É só consultar a lista de "discagem direta à distância" que geralmente vem nas páginas iniciais da "lista telefônica obrigatória e gratuita", não-residencial, distribuída pelas companhias,  para observarmos inúmeras localidades em estados diferentes, e até no mesmo estado, com o mesmo topônimo. Com nome S. Bento, simplesmente, contamos dezoito, nos seguintes estados: AL, BA, CE (2), ES, MA (2), MG (4), PA, PB, PE, PI (2), RN e SE.

Então, amigos, para todos os efeitos legais, S. Bento só teve seu nome acrescido com o "do Una" a partir de 14 de janeiro de 1944 com a publicação do Anexo 1 do Decreto-lei 952, de 31/12/1943. Nesse mesmo anexo, o então distrito são-bentense (hoje pertencente a Cachoeirinha)  Retiro passou a se chamar Cabanas.

O anexo citado não deixa de ser histórico na medida em que mudou o nome de diversas cidades e de distritos. Por esta razão vamos transcrever um trabalho publicado no Diário do Estado n. 3 de 05/01/1944 antecipando as mudanças de nome muito embora o Anexo 1 só tenha vindo a lume duas semanas depois como explicitados por nós no parágrafo anterior. Vamos ao documento que não tinha força de lei, pois tinha conotação  meramente explicativa:

"Entrou em vigor, no dia 1º do corrente (janeiro de 1944) a reforma administrativa do Estado, organizada pela comissão composta pelos srs. Mário Mélo, Paulo Pimentel e Maurício de Abreu, submetida antes à aprovação do presidente da República.

Além da perda do distrito de Fernando de Noronha que se constituiu Território Federal e da criação do distrito de Ipubi, no município de Ouricuri, não houve modificações nos quadros mencionados.

As alterações mais sensíveis foram na toponímia, em conseqüência do decreto-lei federal que mandou extinguir as duplicatas no país. Assim é que alguns municípios tiveram de mudar de nome: Bebedouro passou a Agrestina; São Gonçalo, a Araripina; Rio Branco, a Arcoverde; São.Joaquim, a Camaratuba; Boa Vista, a Coripós; Belém, a Jatanã; Belmonte, a Manissobal;

Nazaré voltou a Nazaré da Mata; Leopoldina passou a Parnamirim; Itaparica, a Petrolândia; São Bento, a São Bento do Una; Alagoa de Baixo, a Sertânia; Serrinha, a Serrita;  Queimadas, a Orobó; Macapá, a Macaparana; Taquaritinga, a Taquaritinga do Norte; Vitória, a Vitória de Santo Antão.

No município de São Lourenço foi restaurado o nome de São Lourenço da Mata. Nos distritos, foram em maior número as modificações: Tupã, nos Afogados da Ingazeira, passou a Tuparetama; Lapa, na Aliança, a Macujê; Sapé, em Vicência, a Murupé; Primavera, no Amaraji, a Caracituba; Olho d´Água, em São Gonçalo, agora Araripina, a Nascente; 

Muitas Cabras, nos Barreiros, a Carimã; Antônio Olinto, em São Caetano, a Tacaimbó; Camocim, nos Bezerros, São Miguel e Sapucaia, respectivamente, a Camocituba, Sairé e Sapucarana; São Félix, em Bodocó, voltou a Feitoria; Prata e Barro, em Bom Conselho, respectivamente, a Iatecá e Saloá; Cedro, no Bom Jardim, a Urucuba; Itapecó, no Bonito, voltou a Guabiraba; Senador Tibúrcio, em São Joaquim, agora Camaratuba voltou a Batateira, e Santana passou a Batente (nome da serra); São Domingos e Santa Clara, em Buíque, passaram, respectivamente, a Guanumbi e Tupanatinga; 

Glicério, em Canhotinho, voltou a Paquevira; Pindorama e Palmeira, em Angelim, passaram a Jucati e Palmeirina; Riacho Doce, em Caruaru, passou a Carapotós; Baixio, em Exu, e Cana Brava, passaram a Timorante e Viração; Borborema, nas Flores, passou a Ibitiranga; Rochedo, na Floresta, a Airi; São Vicente Ferrer, São Pedro e Itacoatiara, em Garanhuns, passaram, respectivamente, a Iratama, Itacatu e Paranatama; Duarte Dias, em Glória do Goitá, passou a Apoti: Goianinha e Areias, em Goiana, passaram, respectivamente, a Condado e Itaquitinga, sendo corrigido para seu verdadeiro nome Pontas de Pedra, que formava duplicata com Ponta de Pedras (cidade do Pará);

 

Muribeca, em Jaboatão, passou a Muribeca dos Guararapes; Malhada, no Limoeiro, tomou a denominação de Passira; Jatobá, em Madre Deus, passou a Jataúba; Santa Maria, em Belmonte, agora Manissobal, passou a Tupanaci; Mirim, Espírito Santo e Mariana, no Moxotó, passaram, respectivamente, Ibimirim, Inajá e Manari; Vera Cruz, Imbiassaba e Santa Filomena, no Ouricuri, passaram, respectivamente, a Cruz de Malta, Manacá e Munduri; 

Cordeiro e Boa Sorte, na Pedra, tomaram os nomes de Japecanga e Venturosa; Arcoverde, em Pesqueira, voltou a Mimoso; São Benedito, em Quipapá, tomou a denominação de Iraci; Santo André, no Rio Formoso, passou a Saué; Barra, no Sirinhaém, voltou a Barra do Sirinhaém; Riacho Verde, no Salgueiro, passou a Verdejante; Retiro, em São Bento, agora São Bento do Una, passou a Cabanas; Itapetininga, em São José do Egito, passou a Itapetim; Itapemirim, na Serrinha, agora Serrita, passou a Ori; 

Itapira e Umbuzeiro,  nas Queimadas, agora Orobó, passaram, respectivamente, a Chã do Rocha (restauração) e Umburetama; Ibitira, em També, passou a Ibiranga; Baixa Verde e Jericó, no Triunfo, passaram a Brocotó e Iraguassu; Ibiapina, nas Vertentes, passou a Cambucá; Santa Cruz e Torres, em Taquaritinga do Norte, passaram a Capibaribe e Toritama.

A povoação de  São José  do Livramento, no município de Timbaúba, foi elevada a vila com o nome de Livramento do Tiúma e a da Lagoa do Souza, no município de Lagoa dos Gatos, também elevado a vila, perdendo esta categoria a de Igarapeassu."

De notar que até início do ano de 1944, o arquipélago de Fernando de Noronha era o único distrito do Recife, ocasião em que foi constituído o Território Federal. A devolução a Pernambuco só se verificou por força da nova Constituição da República, promulgada em 5 de outubro de 1988. De conformidade com a Constituição do Estado de Pernambuco, promulgada em 5 de outubro de 1889, o arquipélago é parte integrante do território pernambucano na condição de distrito estadual. É dirigido por um Administrador-Geral nomeado pelo Governador do Estado, com prévia autorização da Assembléia Legislativa. A cada quatro anos são eleitos sete cidadãos residentes para a formação do Conselho Distrital, com funções consultivas e de fiscalização.

Com este ensaio a respeito da história municipal pernambucana, esperamos que nenhuma dúvida persista a propósito do adendo "do Una" ao primitivo nome de nossa freguesia, vila e cidade, tornando-a, sem dúvida, inconfundível perante tantas outras localidades que por motivos diversos adotaram o nome do santo patrono contra as mordeduras de cobra. E que 14 de janeiro de 1944 seja a data em que os pernambucanos, através do Diário do Estado tomaram conhecimento de que São Bento agora era, para sempre, São Bento do Una.  

...




Para críticas e aperfeiçoamento dos trabalhos já publicados, clique, sem receio, no link do e-mail a seguir em azul::  orlandocalado@yahoo.com.br.


 


Para ver inúmeras fotos recentes de São Bento e de sua gente, acesse a nossa página, clicando no link, a seguir,  em azul: http://www.orlandocalado.flogbrasil.terra.com.br.  






 

Pau Amarelo PE 8 de setembro de 2007

Orlando Calado é bacharel em direito.


Colunas anteriores:

Coluna 246 - 16/07/2017 - História de São Bento do Una, Pernambuco, Brazil
Coluna 245 - 10/05/2017 - Pleito de gratidão a Dirceu e Ludgero
Coluna 244 - 14/04/2017 - Historia Municipal - A morte do mesário eleitoral
Coluna 243 - 13/02/2017 - Treze anos sem Sebastião Soares Cintra
Coluna 242 - 27/01/2017 - Injustiça imperdoável
Coluna 241 - 22/01/2017 - Sem memória não há História
Coluna 240 - 18/12/2016 - Felipe Manso, o prefeito que não foi
Coluna 239 - 05/12/2016 - Osvaldo Maciel, um grande Homem
Coluna 238 - 30/11/2016 - O Açude do Doutor Olavo
Coluna 237 - 24/11/2016 - São Bento, vida política e administrativa em 1930
Coluna 236 - 20/06/2016 - Cadê as coisas que deixei?
Coluna 235 - 14/06/2016 - O Sindicato Pastoril de S. Bento, um avanço para a época
Coluna 234 - 07/06/2016 - Esmeraldino Bandeira, um esquecido na nossa História
Coluna 233 - 05/06/2016 - Tributo ao prefeito Manoel Cândido, de São Bento
Coluna 232 - 29/05/2016 - Agamenon Magalhães e São Bento do Una
Coluna 231 - 11/09/2015 - As meretrizes da São Bento dos velhos tempos
Coluna 230 - 30/04/2015 - Por que nossa data magna municipal é o 30 de abril?
Coluna 229 - 06/02/2015 - Rodolfo Paiva, um são-bentense honorário
Coluna 228 - 03/01/2015 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (6)
Coluna 227 - 02/01/2015 - Monsenhor José de Anchieta Callou
Coluna 226 - 27/12/2014 - Padre Joaquim Alfredo, um mártir
Coluna 225 - 19/09/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (5)
Coluna 224 - 29/07/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (4)
Coluna 223 - 15/07/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (3)
Coluna 222 - 23/06/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (2)
Coluna 221 - 05/06/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (1)
Coluna 220 - 15/05/2014 - Uma pena: Clávio de Melo Valença nos deixou
Coluna 219 - 13/05/2014 - O que foi feito de nossas coisas antigas? Cadê?
Coluna 218 - 12/05/2014 - Zé Bico e Beni, dois são-bentenses notáveis
Coluna 217 - 09/04/2014 - Cícero Romão Batista, o santo do Nordeste do Brasil
Coluna 216 - 17/10/2013 - É hora de o político abrir os olhos
Coluna 215 - 02/10/2013 - A elite reacionária de ontem, de hoje e de sempre
Coluna 214 - 06/09/2013 - Custa caro um deputado federal pernambucano
Coluna 213 - 18/07/2013 - É duro ser um brasileiro comum, pagador de impostos
Coluna 212 - 14/07/2013 - Considerações várias sobre uma pequena cidade
Coluna 211 - 29/06/2013 - Lêucio Mota, estadista são-bentense do Una
Coluna 210 - 27/06/2013 - Nobre é a missão do professor
Coluna 209 - 21/06/2013 - Este País parece que não tem jeito mesmo
Coluna 208 - 16/06/2013 - Apolônio Sales, estadista brasileiro, o homem que tirou o Nordeste das trevas
Coluna 207 - 06/06/2013 - Registro histórico da posse de Gilvan Lemos na APL
Coluna 206 - 14/05/2013 - A grande seca de 2013
Coluna 205 - 06/05/2013 - Quebra de sigilo bancário
Coluna 204 - 30/04/2013 - Datas notáveis de São Bento do Una, edição revista e ampliada
Coluna 203 - 26/04/2013 - E as bombas da maratona de Boston?
Coluna 202 - 16/01/2012 - Enaltecendo São Bento e a Festa dos Santos Reis
Coluna 201 - 30/04/2011 - São Bento do Una: 151 anos de governo próprio
Coluna 200 - 05/04/2011 - Padre João Rodrigues, o semeador de templos
Coluna 199 - 15/10/2010 - O espírito pioneiro são-bentense do Una (1)
Coluna 198 - 22/07/2010 - Jackson do Pandeiro, o ritmista virtuoso
Coluna 197 - 13/04/2010 - Datas notáveis de S. Bento do Una desde os primórdios ao centenário de sua emancipação política em 1960
Coluna 196 - 28/02/2010 - Legado à posteridade
Coluna 195 - 22/01/2010 - Considerações finais a respeito do Governo Provisório da República de 1889
Coluna 194 - 30/12/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (37) (Fim da Série)
Coluna 193 - 20/12/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (36)
Coluna 192 - 09/12/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (35)
Coluna 191 - 02/12/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (34)
Coluna 190 - 25/11/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (33)
Coluna 189 - 18/11/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (32)
Coluna 188 - 11/11/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (31)
Coluna 187 - 04/11/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (30)
Coluna 186 - 27/10/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (29)
Coluna 185 - 21/10/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (28)
Coluna 184 - 14/10/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (27)
Coluna 183 - 07/10/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (26)
Coluna 182 - 30/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (25)
Coluna 181 - 23/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (24)
Coluna 180 - 16/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (23)
Coluna 179 - 09/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (22)
Coluna 178 - 02/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (21)
Coluna 177 - 26/08/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (20)
Coluna 176 - 19/08/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (19)
Coluna 175 - 12/08/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (18)
Coluna 174 - 05/08/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (17)
Coluna 173 - 29/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (16)
Coluna 172 - 22/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (15)
Coluna 171 - 16/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (14)
Coluna 170 - 08/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (13)
Coluna 169 - 01/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (12)
Coluna 168 - 25/06/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (11)
Coluna 167 - 17/06/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (10)
Coluna 166 - 09/06/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (9)
Coluna 165 - 27/05/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (8)
Coluna 164 - 17/05/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (7)
Coluna 163 - 29/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (6)
Coluna 162 - 22/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (5)
Coluna 161 - 15/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (4)
Coluna 160 - 08/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (3)
Coluna 159 - 01/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (2)
Coluna 158 - 21/03/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (1)
Coluna 157 - 25/02/2009 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (14) (final da série)
Coluna 156 - 22/11/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (13)
Coluna 155 - 08/11/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (12)
Coluna 154 - 25/10/2008 - S.Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (11)
Coluna 153 - 18/10/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (10)
Coluna 152 - 11/10/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (9)
Coluna 151 - 27/09/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (8)
Coluna 150 - 20/09/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (7)
Coluna 149 - 13/09/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (6)
Coluna 148 - 06/09/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (5)
Coluna 147 - 30/08/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (4)
Coluna 146 - 24/08/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (3)
Coluna 145 - 16/08/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (2)
Coluna 144 - 09/08/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (1)
Coluna 143 - 02/08/2008 - O presídio de Fernando de Noronha e seu regime jurídico no final do Império (3/3)
Coluna 142 - 19/07/2008 - O presídio de Fernando de Noronha e seu regime jurídico no final do Império (2/3)
Coluna 141 - 12/07/2008 - O presídio de Fernando de Noronha e seu regime jurídico no final do Império (1/3)
Coluna 140 - 05/07/2008 - As comarcas de Pernambuco, do Sertão e do Rio de S. Francisco e a separação da última da província de Pernambuco
Coluna 139 - 28/06/2008 - A extraordinária figura de Dom João VI, primeiro e único rei do Brasil
Coluna 138 - 21/06/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (25) - O trabalho servil e as suas conseqüências danosas que fazem do Brasil um país de povo pobre
Coluna 137 - 14/06/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (24) - A abolição da escravatura no Ceará, a povoação de Boa Viagem do Recife entre outros assuntos
Coluna 136 - 07/06/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (23) - A crise no abastecimento de água no Recife. Relatório do governo: as chuvas diminuem a bandidagem
Coluna 135 - 31/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (22) - O projeto de lei de Joaquim Nabuco abolindo a escravidão e a chamada Lei Saraiva que restringiu o voto
Coluna 134 - 24/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (21) - Ainda os efeitos da grande seca na Vila de S. Bento; o Ginásio Pernambucano em 1879
Coluna 133 - 17/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (20) - Os efeitos da grande seca em São Bento
Coluna 132 - 10/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (19) - A corrupçao na vida pública; o espírito empreendedor do barão de Mauá
Coluna 131 - 03/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (18) - A terrível seca dos três sete
Coluna 130 - 26/04/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (17) - A inauguração do palacete da rua da Aurora enquanto a febre amarela grassa em Pernambuco
Coluna 129 - 19/04/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (16) - A revolução nas comunicações e o desfecho da Questão Religiosa
Coluna 128 - 12/04/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (15) - Dom Vital e a Questão Religiosa
Coluna 127 - 05/04/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (14) - A Lei do Ventre Livre
Coluna 126 - 29/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (13) - A Guerra do Paraguai
Coluna 125 - 22/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (12) - A Guerra do Paraguai
Coluna 124 - 15/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (11)
Coluna 123 - 08/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (10)
Coluna 122 - 01/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (9)
Coluna 121 - 23/02/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (8)
Coluna 120 - 16/02/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (7)
Coluna 119 - 09/02/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (6)
Coluna 118 - 02/02/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (5)
Coluna 117 - 26/01/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (4)
Coluna 116 - 19/01/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (3)
Coluna 115 - 11/01/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (2) O Diario de Pernambuco na História do Brasil
Coluna 114 - 29/12/2007 - Pingos de história do Império Brasileiro (1) - A chegada ao Brasil da família imperial portuguesa
Coluna 113 - 22/12/2007 - A Bíblia, um livro de inúmeras histórias
Coluna 112 - 15/12/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (34)
Coluna 111 - 08/12/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (33)
Coluna 110 - 01/12/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (32)
Coluna 109 - 24/11/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (31)
Coluna 108 - 17/11/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (30)
Coluna 107 - 10/11/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (29)
Coluna 106 - 03/11/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (28)
Coluna 105 - 27/10/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (27)
Coluna 104 - 20/10/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (26)
Coluna 103 - 13/10/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (25)
Coluna 102 - 06/10/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (24)
Coluna 101 - 29/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (23)
Coluna 100 - 23/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (22)
Coluna 99 - 15/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (21)
Coluna 98 - 08/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (20)
Coluna 97 - 01/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (19)
Coluna 96 - 25/08/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (18)
Coluna 95 - 18/08/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (17)
Coluna 94 - 11/08/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (16)
Coluna 93 - 04/08/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (15)
Coluna 92 - 28/07/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (14)
Coluna 91 - 21/07/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (13)
Coluna 90 - 14/07/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (12)
Coluna 89 - 07/07/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (11)
Coluna 88 - 30/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (10)
Coluna 87 - 23/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (9)
Coluna 86 - 16/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (8)
Coluna 85 - 09/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (7)
Coluna 84 - 02/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (6)
Coluna 83 - 26/05/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (5)
Coluna 82 - 19/05/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (4)
Coluna 81 - 12/05/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (3)
Coluna 80 - 05/05/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (2)
Coluna 79 - 28/04/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (1)
Coluna 78 - 21/04/2007 - A Guarda Nacional da Vila e Município de São Bento
Coluna 77 - 14/04/2007 - Fatos & gente são-bentenses das décadas de 1930 e 1940
Coluna 76 - 07/04/2007 - Uma breve visita à nossa querida São Bento do Una
Coluna 75 - 31/03/2007 - Planejamento familiar no Brasil: uma necessidade inadiável
Coluna 74 - 24/03/2007 - Hoje, meio século de uma tragédia são-bentense
Coluna 73 - 17/03/2007 - "Eu vi o mundo... Ele começava no Recife"
Coluna 72 - 10/03/2007 - Reminiscências de um menino de São Bento (7)
Coluna 71 - 03/03/2007 - Um fazendeiro são-bentense do século XIX
Coluna 70 - 24/02/2007 - O Rio de Janeiro será sempre o Rio de Janeiro
Coluna 69 - 17/02/2007 - Gilvan Lemos, simplesmente um escritor
Coluna 68 - 10/02/2007 - A Great Western da minha meninice: uma pequena história
Coluna 67 - 03/02/2007 - A declaração universal dos direitos humanos
Coluna 66 - 27/01/2007 - A revolta da chibata
Coluna 65 - 20/01/2007 - A revolta da vacina
Coluna 64 - 13/01/2007 - Apolônio Sales, um estadista de grande valor
Coluna 63 - 06/01/2007 - 2006: Um ano de saldo positivo apesar do pouco crescimento econômico
Coluna 62 - 30/12/2006 - A "Batalha da Borracha", um episódio esquecido da história do Brasil
Coluna 61 - 23/12/2006 - Alguns suicidas famosos (2/2)
Coluna 60 - 16/12/2006 - Alguns suicidas famosos (1/2)
Coluna 59 - 09/12/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (16)
Coluna 58 - 02/12/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (15)
Coluna 57 - 25/11/2006 - Congresso Nacional perdulário, povo paupérrimo
Coluna 56 - 18/11/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (14)
Coluna 55 - 15/11/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (13)
Coluna 54 - 14/10/2006 - Modos de falar diferentes no Brasil e em Portugal (4/4)
Coluna 53 - 07/10/2006 - Modos de falar diferentes no Brasil e em Portugal (3/4)
Coluna 52 - 30/09/2006 - Modos de falar diferentes no Brasil e em Portugal (2/4)
Coluna 51 - 23/09/2006 - Modos de falar diferentes no Brasil e em Portugal (1/4)
Coluna 50 - 16/09/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (12)
Coluna 49 - 09/09/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (11)
Coluna 48 - 02/09/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (10)
Coluna 47 - 26/08/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (9)
Coluna 46 - 08/07/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (8)
Coluna 45 - 01/07/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (7)
Coluna 44 - 24/06/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (6)
Coluna 43 - 17/06/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (5)
Coluna 42 - 10/06/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (4)
Coluna 41 - 03/06/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (3)
Coluna 40 - 27/05/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (2)
Coluna 39 - 20/05/2006 - Reminiscências de um menino de São Bento (6)
Coluna 38 - 13/05/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (1)
Coluna 37 - 06/05/2006 - Reminiscências de um menino de São Bento (5)
Coluna 36 - 29/04/2006 - Os planetas e seus satélites
Coluna 35 - 22/04/2006 - As impropriedades do quotidiano do brasileiro (2)
Coluna 34 - 15/04/2006 - As impropriedades do quotidiano do brasileiro (1)
Coluna 33 - 08/04/2006 - Nome de rua não deve ser mudado
Coluna 32 - 01/04/2006 - Brasil, nova potência petrolífera mundial!
Coluna 31 - 25/03/2006 - Reminiscências de um menino de São Bento (4)
Coluna 30 - 18/03/2006 - Biodiesel: um combustível social e ecológico
Coluna 29 - 11/03/2006 - Os livros de Sebastião Cintra
Coluna 28 - 04/03/2006 - Um sábado sangrento no Recife
Coluna 27 - 25/02/2006 - O início do resgate da nossa dívida social
Coluna 26 - 18/02/2006 - Fim da pobreza mundial até 2015
Coluna 25 - 11/02/2006 - Reminiscências de um menino de São Bento (3)
Coluna 24 - 04/02/2006 - Aspectos gerais da lei de responsabilidade fiscal
Coluna 23 - 28/01/2006 - Pernambuco começa a sair da letargia
Coluna 22 - 21/01/2006 - Perfil demográfico no mundo rico
Coluna 21 - 14/01/2006 - Brasil, potência mundial em 2020
Coluna 20 - 07/01/2006 - Os gatunos da esperança
Coluna 19 - 31/12/2005 - Josué Severino, o mestre e a Banda Santa Cecília
Coluna 18 - 24/12/2005 - Reminiscências de um menino de São Bento (2)
Coluna 17 - 17/12/2005 - Pequenas idéias para o desenvolvimento de São Bento do Una
Coluna 16 - 10/12/2005 - Do Estado pouco ou nada espero
Coluna 15 - 04/12/2005 - A América do Sul e o nazismo
Coluna 14 - 27/11/2005 - A Venezuela bolivariana de hoje
Coluna 13 - 26/11/2005 - Reminiscências de um menino de São Bento (1)
Coluna 12 - 13/11/2005 - A crise argentina
Coluna 11 - 13/11/2005 - A saga de Delmiro Gouveia
Coluna 10 - 10/11/2005 - O velho na legislação brasileira
Coluna 9 - 31/10/2005 - O projeto São Francisco
Coluna 8 - 24/10/2005 - Correio eletrônico, maravilha do nosso tempo
Coluna 7 - 13/10/2005 - Um século sem presidente paulista
Coluna 6 - 09/10/2005 - O Grande Pronome 'Lhe' Morreu!
Coluna 5 - 29/09/2005 - Brasil 2005 - Uma Economia Mais Forte
Coluna 4 - 22/09/2005 - As Vestais da Moralidade Pública
Coluna 3 - 15/09/2005 - Mordomia & Nepotismo
Coluna 2 - 07/09/2005 - Tratamento de Excelência
Coluna 1 - 07/08/2005 - Hiroshima - uma covardia inominável


©2003-2017 - Portal São Bento do Una