Nublado a parcialmente nublado com chuva fraca

Máxima: 25 ºC
Mínima: 16 ºC

Navegando: Indisponível

Coluna 43: Aumentando os conhecimentos gerais (5)
Publicada dia 17 de Junho de 2006

Aumentando os conhecimentos gerais (5)

OS GRANDES GRUPOS ÉTNICOS DA ÁSIA – São três: caucasiano (de cor branca), mongolóide (de cor amarela) e negróide. A raça branca está representada principalmente no Oriente Médio (semitas), no Irã e na Índia (indo-europeus). Os povos de raça amarela ocupam a Ásia setentrional e oriental, enquanto a população negróide se mistura com outras raças no sul da Índia e no sudeste asiático. Principais tipos étnicos da Ásia: Na Ásia anterior, tem-se: ao norte, os indo-europeus assim distribuídos: Anatólia (turcos), Cáucaso (armênios) e no Irã e Afeganistão (iranianos) e ao sul: semitas, representados por árabes e hebreus. No Industão, os grupos estão assim distribuídos: ao norte: ários indo-europeus: iranianos, ao sul, dravídicos e outros: vedas, mundas. No norte e leste de Himalaia, temos o seguintes grupos mongolóides: no norte: Mongólia e Tibete; ao centro: China, Japão e Coréia e ao sul: sudeste asiático (vietnamitas, khmer, birmaneses, thais) e na Insulândia: indonésio, filipinos. Por fim, outros tipos: turco-tártaros (quirquises, usbeques, turcomanos), samoiedos, tungues, iacutos, paleossiberianos, esquimós, manchus. Como se verifica, a Ásia é rica em tipos humanos.

A IDADE DO NOSSO PLANETA TERRA – Geólogos e astrônomos concordam que a Terra tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos. No entanto, as mais antigas rochas conhecidas existem há 3,9 bilhões de anos e não há registro geológico para um período de aproximadamente 700 milhões de anos. Acredita-se que todo o sistema solar tenha se formado a partir de uma nuvem de gás e poeira, cujas partículas se condensaram em grãos sólidos. A ação de forças eletrostáticas e gravitacionais agruparam esses grãos em fragmentos de rocha cada vez maiores, um dos quais evoluiu para formar a Terra. Formação dos oceanos da Terra: a atividade vulcânica do planeta lançou na atmosfera diversos gases, entre os quais vapor d´água.

A VIDA NA TERRA É MAIS ANTIGA – A vida na Terra, na forma de micróbios, teria mais de 3,4 bilhões de anos, 16 milhões a mais do que geralmente se reconhece, afirmaram dois pesquisadores, numa edição de 2004 da revista britânica Nature. Análises do recife de coral “Buck Reef Chert”, na África do Sul, que data de 3,416 milhões de anos, demonstram que foi formado por camadas de sedimentação clássicas e que a maior parte da matéria contém carbono procedente de organismos fotossintéticos. Os autores desse estudo consideram que a descoberta deve pôr fim à polêmica sobre a origem da vida na Terra. Alguns pesquisadores haviam encontrado elementos que situavam essa origem no início do período pré-cambriano, há mais de 3,4 bilhões de anos, mas essa teoria foi colocada em dúvida por outros especialistas.

AS MULTINACIONAIS DA ALIMENTAÇÃO – Marion Nestle, chefe do Departamento de Nutrição da Universidade de Nova Iorque e consultora do Departamento de Saúde dos Estados Unidos, denunciou, no seu livro “Food Politics” (algo como “Política alimentar”), as estripulias da indústria alimentícia americana em desfavor do consumidor e o forte “lobby” que ela exerce para mover a política oficial a favor dos seus interesses e passando por cima da saúde pública. Alimentação adequada - A especialista, cujo nome nada tem a ver com a conhecida multinacional suíça, resume em poucas palavras a alimentação adequada: 1) coma menos; 2) exercite-se mais; e 3) coma bastante frutas, verduras e legumes. Essas orientações não mudaram em nada nos últimos 40 anos em seu país. Elas são consenso desde que doenças cardíacas, diabetes, câncer e derrames viraram as principais causas de morte, destronando as doenças infecto-contagiosas. No tocante às dietas ela diz que todas têm o mesmo princípio. As dietas são uma estratégia para fazer as pessoas pensar que o tipo de alimentação que ela ingere é mais importante do que a quantidade. A dieta de Atkins funciona quando faz as pessoas comer menos e perder peso.Então, a recomendação básica é: coma menos e exercite-se mais. Marion Nestle diz que as empresas alimentícias financiam departamentos acadêmicos, institutos de pesquisas e sociedades médicas, além de apoiar conferências e revistas científicas. Tal procedimento corrompe a integridade acadêmica dos pesquisadores. Um dos estudos mais badalados é o que relaciona uma vida saudável à chamada “dieta do Mediterrâneo”, regada a azeite de oliva. Esses artigos que falavam da dieta vieram justamente de uma conferência financiada pelo Conselho Internacional do Azeite de Oliva e não de uma entidade isenta de interesses.

AS SUSPEITAS DE FAVORECIMENTO SEGUNDO MARION NESTLE – Em complementação ao tópico anterior: 1) Um estudo afirmando que cereais matinais ricos em fibra podem reduzir o risco de câncer foi feito por um empregado da própria Kellogg´s; 2) Outro dizia que margarina era melhor que manteiga para reduzir os níveis de colesterol ruim, o LDL – e foi financiado pela Associação Nacional dos Produtores de Margarina; 3) Um dos famosos estudos que associam a ingestão de duas a cinco taças de vinho por dia, com redução da mortalidade, foi patrocinado pelo Instituto Técnico do Vinho Francês. 4) Boa parte das pesquisas que sugerem que certos flavonóides do cacau podem proteger o coração foi bancada pela Mars, uma dos maiores fabricantes de chocolates do Estados Unidos. A indústria joga igualmente pesado para ganhar amigos no governo.
Processo judicial para quem questionar estas “pesquisas” – A indústria de alimentos processa legalmente qualquer um que questione suas práticas. A apresentadora de TV Oprah Winfrey entrevistava, em 1996, um ativista vegetariano sobre o medo da epidemia da “vaca louca”. Em certo momento, Oprah comentou que, por receio, tinha parado de comer hambúrgueres. A resposta foi um processo de 10 milhões de dólares dos pecuaristas do Texas por incitar o medo na mente dos consumidores. A apresentadora foi inocentada quatro anos depois, mas gastou um milhão de dólares com advogados. Embora tenham perdido a causa, os fazendeiros conseguiram demonstrar que a ameaça de ação judicial pode abafar o debate sobre práticas controversas na indústria de alimentos.

GASTOS COM PUBLICIDADE – Ainda, em prosseguimento aos dois tópicos anteriores: a fabricante de cigarros Philip Morris é dona do terceiro conglomerado de empresas alimentícias dos Estados Unidos. Lá essas empresas gastam 34 bilhões de dólares em publicidade e marketing. A verba destinada a divulgar certa marca de refrigerante é cem vezes maior que o orçamento do Instituto Nacional do Câncer para a campanha de incentivo ao consumo de frutas, verduras e hortigranjeiros.

ALIMENTOS FUNCIONAIS – Por fim, uma última informação sobre os assuntos objeto dos tópicos anteriores: Há alguns anos o ketchup Heinz publicou anúncios em jornal sugerindo que o licopeno (substância presente no tomate) pode ajudar a reduzir o risco de câncer cervical e de próstata. É bom que se saiba que o ketchup contém tomate processado, açúcar e sal e dificilmente pode ser considerado um alimento saudável, mesmo porque é usado tipicamente em hambúrgueres e batatas fritas. Então, todo cuidado é pouco com as notícias que todo dia saem na mídia a respeito das recentes descobertas. O licopeno está presente no tomate, na goiaba, na melancia e pode fazer melhor efeito à saúde do que hambúrgueres e batatas fritas encharcados de ketchup, feito à base de tomate, açúcar e sal.



O CAJU É NOSSO – Aromático e saboroso, apesar de adstringente, o caju é consumido, de preferência, em forma de doce. O caju pode parecer, contudo não é uma fruta, mas o pedúnculo sumarento do verdadeiro fruto do cajueiro: a castanha. Nativo do Brasil, o caju é muito encontrado no litoral nordestino. Pertence à família das anacardiáceas, a mesma da mangueira.

MITO E MITOLOGIA – é uma narrativa tradicional de conteúdo religioso que procurar explicar os principais acontecimentos da vida por meio do sobrenatural. O conjunto de narrativas desse tipo e o estudo das concepções mitológicas encaradas como um dos elementos integrantes da vida social são denominados mitologia.

MIMETISMO – Um dos fenômenos mais espetaculares da natureza é o mimetismo. Nele, um ser vivo se apresenta com aparência, ou seja, forma, desenho, colorido, odor ou emissão de som do outro ser ou assume características que o confundem com o ambiente em que se situa. O naturalista inglês, Henry Walter Bates, foi o primeiro a conceituar cientificamente a natureza do mimetismo, ao observar variadas espécies de borboletas no vale do rio Amazonas. Os trabalhos a respeito foram publicados em 1862. Realmente, um determinado inseto tomar a forma de folha de planta existente no eco-sistema é algo por demais extraordinário. Com isso, tal inseto se confunde com o meio e se livra de prováveis predadores. Coisas da natureza, inexplicáveis a nós, pobres mortais.

O TELESCÓPIO HUBBLE VASCULHANDO PARTE DO UNIVERSO - O Hubble é o mais antigo telescópio espacial em funcionamento. Ele está em órbita desde abril de 1990. O telescópio fotografou a nova galáxia batizada como I Zwicky 18. As estrelas dessa galáxia, segundo os astrônomos, não teriam começado a se formar até cerca de 13 bilhões de anos do fenômeno conhecido como “Big Bang”, que deu origem ao Universo. Estimativas indicam que a I Zwicky 18 teria apenas 500 milhões de anos. A maioria das galáxias nasceu há mais de 10 bilhões de anos. A nossa Via Láctea, por exemplo, tem cerca de 12 bilhões de anos. Segundo os cientistas, as galáxias formadas mais recentemente costumam ser compostas de gases reciclados, enriquecidos em elementos químicos pesados vindo de gerações anteriores de estrelas. As primeiras galáxias do Universo ficam a uma distância estimada de 13 bilhões de anos-luz da Terra. A I Zwicky 18 está bem mais próxima, ou seja, a apenas 45 milhões de anos-luz. Os pesquisadores calculam que a nova galáxia descoberta seja formada por cerca de 20 mil estrelas. A cor e o brilho de cada uma delas são indícios de que nenhuma tem mais de 500 milhões de anos de formação. Só para se ter uma idéia de distância, um ano-luz corresponde a aproximadamente 10 trilhões de quilômetros. Por estarem mais próximas, as imagens registradas pelo telescópio Hubble são mais nítidas que as das outras galáxias.

A BATALHA DE SOMME – Ela aconteceu na 1ª guerra mundial (1914-1918). Foi uma grande carnificina. Perto de 50 mil soldados ingleses morreram avançando contra o fogo alemão sem que poucos metros de terreno fossem conquistados. Em verdade, segundo Adam Gopnik, mais de três milhões de seres humanos foram sacrificados nos anos de guerra sem que a frente de batalha se movesse, para um lado ou para outro, mais de cinco milhas. A metralhadora foi desenvolvida para as potências européias controlarem hordas de descontentes nas suas colônias. Essa 1ª Guerra Mundial foi um exemplo extremo de estupidez militar e civil e até hoje historiadores discutem as causas reais de tamanha insensatez coletiva. Era a Europa liberal resistindo ao militarismo alemão de então.

AS REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS – A primeira revolução industrial surgiu na Inglaterra. Ela se caracterizou por um conjunto de transformações socioeconômicas iniciadas por volta de 1760 e caracterizadas especialmente pela substituição da mão-de-obra pela tecnologia, representada pelo tear mecânico e máquina a vapor em princípio, seguida da formação de grandes conglomerados industriais. Já a segunda revolução industrial se deu por volta de 1870 com a industrialização da França, Alemanha, Itália, EUA e Japão. Esse período foi caracterizado especialmente pelo desenvolvimento de novas fontes de energia (eletricidade, petróleo), pela substituição do ferro pelo aço e pelo aparecimento de novas máquinas, ferramentas e produtos químicos, como o plástico. Entre 1909, quando Henry Ford criou a linha de montagem e inaugurou a produção em série e o final do século XX, quase todas as indústrias se mecanizaram e a automação se estendeu a todos os setores fabris. Por fim, a terceira revolução industrial foi iniciada a partir de 1950, com o surgimento de complexos industriais e empresas multinacionais, o desenvolvimento das indústrias química e eletrônica. Houve grandes avanços na automação, na informática e na engenharia genética e respectiva incorporação ao processo produtivo, que passou a depender cada vez mais da alta tecnologia e de mão-de-obra especializada.

Por hoje é só, até o próximo.

E-mail: orlandocalado@yahoo.com.br

Pau Amarelo PE 17 de junho de 2006

Orlando Calado é bacharel em direito.


Colunas anteriores:

Coluna 246 - 16/07/2017 - Cronologia de São Bento do Una,1ª Edição
Coluna 245 - 10/05/2017 - Pleito de gratidão a Dirceu e Ludgero
Coluna 244 - 14/04/2017 - Historia Municipal - A morte do mesário eleitoral
Coluna 243 - 13/02/2017 - Treze anos sem Sebastião Soares Cintra
Coluna 242 - 27/01/2017 - Injustiça imperdoável
Coluna 241 - 22/01/2017 - Sem memória não há História
Coluna 240 - 18/12/2016 - Felipe Manso, o prefeito que não foi
Coluna 239 - 05/12/2016 - Osvaldo Maciel, um grande Homem
Coluna 238 - 30/11/2016 - O Açude do Doutor Olavo
Coluna 237 - 24/11/2016 - São Bento, vida política e administrativa em 1930
Coluna 236 - 20/06/2016 - Cadê as coisas que deixei?
Coluna 235 - 14/06/2016 - O Sindicato Pastoril de S. Bento, um avanço para a época
Coluna 234 - 07/06/2016 - Esmeraldino Bandeira, um esquecido na nossa História
Coluna 233 - 05/06/2016 - Tributo ao prefeito Manoel Cândido, de São Bento
Coluna 232 - 29/05/2016 - Agamenon Magalhães e São Bento do Una
Coluna 231 - 11/09/2015 - As meretrizes da São Bento dos velhos tempos
Coluna 230 - 30/04/2015 - Por que nossa data magna municipal é o 30 de abril?
Coluna 229 - 06/02/2015 - Rodolfo Paiva, um são-bentense honorário
Coluna 228 - 03/01/2015 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (6)
Coluna 227 - 02/01/2015 - Monsenhor José de Anchieta Callou
Coluna 226 - 27/12/2014 - Padre Joaquim Alfredo, um mártir
Coluna 225 - 19/09/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (5)
Coluna 224 - 29/07/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (4)
Coluna 223 - 15/07/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (3)
Coluna 222 - 23/06/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (2)
Coluna 221 - 05/06/2014 - Breve História de Adelmar Paiva e do seu tempo (1)
Coluna 220 - 15/05/2014 - Uma pena: Clávio de Melo Valença nos deixou
Coluna 219 - 13/05/2014 - O que foi feito de nossas coisas antigas? Cadê?
Coluna 218 - 12/05/2014 - Zé Bico e Beni, dois são-bentenses notáveis
Coluna 217 - 09/04/2014 - Cícero Romão Batista, o santo do Nordeste do Brasil
Coluna 216 - 17/10/2013 - É hora de o político abrir os olhos
Coluna 215 - 02/10/2013 - A elite reacionária de ontem, de hoje e de sempre
Coluna 214 - 06/09/2013 - Custa caro um deputado federal pernambucano
Coluna 213 - 18/07/2013 - É duro ser um brasileiro comum, pagador de impostos
Coluna 212 - 14/07/2013 - Considerações várias sobre uma pequena cidade
Coluna 211 - 29/06/2013 - Lêucio Mota, estadista são-bentense do Una
Coluna 210 - 27/06/2013 - Nobre é a missão do professor
Coluna 209 - 21/06/2013 - Este País parece que não tem jeito mesmo
Coluna 208 - 16/06/2013 - Apolônio Sales, estadista brasileiro, o homem que tirou o Nordeste das trevas
Coluna 207 - 06/06/2013 - Registro histórico da posse de Gilvan Lemos na APL
Coluna 206 - 14/05/2013 - A grande seca de 2013
Coluna 205 - 06/05/2013 - Quebra de sigilo bancário
Coluna 204 - 30/04/2013 - Datas notáveis de São Bento do Una, edição revista e ampliada
Coluna 203 - 26/04/2013 - E as bombas da maratona de Boston?
Coluna 202 - 16/01/2012 - Enaltecendo São Bento e a Festa dos Santos Reis
Coluna 201 - 30/04/2011 - São Bento do Una: 151 anos de governo próprio
Coluna 200 - 05/04/2011 - Padre João Rodrigues, o semeador de templos
Coluna 199 - 15/10/2010 - O espírito pioneiro são-bentense do Una (1)
Coluna 198 - 22/07/2010 - Jackson do Pandeiro, o ritmista virtuoso
Coluna 197 - 13/04/2010 - Datas notáveis de S. Bento do Una desde os primórdios ao centenário de sua emancipação política em 1960
Coluna 196 - 28/02/2010 - Legado à posteridade
Coluna 195 - 22/01/2010 - Considerações finais a respeito do Governo Provisório da República de 1889
Coluna 194 - 30/12/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (37) (Fim da Série)
Coluna 193 - 20/12/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (36)
Coluna 192 - 09/12/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (35)
Coluna 191 - 02/12/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (34)
Coluna 190 - 25/11/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (33)
Coluna 189 - 18/11/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (32)
Coluna 188 - 11/11/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (31)
Coluna 187 - 04/11/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (30)
Coluna 186 - 27/10/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (29)
Coluna 185 - 21/10/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (28)
Coluna 184 - 14/10/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (27)
Coluna 183 - 07/10/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (26)
Coluna 182 - 30/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (25)
Coluna 181 - 23/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (24)
Coluna 180 - 16/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (23)
Coluna 179 - 09/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (22)
Coluna 178 - 02/09/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (21)
Coluna 177 - 26/08/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (20)
Coluna 176 - 19/08/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (19)
Coluna 175 - 12/08/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (18)
Coluna 174 - 05/08/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (17)
Coluna 173 - 29/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (16)
Coluna 172 - 22/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (15)
Coluna 171 - 16/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (14)
Coluna 170 - 08/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (13)
Coluna 169 - 01/07/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (12)
Coluna 168 - 25/06/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (11)
Coluna 167 - 17/06/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (10)
Coluna 166 - 09/06/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (9)
Coluna 165 - 27/05/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (8)
Coluna 164 - 17/05/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (7)
Coluna 163 - 29/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (6)
Coluna 162 - 22/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (5)
Coluna 161 - 15/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (4)
Coluna 160 - 08/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (3)
Coluna 159 - 01/04/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (2)
Coluna 158 - 21/03/2009 - A República Brasileira de 1889, uma instituição militar positivista (1)
Coluna 157 - 25/02/2009 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (14) (final da série)
Coluna 156 - 22/11/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (13)
Coluna 155 - 08/11/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (12)
Coluna 154 - 25/10/2008 - S.Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (11)
Coluna 153 - 18/10/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (10)
Coluna 152 - 11/10/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (9)
Coluna 151 - 27/09/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (8)
Coluna 150 - 20/09/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (7)
Coluna 149 - 13/09/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (6)
Coluna 148 - 06/09/2008 - S. Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (5)
Coluna 147 - 30/08/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (4)
Coluna 146 - 24/08/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (3)
Coluna 145 - 16/08/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (2)
Coluna 144 - 09/08/2008 - São Bento do Una, um breve passeio ao longo de sua história (1)
Coluna 143 - 02/08/2008 - O presídio de Fernando de Noronha e seu regime jurídico no final do Império (3/3)
Coluna 142 - 19/07/2008 - O presídio de Fernando de Noronha e seu regime jurídico no final do Império (2/3)
Coluna 141 - 12/07/2008 - O presídio de Fernando de Noronha e seu regime jurídico no final do Império (1/3)
Coluna 140 - 05/07/2008 - As comarcas de Pernambuco, do Sertão e do Rio de S. Francisco e a separação da última da província de Pernambuco
Coluna 139 - 28/06/2008 - A extraordinária figura de Dom João VI, primeiro e único rei do Brasil
Coluna 138 - 21/06/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (25) - O trabalho servil e as suas conseqüências danosas que fazem do Brasil um país de povo pobre
Coluna 137 - 14/06/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (24) - A abolição da escravatura no Ceará, a povoação de Boa Viagem do Recife entre outros assuntos
Coluna 136 - 07/06/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (23) - A crise no abastecimento de água no Recife. Relatório do governo: as chuvas diminuem a bandidagem
Coluna 135 - 31/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (22) - O projeto de lei de Joaquim Nabuco abolindo a escravidão e a chamada Lei Saraiva que restringiu o voto
Coluna 134 - 24/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (21) - Ainda os efeitos da grande seca na Vila de S. Bento; o Ginásio Pernambucano em 1879
Coluna 133 - 17/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (20) - Os efeitos da grande seca em São Bento
Coluna 132 - 10/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (19) - A corrupçao na vida pública; o espírito empreendedor do barão de Mauá
Coluna 131 - 03/05/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (18) - A terrível seca dos três sete
Coluna 130 - 26/04/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (17) - A inauguração do palacete da rua da Aurora enquanto a febre amarela grassa em Pernambuco
Coluna 129 - 19/04/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (16) - A revolução nas comunicações e o desfecho da Questão Religiosa
Coluna 128 - 12/04/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (15) - Dom Vital e a Questão Religiosa
Coluna 127 - 05/04/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (14) - A Lei do Ventre Livre
Coluna 126 - 29/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (13) - A Guerra do Paraguai
Coluna 125 - 22/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (12) - A Guerra do Paraguai
Coluna 124 - 15/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (11)
Coluna 123 - 08/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (10)
Coluna 122 - 01/03/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (9)
Coluna 121 - 23/02/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (8)
Coluna 120 - 16/02/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (7)
Coluna 119 - 09/02/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (6)
Coluna 118 - 02/02/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (5)
Coluna 117 - 26/01/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (4)
Coluna 116 - 19/01/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (3)
Coluna 115 - 11/01/2008 - Pingos de história do Império Brasileiro (2) O Diario de Pernambuco na História do Brasil
Coluna 114 - 29/12/2007 - Pingos de história do Império Brasileiro (1) - A chegada ao Brasil da família imperial portuguesa
Coluna 113 - 22/12/2007 - A Bíblia, um livro de inúmeras histórias
Coluna 112 - 15/12/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (34)
Coluna 111 - 08/12/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (33)
Coluna 110 - 01/12/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (32)
Coluna 109 - 24/11/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (31)
Coluna 108 - 17/11/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (30)
Coluna 107 - 10/11/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (29)
Coluna 106 - 03/11/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (28)
Coluna 105 - 27/10/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (27)
Coluna 104 - 20/10/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (26)
Coluna 103 - 13/10/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (25)
Coluna 102 - 06/10/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (24)
Coluna 101 - 29/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (23)
Coluna 100 - 23/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (22)
Coluna 99 - 15/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (21)
Coluna 98 - 08/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (20)
Coluna 97 - 01/09/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (19)
Coluna 96 - 25/08/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (18)
Coluna 95 - 18/08/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (17)
Coluna 94 - 11/08/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (16)
Coluna 93 - 04/08/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (15)
Coluna 92 - 28/07/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (14)
Coluna 91 - 21/07/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (13)
Coluna 90 - 14/07/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (12)
Coluna 89 - 07/07/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (11)
Coluna 88 - 30/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (10)
Coluna 87 - 23/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (9)
Coluna 86 - 16/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (8)
Coluna 85 - 09/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (7)
Coluna 84 - 02/06/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (6)
Coluna 83 - 26/05/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (5)
Coluna 82 - 19/05/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (4)
Coluna 81 - 12/05/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (3)
Coluna 80 - 05/05/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (2)
Coluna 79 - 28/04/2007 - Fatos & gente são-bentenses de épocas diversas (1)
Coluna 78 - 21/04/2007 - A Guarda Nacional da Vila e Município de São Bento
Coluna 77 - 14/04/2007 - Fatos & gente são-bentenses das décadas de 1930 e 1940
Coluna 76 - 07/04/2007 - Uma breve visita à nossa querida São Bento do Una
Coluna 75 - 31/03/2007 - Planejamento familiar no Brasil: uma necessidade inadiável
Coluna 74 - 24/03/2007 - Hoje, meio século de uma tragédia são-bentense
Coluna 73 - 17/03/2007 - "Eu vi o mundo... Ele começava no Recife"
Coluna 72 - 10/03/2007 - Reminiscências de um menino de São Bento (7)
Coluna 71 - 03/03/2007 - Um fazendeiro são-bentense do século XIX
Coluna 70 - 24/02/2007 - O Rio de Janeiro será sempre o Rio de Janeiro
Coluna 69 - 17/02/2007 - Gilvan Lemos, simplesmente um escritor
Coluna 68 - 10/02/2007 - A Great Western da minha meninice: uma pequena história
Coluna 67 - 03/02/2007 - A declaração universal dos direitos humanos
Coluna 66 - 27/01/2007 - A revolta da chibata
Coluna 65 - 20/01/2007 - A revolta da vacina
Coluna 64 - 13/01/2007 - Apolônio Sales, um estadista de grande valor
Coluna 63 - 06/01/2007 - 2006: Um ano de saldo positivo apesar do pouco crescimento econômico
Coluna 62 - 30/12/2006 - A "Batalha da Borracha", um episódio esquecido da história do Brasil
Coluna 61 - 23/12/2006 - Alguns suicidas famosos (2/2)
Coluna 60 - 16/12/2006 - Alguns suicidas famosos (1/2)
Coluna 59 - 09/12/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (16)
Coluna 58 - 02/12/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (15)
Coluna 57 - 25/11/2006 - Congresso Nacional perdulário, povo paupérrimo
Coluna 56 - 18/11/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (14)
Coluna 55 - 15/11/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (13)
Coluna 54 - 14/10/2006 - Modos de falar diferentes no Brasil e em Portugal (4/4)
Coluna 53 - 07/10/2006 - Modos de falar diferentes no Brasil e em Portugal (3/4)
Coluna 52 - 30/09/2006 - Modos de falar diferentes no Brasil e em Portugal (2/4)
Coluna 51 - 23/09/2006 - Modos de falar diferentes no Brasil e em Portugal (1/4)
Coluna 50 - 16/09/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (12)
Coluna 49 - 09/09/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (11)
Coluna 48 - 02/09/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (10)
Coluna 47 - 26/08/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (9)
Coluna 46 - 08/07/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (8)
Coluna 45 - 01/07/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (7)
Coluna 44 - 24/06/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (6)
Coluna 43 - 17/06/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (5)
Coluna 42 - 10/06/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (4)
Coluna 41 - 03/06/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (3)
Coluna 40 - 27/05/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (2)
Coluna 39 - 20/05/2006 - Reminiscências de um menino de São Bento (6)
Coluna 38 - 13/05/2006 - Aumentando os conhecimentos gerais (1)
Coluna 37 - 06/05/2006 - Reminiscências de um menino de São Bento (5)
Coluna 36 - 29/04/2006 - Os planetas e seus satélites
Coluna 35 - 22/04/2006 - As impropriedades do quotidiano do brasileiro (2)
Coluna 34 - 15/04/2006 - As impropriedades do quotidiano do brasileiro (1)
Coluna 33 - 08/04/2006 - Nome de rua não deve ser mudado
Coluna 32 - 01/04/2006 - Brasil, nova potência petrolífera mundial!
Coluna 31 - 25/03/2006 - Reminiscências de um menino de São Bento (4)
Coluna 30 - 18/03/2006 - Biodiesel: um combustível social e ecológico
Coluna 29 - 11/03/2006 - Os livros de Sebastião Cintra
Coluna 28 - 04/03/2006 - Um sábado sangrento no Recife
Coluna 27 - 25/02/2006 - O início do resgate da nossa dívida social
Coluna 26 - 18/02/2006 - Fim da pobreza mundial até 2015
Coluna 25 - 11/02/2006 - Reminiscências de um menino de São Bento (3)
Coluna 24 - 04/02/2006 - Aspectos gerais da lei de responsabilidade fiscal
Coluna 23 - 28/01/2006 - Pernambuco começa a sair da letargia
Coluna 22 - 21/01/2006 - Perfil demográfico no mundo rico
Coluna 21 - 14/01/2006 - Brasil, potência mundial em 2020
Coluna 20 - 07/01/2006 - Os gatunos da esperança
Coluna 19 - 31/12/2005 - Josué Severino, o mestre e a Banda Santa Cecília
Coluna 18 - 24/12/2005 - Reminiscências de um menino de São Bento (2)
Coluna 17 - 17/12/2005 - Pequenas idéias para o desenvolvimento de São Bento do Una
Coluna 16 - 10/12/2005 - Do Estado pouco ou nada espero
Coluna 15 - 04/12/2005 - A América do Sul e o nazismo
Coluna 14 - 27/11/2005 - A Venezuela bolivariana de hoje
Coluna 13 - 26/11/2005 - Reminiscências de um menino de São Bento (1)
Coluna 12 - 13/11/2005 - A crise argentina
Coluna 11 - 13/11/2005 - A saga de Delmiro Gouveia
Coluna 10 - 10/11/2005 - O velho na legislação brasileira
Coluna 9 - 31/10/2005 - O projeto São Francisco
Coluna 8 - 24/10/2005 - Correio eletrônico, maravilha do nosso tempo
Coluna 7 - 13/10/2005 - Um século sem presidente paulista
Coluna 6 - 09/10/2005 - O Grande Pronome 'Lhe' Morreu!
Coluna 5 - 29/09/2005 - Brasil 2005 - Uma Economia Mais Forte
Coluna 4 - 22/09/2005 - As Vestais da Moralidade Pública
Coluna 3 - 15/09/2005 - Mordomia & Nepotismo
Coluna 2 - 07/09/2005 - Tratamento de Excelência
Coluna 1 - 07/08/2005 - Hiroshima - uma covardia inominável


©2003-2017 - Portal São Bento do Una